sábado, 27 de julho de 2013

INDENIZAÇÃO: Agricultor denuncia Norte Energia‏

Uma dor de cabeça sem fim. Transtornos que deixam inquietas, famílias inteiras no interior do Pará, Região de Belo Monte, oeste do estado, agricultores já realizaram inúmeras reuniões para discutir e entender o processo indenizatório, que busca compensar a saída de milhares de pessoas, da região conhecida como volta grande do Xingu,que dará lugar a Usina de Belo Monte, um complexo hidrelétrico do PAC que tem como responsável a empresa Norte Energia. As reclamações são inúmeras, em relação às indenizações, denuncias graves já foram feitas inclusive ao ministério público estado e federal em Altamira, encontramos um dos agricultores da região disposto a falar sobre o caso. Paulo França Junior tem propriedade na Volta Grande, ele é um dos únicos nessa área que arquivou, catalogou e registrou documentos e fotos que mostram a mudança de vida e as contradições da empresa nos assuntos fundiários.
"Nos queremos uma resposta firme, hoje não sabemos o que vai acontecer com a gente, não sei se permaneço com os trabalhos, se paro com a produção, a Norte Energia não responde, já mandei mais de 19 documentos" Diz Paulo França Júnior, agricultor que reclama a forma de indenização.
No documento decompra e venda expedido em Brasília no ano de 2011 a empresa conclui que a propriedade será adquirida. Paulo de França assina o documento aceitando a venda, a partir daí começa um problema que dura até hoje.
 Com o tempo passando e seu Paulo com receio de construir ou ampliar a produção na área, ele volta a procurar a Norte Energia, em 19 de Março de 2013, a empresa responde as solicitações de Seu Paulo, dizendo que continua interessada na propriedade, no entanto esclarece que não há previsão para a efetivação da transação.
O Agricultor então comunica que vai se apoiar em uma clausula do contrato e não realizar a transição no período de um ano, para dê continuidade na lavoura e engorda de animais. Sem qualquer resposta da empresa e com sérios prejuízos na lavoura e na criação, no dia 07 de Maio seu Paulo então encaminha uma solicitação de audiência com os responsáveis pelos assuntos fundiários para encontrar uma solução, ele não teve respostas, novos documentos ainda foram enviados ao Escritório da Empresa Norte Energia, em 17 de Maio e 01 de Junho, até que no dia 19 de junho, uma resposta.
O documento tenta responder os questionamentos do Agricultor, no entanto traz contradições, grosseiras e que de forma sorrateira tenta ludibriar as famílias do sítio em questão. Observe o que diz o terceiro e sexto parágrafo do documento.
O comunicado de número 620/2012 é assinado pelo então superintende fundiário Ronaldo Luís Crusco, hoje ele não está mais no cargo. São dois parágrafos do mesmo documento, com uma contradição tão visível quanto prejudicial para pequenos agricultores que muitas vezes se quer sentaram em um banco de uma escola.
"Eu to aqui 'rodado' sem resposta da Norte Energia, não sei o que vai ser da minha vida e da minha família que depend
a7 Belo Monte vai tirar a vida da Volta Grande do Xingu
e de mim" Reclama Raimundo Antonio da Silva, agricultor.
A propriedade de seu Paulo, ainda emprega 5 famílias, que sobrevivem das atividades no sítio, na atividade conhecida meação, todos com contrato assinado e o lucro da produção é divida no meio entre patrão e trabalhadores. Existe muita insegurança entre as famílias, pessoas simples que nunca estiveram ao lado de uma obra tão grande como Belo Monte, que é projetada para ser a 3ª meio hidrelétrica do planeta. Atualmente no campo não dá nem para dormir, até o chão treme.
"Umas 3 ou 4 horas da manhã, a casa treme, o chão treme, todo mundo acordo com susto, minha esposa tem problema e também se assusta" Diz Francisco de Assis Lima que trabalha de meieiro na propriedade de Paulo França.
É possível ver máquinas nos quatro cantos da propriedade realizando a supressão vegetal,  e ainda visitamos o local onde uma empresa terceirizada na área ambiental faz a reposição na floresta de animais e vegetais que são resgatados dos locais suprimidos, o problema é que esse local de soltura fica ao lado da propriedade de Seu Paulo, agora animais peçonhentos aparecem constantemente nas casas dos moradores.
"Foi só começar essa soltura de animais aqui perto, que agora de vez enquanto a gente ta vendo cobra aqui, um dia desses eu estava dentro de casa e vi uma jararaca correndo atrás de um sapo, bem na porta de casa" Detalha seu Antônio Regino da Silva, gerente e meieiro no sítio.
Pessoas que convivem com uma dinâmica de vida que nunca imaginaram, explosões, máquinas dia e noite nos arredores e animais peçonhentos rondando as casa, o dono da propriedade e o pai dele também afetado já não sabem mais a quem recorrer, e querem apenas uma coisa.
"Eu plantei cacau aqui, isso tudo é pra ser minha aposentadoria e o futuro dos meus filhos, me criei aqui, minha família toda é daqui, e agora não sabemos o que vai acontecer" Finaliza Paulo França.
Sem saber para onde vão, sem ter respostas firmes sobre o futuro da propriedade, essas pessoas dorme sem saber o que será do dia seguinte.
EM NOTA:
A Norte Energia informou apenas, que responde os questionamentos de Paulo França, e que agora só vai se pronunciar nos altos do processo.
Por: Felype Adms.

Um comentário:

  1. EU FUI MORADOR DA VILA SANTO ANTONIO, E O QUE ESTÃO FALANDO QUE É TUDO PACIFICO E CONSENSUAL É TUDO FARÇA, ELES NOS DÃO A OPÇÃO SE NÃO ASSINARMOS PARA RECEBER AS INDENIZAÇÃO QUE SÃO UMA PORCARIA, PASSAMOS COM AS MAQUINAS EM CIMA DA CASA DE VOCÊS, POIS ISSO OS MORADORES FICARAM COM MEDO DE PERDER OS BENS QUE COM MUITO SUOR TRABALAHNDO NA ZONA RUAL CONSEGUIRAM, DE PERDER SENDO DESTROÇADOS POR MAQUINAS DA NORTE ENERGIA, PEGAMOS MIXARIA, TEM PESSOAS QUE ATÉ HOJE NÃO CONSEGUIU COMPRAR UMA CASA DE TÃO INSIGNIFICANTE FOI A INDENIZAÇÃO QUE PEGARA, COMO NA ÉPOCA ESTAVA TUDO SUPERFATURADO PELO INICIO DAS OBRAS, TEVE MORADORES QUE PEGARAM 16 MIL, QUEM HOJE EM DIA COMPRA UMA CASA DE 16 MIL, SE EXISTIR ESSA PESSOA ELA É A MAIS SORTUDA DO MUNDO, ESSE PAPO QUE VAI TER NOVA VILA É TUDO PAPO FURADO, EU QUERO SABER ONDE É ESSA VILA NOVA DO SANTO ANTONIO, A VILA QUE ESTÃO FAZENDO É APENAS PARA OS ENCARREGADOS QUE VEM DE FORA DO ESTADO COM SUAS FAMILIAS, TEM DE TUDO DENTRO DA VILA DESDE ESCOLA A RESTAOURANTE E SUPERMERCADO, MAIS É DOS ENCARREGADOS QUE VEM DE FORA, ESSA CONVERSA DE NOVA VILA É MENTIRA.
    POXA JA IMAGINOU VOCÊ MORAR 10 15 ANOS NUMA CASA QUE VOCE CONSEGUIU CONSTRUIR COM MUITO SACRIFICIO E SAIR DELA DA NOITE PRO DIA COM UMA MIXARIA DE INDENIZAÇÃO É TRISTE, MAIS NIGUEM LIGA PORQUE SOMOS POUCOS, E ESTAMOS NO MEIO DO MATO QUERIA VER ELES FZENDO ISSO COM OS PARENTES DELES.
    ESTAMOS ATAZ APENAS DOQUE MERECEMOS NADA MAIS, POR ISSO AINDA TEM ALGUNS QUE ESTÃO CORRENDO ATRZ, E ESPERO QUE CONSIGA.

    ResponderExcluir

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.