quinta-feira, 21 de março de 2013

Bandido tem que ler livro para reduzida pena em Santarém


Um livro lido integralmente equivale a quatro dias de redução na pena, mordomia ou cultura 


Detento que ler livro deve ter pena reduzida em Santarém
O objetivo do juiz é desafogar o sistema penal
O juiz da 9ª Vara de Execução Penal do Pará em Santarém, oeste do Pará, chamou educadores da Penitenciária Agrícola Silvio Hall de Moura, na comunidade Cucurunã, para propor a redução de pena do detento que esteja estudando. O objetivo é desafogar o sistema penal da cidade, que já está no limite.
Por exemplo, o detento que conseguir ler um livro indicado pelo Ministério da Educação (MEC), terá quatro dias reduzidas na pena.
“Não basta dizer que leu, ele vai ter que demonstrar que houve a leitura integral e que ele conseguiu tirar a compreensão que se espera daquela leitura”, afirma o juiz da 9ª Vara Penal de Santarém, Francisco Coimbra.

Uma reunião foi realizada na manhã desta quarta-feira (20) para debater a segurança dos educadores que atuam na Penitenciária de Santarém. Os professores dão aula para presos dos sistemas aberto, semi-aberto e fechado, e estão expostos a diversas situações, uma vez que o número de agentes para a segurança dos funcionários é reduzido.
O número de detentos atendidos pelo projeto educacional da Penitenciária Agrícola Silvio Hall de Moura saltou de 180, no ano passado, para 220 em 2013. Por isso, a adequação do espaço que serve de sala de aula para estes detentos também foi tema de discussão durante o encontro.
O coordenador de ensino da penitenciária de Santarém, Dilson Mourão, explica que falta espaço e material didático adequado para aprimorar o projeto. “As instalações tem que melhorar para que a gente possa se sentir mais tranquilo com o trabalho que desempenha”, disse.
Por Rômulo D’Castro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.