sexta-feira, 20 de abril de 2012

Contra o tempo

Eleitor tem corre para regularizar o título

"As eleições municipais ainda parecem distantes, mas quem precisa regularizar ou transferir seu título eleitoral precisa correr contra o tempo, pois o prazo para atendimentos junto à Justiça Eleitoral termina no próximo dia 9". 

Em Belém, a Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) já registra uma procura cinco vezes maior do que a média usual. E a expectativa é de que esse número cresça ainda mais nas próximas semanas. A data vale também aos cidadãos que querem votar pela primeira vez.
Segundo o diretor da CAE, Rodrigo Waldez, o ideal é que as pessoas evitem as usuais filas dos últimos dias. Ele frisa ainda que o eleitor só pode ser atendido no município onde vive, nos casos de primeira via, ou no município onde vota, no caso de transferências e regulamentação. “Em Belém só atendemos eleitores de Belém e o mesmo vale para moradores do distrito de Icoaraci, por exemplo. Nos interiores, as pessoas devem procurar o cartório eleitoral local”.
Em Belém, além da CAE os eleitores podem procurar os postos localizados na sede do Departamento de Trânsito do Pará (Detran-PA), no prédio da Assembleia Legislativa, no bairro do Jurunas, do Guamá e nos distritos de Icoaraci e Mosqueiro. O horário de funcionamento da Central é de 8h às 15h. Os demais locais atendem em regime de senhas.
DOCUMENTOS
Quem for tirar o título de eleitor pela primeira vez deve comparecer ao cartório eleitoral munido de documento de identidade, comprovante de endereço recente e comprovante de quitação militar para homens entre 18 e 45 anos. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o novo modelo de passaporte não são aceitos para o alistamento porque não contêm nacionalidade/ naturalidade e filiação, respectivamente.
No caso de transferência, é necessário título de eleitor, os comprovantes de votação ou justificação de eleições anteriores, documento de identificação e comprovante de residência recente.
ELEIÇÕES
As eleições serão realizadas no dia 7 de outubro deste ano, em 1º turno e no dia 28 de outubro, nos locais onde houver o 2º turno. Os eleitores vão eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.
SITUAÇÃO DO TÍTULO
Para saber se há irregularidade com o título de eleitor , o cidadão pode consultar a página do TSE (www.tse.jus.br), digitando apenas o nome e o número do título.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.