sábado, 8 de fevereiro de 2014

Ministério Público cobra melhoria na educação ao Governo do Pará, e Simão Jatene não está nem ai

"Promotores e Procuradores cobram do governador Simão Jatene melhorias na educação do Pará".

Escolas estão abandonadas em Santarém
Escolas estão abandonadas em Santarém
O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado do Pará (MPE/PA) vão oficializar nesta sexta-feira, 7 de fevereiro, acordo para aprimorar a atuação conjunta das instituições em favor da educação de qualidade no Estado. O protocolo de intenções do projeto Ministério Público pela Educação será assinado às 14 horas na sede do MPE/PA em Belém.
O projeto MP pela Educação tem como objetivo implantar um sistema conjunto do MPF e MPE/PA para acompanhamento da melhoria da educação básica. Por meio dele, pretende-se acompanhar a execução das políticas públicas estabelecidas pelo Ministério da Educação e a adequada destinação de recursos públicos, além de verificar a existência e a efetividade dos conselhos sociais com atuação na área de educação.
Também serão identificados os motivos dos casos em baixos índices de desenvolvimento da educação básica (Ideb) de municípios e escolas. O projeto também pretende levar ao conhecimento dos cidadãos informações essenciais sobre o direito a uma educação de qualidade, bem como o dever dos cidadãos de contribuir para que esse serviço seja adequadamente ofertado.

Em linhas gerais, o MP pela Educação será realizado em seis etapas. Primeiramente, o  Ministério Público vai coletar informações sobre diversos aspectos das escolas (alimentação escolar, transporte escolar, inclusão, estrutura física e área pedagógica), bem como do conselhos de alimentação escolar e conselho de acompanhamento e controle social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), por meio do preenchimento eletrônico de questionários.
Em seguida, serão realizadas audiências públicas com os objetivos de apresentar o projeto à sociedade e de inserir os cidadãos na discussão do tema. Depois serão feitas visitas a escolas, tanto pelos membros do Ministério Público, como por membros dos conselhos de alimentação escolar e de acompanhamento e controle social do Fundeb. Cidadãos interessados em participar do projeto também poderão acompanhar as visitas às instituições de ensino.
As informações obtidas por meio dos questionários serão analisadas, e será produzido diagnóstico da rede escolar. Com base nesse diagnóstico, o Ministério Público adotará as providências que entender necessárias para resolver os problemas de maior impacto na rede escolar.
Ao final dos trabalhos, serão promovidas novas audiências públicas para informar à sociedade sobre todas as providências que foram tomadas pelo projeto.
Fonte: RG 15/O Impacto

Um comentário:

  1. JATENE , NUNCA ESTEVE E NEM VAI ESTA NEM AI PARA EDUCAÇÃO DO PARÁ , ESCOLA COM SALAS DE AULA SEM CONDIÇÕES, ALUNOS ESTUDANDO DE BAIXO DE ARVORES, ESCOLAS SEM ÁGUA E SEM BEBEDOUROS , ESCOLAS SEM CONDIÇÕES .

    FALTANDO MATERIAL DE LIMPEZA , QUE OS PRÓPRIOS PROFESSORES FAZEM COLETAS PARA COMPRA DESSES MATERIAIS.

    ResponderExcluir

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.