quinta-feira, 7 de março de 2013

Diretor e vice da Penitenciária são exonerados por perseguição política do vice-governador Helenilson Pontes


Coronel Valter Santos e Vianey Lira receberam notícia da exoneração pelo diretor da Susipe


Por Carlos Cruz
Cel-Valter-SantosMais uma manobra política, arquitetada pelo vice-governador Helenilson Pontes (PPS), resultou em desastre administrativo ao município de Santarém. Desta vez o Sistema Penal foi prejudicado. A cidade foi surpreendida na quarta-feira, dia 06, com o anúncio da exoneração do diretor da Penitenciária Agrícola Sílvio Hall de Moura (Cucurunã), em Santarém, coronel Valter Santos e seu vice, Vianey Lira. Eles foram exonerados do cargo pelo superintendente do Sistema Penal do Pará (Susipe), tenente coronel PM André Luiz Cunha, que esteve em Santarém na quarta-feira e comunicou pessoalmente o ato de exoneração ao coronel Valter Santos, e ao vice-diretor Vianey Lira.

Vianey Lira
Vianey Lira
Política pelo avesso: Detalhe a ser levado em consideração é que coronel PM Valter Santos foi indicado para o cargo pelo prefeito Alexandre Von (PSDB), na época em que era Deputado Estadual e, Vianey Lira (vice), pelo deputado federal Joaquim de Lira Maia (DEM). A decisão ou perseguição é, segundo os prejudicados, se faz aos desafetos políticos do vice-governador Helenilson Pontes, que nada soma à região, e ainda acha de subtrair os poucos benefícios que o Oeste do Pará consegue a duras penas, através de seus representantes na Câmara Federal e Assembléia Legislativa.
Trabalho digno de elogios: Desde que assumiu o cargo, o coronel Valter Santos empreendeu o trabalho de ressocialização dos detentos, com resultados positivos que revelavam valores profissionais de quem estava atrás das grades, sem condições de mostrar auto estima. O trabalho do coronel Valter e sua equipe fez com que muitos detentos e detentas passassem a acreditar em si próprios como pessoa de utilidade social, não mais como marginais, sem condições de convívio fora das grades do presídio. Sobre os casos de fugas, e outras irregularidades. Resta destacar que onde existem pessoas, também existem modos diferentes de visão do mundo e de si próprios, onde indivíduos mesmo contando com estrutura de ressocialização, preferem continuar à margem da lei, no crime. Mas a realidade é que nem sempre quem pensa em fazer, recebe méritos. O capitão Palheta vindo de Belém, assumirá, interinamente, a direção do presídio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.