sexta-feira, 26 de julho de 2013

Juiz santareno denuncia que está sendo ameaçado de morte em Marabá

Um representante da Associação Brasileira de Magistrados chegou nesta quinta-feira (25) a Marabá, no sudeste do estado, para acompanhar as investigações sobre a ameaça de morte contra o juiz titular da Segunda Vara Federal do Trabalho no município, Jonatas dos Santos Andrade - que não quis gravar entrevista com a TV Liberal, mas recebeu o magistrado no aeroporto.
“A associação vem aqui prestar apoio ao dr. Jonatas e junto aos órgãos de segurança do estado, cobrar ações efetivas para que essas ações delitivas sejam monitoradas e seus responsáveis sejam severamente punidos”, disse José Barroso Filho, da associação de magistrados.
Segundo o juiz Jonatas dos Santos Andrade, natural de Santarém, as ameaças começaram há cerca de um mês e teriam partido de um fazendeiro da região que foi sentenciado pelo juiz com a penhora de 18 veículos e cerca de 900 cabeças de gado em uma ação trabalhista. A sentença teria desagradado o pecuarista. O fazendeiro acusado de ameaçar o juiz é Décio José Barroso Nunes, conhecido como "Delsão".O Tribunal Regional do Trabalho de Marabá já comunicou o caso à Polícia Federal, ao Ministério Público Federal e ao Serviço de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Pará (Segup). Em nota oficial, o tribunal também informou que já deslocou integrantes do grupo especial de segurança para proteger o juiz e parentes.
No ano passado, o juiz Jonatas Andrade foi vencedor do Prêmio Nacional de Direitos Humanos concedido pela Presidência da República devido a trajetória do magistrado no combate ao trabalho escravo.
“É o próprio estado brasileiro que vai prestar essa resposta ao dr. Jonatas e a todo e qualquer juiz que cumpra o seu dever. A gente não admite esse tipo de prática porque ao final das contas nós estamos preservando o cidadão e o estado democrático de direito”, completou José Barroso Filho.
O fazendeiro Décio Barroso foi procurado, mas ele não retornou. A Associação de Magistrados da Justiça do Trabalho do Pará informou que está dando todo apoio institucional ao juiz que está sendo ameaçado. A Segup disse que o caso já está sendo monitorado. (ORM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.