sábado, 12 de fevereiro de 2011


UFOPA celebra convênio com Prefeitura de Santarém
A prefeita Maria e Seixas Loureiro celebrarm convënio
A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e a Prefeitura Municipal de Santarém firmaram convênio de cooperação técnico-acadêmico-científico com o objetivo de promover ações conjuntas, como programas, projetos e atividades de ensino, pesquisa e extensão. O convênio foi assinado ontem, dia 10 de fevereiro, pelo reitor da UFOPA, Prof. Dr. José Seixas Lourenço, e pela prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins Lima.
Além de aprimorar o intercâmbio entre os parceiros, o convênio deverá priorizar iniciativas inovadoras e criativas, voltadas principalmente ao desenvolvimento sustentável e à divulgação científica, tecnológica e cultural da região. “Esse acordo vem para consolidar e propiciar ações mais efetivas com a prefeitura, pois abre um leque de possibilidades muito grande de um trabalho ainda mais consistente e mais permanente com a prefeitura municipal”, afirma o Prof. Seixas Lourenço.
Esse convênio é importante, porque possibilita que os técnicos, mestres e doutores da UFOPA se coloquem à disposição do município. Juntos vamos apresentar à sociedade santarena um trabalho de muita qualidade”, avalia a prefeita de Santarém, Maria do Carmo. Segundo a prefeita, já existem várias propostas de atuação conjunta principalmente nas áreas de Turismo, Meio Ambiente, Educação e Cultura. “Tenho certeza que Santarém só tem a ganhar com toda a proposta de Ciência e Tecnologia que a universidade coloca à disposição do nosso município”.
Segundo Seixas Lourenço, várias ações já vinham sendo articuladas junto com a prefeitura desde o ano passado, como a elaboração do plano de manejo da área de proteção ambiental de Alter do Chão e a oferta de um curso de especialização em Ecoturismo, iniciativa que deverá ser consolidada nos próximos meses. “Também estamos trabalhando com a Secretaria Municipal de Cultura no sentido de implementar um centro de cultura indígena e outro de referência em Arqueologia, já que Santarém possui os mais antigos registros arqueológicos da região”, afirma o reitor da UFOPA.
Outra ação que começa a ser discutida é a implementação de um projeto conjunto de reciclagem e compostagem de lixo urbano. “Esse será um trabalho extraordinário de parceria, no qual poderemos mostrar que a universidade veio para desenvolver pesquisas não só de cunho acadêmico, mas também de relevância social”, conclui Seixas Lourenço.

Um comentário:

  1. A prefeita Maria do Carmo deveria ter a ombridade de receber pelo menos o Sindicato dos Professores para conversar e não criar desculpas e mandar seus secretários que não resolvem nada.Na verdade isso não passa de uma estratégia manjada. Enquanto os secretários não resolvem nada o tempo passa e a categoria aceita.

    ResponderExcluir

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.