quinta-feira, 27 de março de 2014

Agricultores de Riozinho das Arraias conheceram as técnicas de manejo de sementes e escalada e rapel em árvores

Colonos recebem capacitação em coleta de sementes

Participantes puderam testar as técnicas de escalada e rapel em árvores de grande porte
Participantes puderam testar as técnicas de escalada e rapel em árvores de grande porte
Colonos da comunidade Riozinho das Arraias, em Novo Progresso (PA), localizada às margens da BR-163, receberam no mês de março uma capacitação sobre o processo produtivo de sementes de espécies florestais durante curso promovido pelo Projeto Horizonte Verde. O projeto, que atende cinco comunidades rurais no município, é uma iniciativa do Instituto Sócio-Ambiental Floranativa, com patrocínio do Programa Petrobras Ambiental.
O curso foi ministrado pelo professor Éverton Almeida, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), e mostrou os vários aspectos do processo de coleta de sementes como a seleção de árvores matrizes, a classificação dos frutos usados para extração das sementes, o processo de secagem, o beneficiamento, o armazenamento, bem como os procedimentos legais que regulamentam a produção e a comercialização das sementes.
Além de se familiarizarem com os equipamentos utilizados para coleta das sementes, os participantes puderam testar as técnicas de escalada e rapel em árvores de grande porte, e socializar seus conhecimentos sobre nós e amarrações, essenciais para procedimentos de segurança em práticas de escaladas.
“Esta capacitação que estamos tendo, ampliando nosso conhecimento sobre as plantas e as formas de coleta e de plantio será muito útil para nós”, comemorou o colono Durval Carlos Pinheiro, dono de uma área às margens do rio Jamanxim, que não vê a hora de iniciar o processo de recuperação de uma antiga área de pastagem em sua propriedade.
Para Cleonice de Oliveira, proprietária de uma área às margens da BR-163, o curso abre excelentes perspectivas. “Nossa renda é pequena e o que estamos aprendendo pode nos ajudar a melhorar nossa situação. Eu espero prosperidade”. Dona Cleonice mantém um pequeno plantel de gado leiteiro, produz queijos, cuida de uma roça de mandioca e pretende construir uma casa de farinha ainda este ano.
O Projeto Horizonte Verde atua com base na reconversão produtiva de áreas desmatadas vinculadas à agricultura familiar, voltado à produção de alimentos e de produtos não madeireiros. Aliado à conservação de recursos naturais, propõe a implantação de áreas produtoras de sementes e sistemas agroflorestais com espécies de elevado valor comercial como cacau, açaí, cumaru, andiroba, paricá, castanheira, entre outras.
Por  Edvaldo Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.