sexta-feira, 9 de maio de 2014

Após um ano, médico Edson Filho baleado por paciente faz terapia para voltar a andar

Um ano após ser baleado por um paciente dentro do Hospital Regionaldo Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, oeste do Pará, o médico neuropsiquiatra Edson Filho continua recebendo tratamento em São Paulo com a intenção de voltar a andar, mesmo a lesão sendo considerada definitiva pelos especialistas. A informação é do irmão do neuropsiquiatra, médico Eros Ferreira.
De acordo com Eros, o irmão está fazendo fisioterapia e academia com a finalidade de estimular as partes superiores do corpo. Ele disse ainda que Edson Filho está dirigindo um carro adaptado e, até o fim de 2014, pretende voltar a Santarém e retornar às atividades médicas.
Elionaldo dos Santos Silva atirou no médico dentro do hospital. (Foto: Reprodução/TV Tapajós)
Elionaldo dos Santos
O paciente identificado como Elionaldo dos Santos Silva de 37 anos, natural da cidade de Rurópolis é acusado de ser o autor dos disparos que atingiram a região do tórax e o punho do neuropsiquiatra. Ele foi preso horas após o crime. Na Delegacia de Polícia Civil alegou ter distúrbios mentais.
Após o crime, o acusado ficou vários meses preso na Penitenciária Agrícola Silvio Hall de Moura em Santarém. No dia 3 de fevereiro de 2014, ele teve um surto e agrediu com um pedaço de madeira outro detento da unidade prisional. Em seguida, a justiça determinou transferência dele para um hospital psiquiátrico.

 
O G1 fez contato com Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) e foi informado que o acusado realizou exame de sanidade mental na semana passada. A Susipe enfatizou que o laudo do resultado ainda não foi concluído. Elionaldo permenece custodiado no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), no Polo Penitenciário de Santa Izabel (PA).
Entenda
O médico neuropsiquiatra Edson Ferreira Filho, do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), foi baleado na manhã de 9 de maio de 2013, dentro do próprio consultório na unidade de saúde. Ele estava atendendo um paciente, quando foi surpreendido pelo atirador, que disparou quatro tiros contra o médico. À polícia, Elionaldo falou que sofria de depressão e fazia tratamento com o médico há 10 anos, tendo gasto muito dinheiro, mas nunca havia tido melhora. Na ocasião, Eilonaldo também contou que já tinha planejado assassinar o médico.
O processo de Elionaldo foi suspenso pela 10ª Vara Penal de Santarém. A Justiça aguarda o exame de sanidade mental, requerido pela própria defesa do acusado, para poder dar prosseguimento ao processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.