sexta-feira, 16 de setembro de 2011

NO CARIBE DA AMAZONIA

Santarém festeja Sairé em Alter do Chão

"Com a tradicional procissão dos Mastros, que conta com os personagens do rito religioso, rezas, ladainhas e a cerimônia do "Beija Fita", no barracão do Sairé, começou a maior  manifestação popular da região Amazônica. 

Começou nesta quinta-feira (15), na vila de Alter do Chão, com a tradicional procissão dos Mastros, que conta com os personagens do rito religioso, rezas, ladainhas e a cerimônia do "Beija Fita", no barracão do Sairé, a maior e mais antiga manifestação popular da região Amazônica. O Sairé. A festa secular é realizada todos os anos pela comunidade com o apoio da Prefeitura de Santarém.
O Sairé resiste a mais de 300 anos, mantendo intacto o seu simbolismo e sua essência. A sua origem remonta ao período da colonização, quando os padres jesuítas, na missão evangelizadora, envolviam música e dança na catequese dos índios. O Sairé é o símbolo que se conhece, representando o respeito dos índios, usado para homenagear os portugueses quando estes aportaram em suas terras.
Ao longo destes anos, a festa ganhou novos contornos. Atualmente é festejado no mês de setembro e consiste em um ritual religioso que se repete durante o dia, culminando com a cerimônia da noite, seguida da parte profana da festa, representada pelos shows artísticos com apresentações de danças típicas e pelo confronto teatral dos botos Tucuxi e Cor-de-Rosa, que encenam uma das mais lindas e sensuais lendas amazônica: a sedução do boto.

São cinco dias de muita música, danças e rituais resultantes do entrelaçamento social e cultural entre os colonizadores portugueses e índios da região do Tapajós.
Festival de beleza ímpar, não só pela beleza do próprio local com suas praias paradisíacas de areias brancas e finas no meio da Amazônia, que alçaram Alter do Chão à condição de praia mais bonita do Brasil, segundo o jornal Inglês The Guardian.
Atrações - Apresentações musicais de artistas da terra, shows com bandas regionais e as atrações nacionais Chicabana e Tomate e Banda, fazem parte da programação oficial da Festa do Sairé 2011.
Festival dos Botos – De acordo com os organizadores, a disputa dos botos Cor de Rosa e Tucuxi acontecerá apenas no sábado (17). Na noite anterior (16), haverá apresentação apenas dos grupos folclóricos dos botos.
História - O primeiro Sairé que se tem notícia foi organizado pelo Padre João Maria Gorzoni na aldeia dos Tapajós. Posteriormente foi levado para outras missões, havendo notícia da realização do Sairé nas Missões de Santo Inácio, São José, Nossa Senhora da Purificação (ou da Saúde) e Nossa Senhora da Assunção, ambas no rio Tapajós, bem como em Gurupatuba, no rio Amazonas. (Fotos: Rosinaldo Garcia/PMS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.