Santarenos escapam da morte no Paraná

Hilário, Maria Lina e sua filha Caroline, escaparam da tragédia

Hilário Cléberson dos Santos, Marialina Correa e sua filha Caroline, sofreram ferimentos, mas sem gravidade
A bruxa continua à solta nas rodovias do País. Dessa vez uma tragédia com várias vítimas fatais e outras feridas teve lugar em um acidente que aconteceu na manhã de segunda-feira, dia 16, no km 155 da rodovia PR-090, em Piraí do Sul (184 km de Curitiba-PR). O acidente entre o ônibus e um caminhão deixou saldo de dez mortos, entre as 52 pessoas que viajavam no veículo. Dez santarenos, entre estudantes e profissionais de informática, estavam no comboio de três ônibus que levavam estudantes para participarem de um Congresso de Informática, em Curitiba.
Um dos estudantes que se envolveu no acidente é Hilário Cléberson dos Santos, de 26 anos, que sofreu escoriações pelo corpo. Clarice dos Santos, mãe de Hilário Cléberson dos Santos, disse à reportagem, que seu filho se dirigia para um Congresso de informática em Curitiba. Segundo ela, no dia do acidente, foi o mesmo dia de seu aniversário, quando completa 26 anos de idade. “Meu filho nasceu de novo. Torcemos por todos os outros que estavam lá e estão sendo atendidos”m disse Clarice. De acordo com a mãe do estudante, mais três pessoas de Santarém ficaram feridas, sendo levadas para um hospital de Curitiba. Até o fechamento desta edição, não haviam informações de óbitos entre os santarenos.
O que se sabe é que as vítimas do acidente iam para o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), realizado em Curitiba. Os estudantes e professores viajavam em um comboio de três ônibus, saindo de Belém, com 52 passageiros em cada ônibus. No trecho entre os municípios de Ventania e Piraí do Sul, na região central do Paraná, um caminhão teria invadido a faixa do ônibus. Um dos motoristas do comboio tentou desviar, quando o ônibus virou e ficou pendurado numa ribanceira.
O acidente aconteceu pouco antes da chegada do comboio a Curitiba, que estava programada para às 11 horas. Dez pessoas morreram: Ariane dos Santos Sinimbu, Bruno Azevedo Amaral, Darlyce de Lima Cavalcante, Felipe José Barros Amin, Ivana Dias Rosa, Leonardo Lopes Couto, Renato Iori da Conceição, Sivaldo Miranda do Nascimento Júnior, Thamirys dos Santos Oliveira e Wilson Louzeiro Evangelista. Das dez vítimas fatais, 7 alunos eram da Universidade Federal do Pará (UFPA), 2 alunos da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e uma estudante de um colégio particular de Belém.
Professora e sua filha escapam ilesas: A professora Maria Lina Correa Sobrinho, Coordenadora de Informática na Educação do Colégio Dom Amando e sua filha, Caroline Tapajós Correa Sobral, de 18 anos, foram vitimas do acidente no Paraná. As duas sofreram ferimentos, passaram por cirurgia e continuam internadas. O ex-marido da professora Maria Lina, o técnico em informática Jorge Luiz, confirmou que as duas sofreram fraturas, e passaram por cirurgia em um hospital do Paraná e estão sob os cuidados médicos.
Vítimas foram transportadas em avião da FAB: O governador Simão Jatene solicitou, na manhã de terça-feira (17), ao ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, José Elito Carvalho Siqueira, a cessão de um avião das Forças Armadas para a condução das 10 vítimas do acidente. A aeronave foi liberada e fez o traslado das vítimas para Belém. O velório das vítimas aconteceu na quarta-feira, em Belém, em meio a grande comoção de familiares, amigos e colegas de faculdades, bem como parou a capital do Pará.