terça-feira, 4 de novembro de 2014

Procura por Enem aumenta mais de 30% no Pará em 2014

"Maioria das instituições públicas de ensino utiliza exame como vestibular. Prova abre leque de opções através do Sisu, explica diretor".
No Pará, em 2011, quatro instituições públicas de ensino superior utilizaram as notas do ENEM em seus vestibulares. (Foto: Fernando Araujo/ O Liberal)A quantidade de estudantes paraenses inscritos no Enem aumentou 31,46% em 2014: em todo o Pará serão 433.868 estudantes realizando o exame nos próximos sábado (8) e domingo (9). De acordo com a Secretaria de Educação do Pará,  o estado teve o quinto maior crescimento do país: a média nacional de crescimento foi de 20% em relação a 2013, 11 pontos percentuais a menos do que no Pará.
O crescimento da procura pode ser explicado pela quantidade de instituições que adotam o exame como processo seletivo. Das cinco universidades públicas do Pará, apenas a Uepa tem processos seletivos próprios - UFPA, UFOPA, UNIFESSPA e UFRA adotam o Enem como seu vestibular. O Instituto Federal do Pará (IFPA), que oferece cursos profissionalizantes, também adota o Enem como processo seletivo.

"Esta relação entre o aumento da procura e a quantidade de instituições que adota o Enem como critério é a mais direta, mais óbvia que existe", explica George Castro, diretor do Ensino Médio e Educação Profissionalizante da Secretaria de Educação do Pará. "O Enem abre um rol de oportunidades que inclui o Sisu e a certificação do Ensino Médio", detalha.

Grande parte dos inscritos do Pará irá fazer a prova nos municípios da Região Metropolitana de Belém, que engloba Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara. Só na capital são 132.769 inscritos - a maior concentração de candidatos do estado, seguido por Ananindeua com 38.517. Nas duas cidades as provas vão ser aplicadas em 290 escolas, utilizando a mão de obra de 14 mil profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.