sábado, 21 de fevereiro de 2015

Incra diz que fazenda levará mais 90 dias para ser desapropriada no Pará

Aqui aconteceu a chacina
O representante do Incra em Marabá, no sudoeste do estado, Eudélio Coelho, informou que ainda deve levar 90 dias para que a fazenda localizada em Conceição do Araguaia, onde aconteceu uma chacina seja definitivamente desapropriada e transformada em assentamento.
“Houve um acordo homologado. O processo seguiu para Brasília final de janeiro e chegou dia 4 de fevereiro. Então, creio que nos próximos 90 dias isso seja finalizado e a gente possa criar o assentamento. A gente tem normas e temos que seguir o ritual legal. Tem a vistoria, às vezes faz mais de uma, tem divergência de valor, tem a análise jurídica e às vezes a situação ainda existe disputa”, disse o representante do Incra.

Um casal, seus três filhos mais um sobrinho, com idades de 11, 12, e 14 anos, foram mortos com golpes de facadas no assentamento da Fazenda Estiva. As vítimas despareceram na madrugada de terça (17) e os corpos foram encontrados no mesmo dia, em um rio que passa na área. Segundo o delegado Antônio Miranda Neto, Superintendente da Polícia Civil Regional do Araguaia, o crime foi motivado por conflitos entre os próprios colonos do assentamento.
Uma equipe do Incra permanece na Fazenda Estiva, em Conceição do Araguaia, para fazer um levantamento da situação. A área está ocupada há sete anos por 61 famílias. Entre os dias 4 e 6 de março, uma comissão nacional de combate à violência no campo vai estar em Redenção para discutir o conflito na fazenda. O objetivo é evitar que novos crimes ocorram nas áreas ocupadas nas regiões sudeste e sul do estado.
"O motivo do crime seria a insatisfação com a transferência do lote. A família que era beneficiada, que era a família do Oziel e do Oliveira, perdeu o benefício por ter abandonado o lote, e a família da vítima, por estar cadastrada junto ao Incra, passou a assumir esse lote. Eles, insatisfeitos com essa transferência, praticaram o crime em questão", disse Antônio Miranda, delegado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.