Interiorização dos serviços hospitalares exige planejamento transfusional e impulsiona campanhas inéditas de coleta em municípios do Estado
A expansão e a interiorização da rede pública de saúde no Pará, com a ampliação de hospitais regionais, maternidades, policlínicas e serviços especializados, têm impacto direto na demanda por sangue e hemocomponentes.
Diante desse cenário, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará fortalece o planejamento da hemorrede estadual para garantir a segurança transfusional e o atendimento às unidades hospitalares em todas as regiões do Estado.
O avanço da estrutura hospitalar, destacado na Mensagem do Governador à Assembleia Legislativa, na abertura do Ano Legislativo de 2026, amplia o acesso da população aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e exige uma resposta organizada da rede de hemoterapia, essencial para procedimentos cirúrgicos, atendimentos de urgência e emergência, partos de risco e tratamentos de alta complexidade.
De acordo com o presidente da Fundação Hemopa, Paulo André Castelo Branco Bezerra, a ampliação da cobertura transfusional acompanha o processo de interiorização da saúde no Pará.
“O Hemopa vem, ao longo dos últimos anos, fortalecendo o programa de descentralização das agências transfusionais no Estado.
Essas unidades têm como objetivo concentrar estoques de sangue em regiões estratégicas, atendendo redes hospitalares regionais e ampliando a cobertura transfusional em todo o Pará, por meio de parcerias com prefeituras e hospitais regionais”, explica.
Outro desafio apontado pelo gestor é a logística necessária para atender um território de dimensões continentais.
“Garantir a segurança transfusional no interior exige planejamento rigoroso.
Nos últimos sete anos, implantamos 25 agências transfusionais, ampliando a capacidade de atendimento da rede hospitalar.
Mesmo com as distâncias e complexidades, asseguramos que todas as bolsas de sangue passem por rigoroso controle de qualidade antes de chegar às unidades de saúde”, destaca o presidente.
Além do fortalecimento da rede fixa, o Hemopa intensificou a realização de campanhas externas em municípios onde a Fundação nunca havia atuado anteriormente.
Entre 2019 e 2025, as ações inéditas alcançaram diferentes regiões do Estado, com campanhas promovidas por hemocentros e hemonúcleos regionais no Baixo Amazonas, Tocantins, Sudeste Paraense e Nordeste do Pará.
Entre os municípios atendidos estão Pacajá, Placas, Rurópolis, Cametá, Tailândia, Barcarena, Igarapé-Miri, Abaetetuba, Concórdia, Cumaru do Norte, Floresta do Araguaia, Rio Maria, São Félix do Xingu, Ourilândia do Norte e Pau D’Arco, ampliando o acesso da população à doação voluntária de sangue e fortalecendo a rede hospitalar regional.
O impacto das ações de mobilização e descentralização também se reflete nos indicadores de 2026.
Em janeiro deste ano, o Hemopa registrou crescimento de quase 20% nas doações de sangue em comparação com o mesmo período de 2025, resultado atribuído à intensificação das campanhas, ao fortalecimento da rede transfusional e ao maior engajamento da população.
Com planejamento contínuo e atuação integrada à política de saúde do Estado, o Hemopa segue ampliando a cobertura transfusional e reforçando a importância da doação regular de sangue como um ato essencial para salvar vidas e garantir o funcionamento da rede pública de saúde no Pará.
Fonte : Agência Pará
Blog do Xarope via Agência Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.