segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Sem tetos realizam protesto em frente ao Fórum de Santarém

Manifestantes reivindicam liberação de uma área de terra no bairro da Matinha, para construir casas residenciais

Manifestantes reivindicam liberação de uma área de terra no bairro da MatinhaDezenas de famílias realizaram um protesto em frente ao Fórum de Santarém, no Oeste do Pará, por volta de 09 horas desta segunda-feira, 20, cobrando das autoridades a liberação de um terreno baldio, de propriedade da Família Lima, localizado às margens da rodovia Santarém-Cuiabá, no bairro da Matinha, onde no final de dezembro do ano passado, houve o assassinato do cozinheiro José Luzinete Silva Melo, de 42 anos.
Caso ganhem a posse do terreno na Justiça, o grupo de sem tetos anunciou que em homenagem ao cozinheiro morto, o novo bairro será denominado de “Jardim José Luzinete”. O local, segundo famílias que residem próximo, virou ponto de consumo de drogas, prostituição e de desova de corpos.
Após formar uma Associação Comunitária, os sem tetos procuraram o Fórum de Santarém, onde entregaram um documento reivindicando a liberação da área, para que possam implantar o conjunto habitacional, onde já existem 168 famílias cadastradas.
Segundo manifestantes, o local está abandonado e pode beneficiar 168 famílias
Segundo eles, o local está abandonado e beneficiar 168 famílias
A doméstica Francisca Lima reforça que a manifestação foi por moradia, principalmente pelo terreno estar abandonado há mais de 30 anos e, sem que a Família Lima tome providências para ocupar a área. “Estamos reivindicando a área que só serve para matar as pessoas, consumo de drogas e prostituição. Precisamos de um pedaço de chão, porque vivemos de aluguel e muitas vezes não temos dinheiro.
Queremos a desapropriação da terra para que possamos ter uma creche, um posto de saúde e coisas decentes, que favoreçam a população e não prejudique”, diz Francisca.
O CRIME: José Luzinete Silva Melo foi encontrado com o rosto desfigurado em um terreno baldio, na manhã do dia 1º deste mês, por uma criança que empinava pipa. Ele morreu ainda durante a noite no Hospital Municipal de Santarém (HMS). José Luzinete trabalhava como cozinheiro em uma empresa madeireira na comunidade Corta Corda, na região da Curuá-Una.
Segundo a família, ele havia saído de casa por volta das 20 horas do dia 31 de dezembro último para passar as festas de fim de ano na casa de alguns parentes, no bairro Nova República. A polícia investiga o crime, porém, até o momento ninguém foi preso.
Fonte: RG 15/O Impacto

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.