quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Organização criminosa

Polícia Federal desarticula 'quadrilha do ouro'

A Polícia Federal desencadeou uma mega operação em sete estados brasileiros, a fim de combater uma organização criminosa especializada na extração ilegal de ouro em terras indígenas e comercialização do minério no sistema financeiro. Informações sobre o caso foram publicadas no site UOL.
Os tentáculos da operação, batizada de Eldorado, também chegaram ao Pará. Em Santarém foram presas cinco pessoas, segundo a PF, todas acusadas de fazer parte da “quadrilha do ouro”. Elas foram conduzidas à Delegacia da Polícia Federal, onde prestaram depoimento e, em seguida, foram transferidas para o Centro de Recuperação Silvio Hall de Moura.
No município de Itaituba, foram cumpridos outros sete mandados de prisão e quatro de busca e apreensão, inclusive em lojas de compra de ouro. Em uma delas, os agentes da PF tiveram que quebrar os cadeados para acessar a mercadoria.
Já no município de Jacareacanga, ocorreram apenas duas prisões. Os acusado foram transferidos para o presídio de Itaituba.
As investigações tiveram início no mês de fevereiro. Durante este período, a PF constatou que, além dos crimes ambientais praticados, como a exploração ilegal de recursos minerais, destruição de áreas de preservação permanente e poluição, a organização criminosa também é suspeita de praticar crimes contra a ordem financeira, ao Sistema Financeiro Nacional e lavagem de dinheiro.

Durante as investigações, os agentes da PF descobriram uma frente de extração ilegal de ouro na reserva do Rio Teles Pires, na divisa dos estados de Mato Grosso e Pará, dentro da área de proteção indígena das etnias Caxabi e Munduruku.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.