terça-feira, 22 de junho de 2010

Lula em Altamira

Presidente defende construção de BELO MONTE

ALTAMIRA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta terça-feira (22), em Altamira, no Pará, a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, no Pará. Segundo Lula, a construção levará em conta os aspectos ambientais e gerará empregos para a região. “Vamos utilizar energia limpa e preservar o meio ambiente. É meu compromisso”, afirmou.
O presidente participou do "Ato por Belo Monte e pelo desenvolvimento da região do Xingu". Organizado pela governadora do Pará, Ana Júlia Carepa (PT), o evento contou com a participação de lideranças locais. Para evitar protestos, o evento foi realizado no estádio Bandeirão.
A hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, no Pará, é alvo de contestação dos movimentos sociais e de ambientalistas. Ambos alegam que os lagos da represa da hidrelétrica vão inundar 30 terras indígenas legais e afetarão um terço do município de Altamira.
Em relação aos jovens que realizaram protestos em Altamira contra a construção da usina, Lula recomendou paciência. “Se tivessem paciência de ouvir, aprenderiam o que eu já aprendi. Quando eu tinha a idade deles, eu ia para o Paraná participar de manifestações contra a construção de Itaipu”, disse.
“Naquele tempo diziam que Itaipu inundaria a Argentina, que chegou a ameaçar o Brasil com a construção de uma bomba atômica. Por falta de informação diziam que o lago de Itaipu iria provocar terremoto e mudar o clima da região. É por essas fantasias construídas que a gente não pode ter medo de debater”, completou o presidente.
No discurso, Lula disse que na construção de Belo Monte não serão repetidos os erros cometidos nas construções das usinas de Balbina e Tucuruí, que tiveram alto impacto ambiental. “Nunca mais vamos querer uma hidrelétrica que cometa o crime de insanidade que foi [a hidrelétrica de] Balbina, no estado do Amazonas. Não queremos repetir Tucuruí. Queremos fazer uma coisa nova”, disse.
Lula disse que se pudesse dar um conselho aos que são contra, diria que se engajassem no debate para definir como utilizar os recursos disponibilizados pelo governo para auxiliar as comunidades indígenas e ribeirinhas do Pará e cuidar das questões sociais. O presidente citou ainda a importância econômica de Belo Monte. “A hidrelétrica vai gerar industrialização e empregos. Ao invés de exportar minério de ferro, vamos exportar produtos com valor agregado”.

A usina de Belo Monte será a segunda maior do Brasil e a terceira do mundo com capacidade instalada de geração de mais de 11 mil megawatts. (GS)
portalamazonia.globo.com


JADER E ALMIR NO PALANQUE DE JUVENIL

Nesta quarta-feira, 23, Domingos Juvenil e Jader Barbalho tomarão café com Almir Gabriel na residência deste, selando o acordo de apoio e fornecendo à imprensa paraense uma cena que até um mês atrás alguns julgavam impraticável.

Almir Gabriel declarou hoje, oficialmente, o seu apoio à candidatura de Domingos Juvenil para o governo do Estado.
O anuncio se deu nas paginas de o "O Diário do Pará" , em matéria assinada por Rita Soares, escrita a partir de entrevista concedida à mesma por Almir.
Durante toda a semana que passou, Domingos Juvenil já recebia pessoas da confiança de Almir Gabriel, para se perfilarem na campanha que se aproxima. Almir faz ligações telefônicas para os quatro cantos do Pará, conclamando os almiristas, a se juntarem na lide do PMDB.

Se até dia 30 de junho, último dia das convenções ficar firmado essa informação, o candidato do PSDB Simão Jatene terá além dos candidatos, uma outra preocupação, a dor de cabeça de engolir o maior lider tucano no palanaque do PMDB. 

2 comentários:

  1. Fale xarope, já ha algum tempo acompanho seu blog, quero aqui deixar meus parabéns pelo trabalho, e também dizer que tenho um blog que posto noticias aqui da terrinha (itaituba), estou adicionando seu blog nos meus blogs favoritos, se puder adicionar o meu também ficarei grato, pois assim interagiremos muito mais
    abraços do amigo
    andre paxiuba
    http://andrepaxiuba.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Blogueiro esse candidato a Governador do Estado Luiz Carlos tremonte já ocupou alguem cargo publico ? Ou é apenas mais um paraquedista ? se for amigo ! o povo do Pará não é mais ingenuo ! Vai levar de vassoura de Açai !!!

    ResponderExcluir

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.