quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Escolhidos por Deus: uma olhada na doutrina da predestinação

1 Timóteo 2:5-6
"Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate POR TODOS. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo.
A questão da predestinação versus livre arbítrio já dura há muito tempo no corpo de Cristo. Há muitos que dizem que Deus já escolheu aqueles que seriam salvos e que estes e ninguém mais será salvo. Posteriormente e de acordo com este ponto de vista, se alguém será salvo ou não, não é tanto uma questão de alguém pregar a Palavra para ele e ele posteriormente crer nesta Palavra. Embora ele definitivamente precise fazer isso, basicamente ele pode fazer isso somente porque Deus o "predestinou", o "escolheu". Se Deus não o tivesse "predestinado", se Deus não o tivesse "escolhido"- no sentido de tê-lo escolhido em lugar de outra pessoa que não foi escolhida - então ele não seria salvo. É, então, Deus que escolhe quem será salvo e quem Ele, dentro desta visão, "predestinou", escolheu previamente, para ser salvo. Aqueles que Deus escolheu salvar serão salvos, mas aqueles a quem Ele não escolheu (que na verdade significa então: aqueles que Ele rejeitou para a salvação) não serão salvos. Esta é definitivamente uma doutrina muito conveniente, pois desloca a responsabilidade da salvação para Deus, o que significa que Ele, de acordo com esta visão, já escolheu os que serão salvos. Então, se você não sente vontade de falar da Palavra a outros... Não é bem um problema. Deus sabia, e não enviou ao seu caminho alguém que era para ser salvo. Afinal, quem tiver que ser salvo será salvo, aconteça o que acontecer... Deus é quem sabe. É minha opinião pessoal que, por mais conveniente que esta doutrina seja, ela é também uma doutrina muito errada e perigosa. Eu acredito também que é essa doutrina que é responsável, pelo menos parcialmente, pela passividade de muitas pessoas em falar sobre a Palavra: as pessoas não se sentem responsáveis por falar do evangelho, pois em última instância, e de acordo com essa visão, quem é para ser salvo será salvo. Eu discordo plenamente desta esta posição. Eu acredito que, de acordo com a Bíblia, Deus deu o Seu Filho por TODOS os homens, o que significa então que sua escolha para a salvação é: todo mundo. Consequentemente, isto significa que a visão de que Deus escolheu para salvar alguns e não outros não pode estar correta.

Salvação: Escolha de Deus para todos.

Para ver o que é o desejo de Deus sobre a salvação, vamos começar com 1 Timóteo 2:3-4. Lá, lemos:
1 Timóteo 2:4
"Deus, nosso Salvador... que deseja que todos os homens sejam salvos, e cheguem ao conhecimento da verdade."
Quem Deus quer que seja salvo? O que é a Sua vontade a respeito da salvação? O que é que Ele quer, deseja? Como a passagem nos diz, Ele deseja, quer que todos os homens sejam salvos! "Todos os homens” significa TODOS. Ele não escolheu algumas pessoas e não outras e então deu Seu Filho por aqueles apenas. Ao invés disso, Ele deu Seu Filho por todos, por todo mundo na face desta terra e Ele deseja que todos na face desta terra sejam salvos! Esta é a Sua vontade, o Seu desejo, o Seu querer, a Sua escolha. Aqui está o que os versos 5 e 6 desta mesma epístola nos dizem:
1 Timóteo 2:5-6
"Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate POR TODOS. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo.”
Por quantos Jesus se entregou como resgate? Não para alguns, mas para todos os irmãos e irmãs. Jesus Cristo pagou o preço por todo mundo e fez isso com o objetivo de que todos possam saborear a salvação. Se Ele, então, fez isso, não seria totalmente contraditório dizer que Deus realmente escolheu apenas alguns desses por quem deu o Seu Filho, o que então significa basicamente que Ele não escolheu (ou seja, rejeitou) o restante? Imagine que você fosse a uma prisão, e amasse a todos os presos tanto que você pagasse o preço mais alto possível - para Deus este preço, foi o Seu Filho - para torná-los livres. Quantos você gostaria de ver livres? Eu imagino TODOS. Agora imagine que alguns destes escolhidos permanecessem na prisão. Como você se sentiria? Você não ficaria pesaroso e triste por isso? Você pagou o preço mais alto por eles! Você quer que eles sejam livres! Eu ficaria muito triste se eles optassem por ficar presos e acredito que Deus também. Ele deu Seu filho, Ele pagou o mais alto preço possível por todos, e sabe de uma coisa? Ele quer que todo mundo aproveite o que Ele tornou disponível. Ele quer que todos sejam livres "do domínio das trevas e transportados para o Reino do seu Filho amado" (Colossenses 1:13).
Aqui está o que famosa passagem de João 3:16, que é tão frequentemente citada, nos diz:
João 3:16-18
"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito para que TODO o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo; mas para que O MUNDO fosse salvo por meio dele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus."
Deus amou o mundo (usando o nosso exemplo, com os prisioneiros: Ele amou a todos os prisioneiros, e não apenas alguns) e pelo mundo inteiro, por TODOS, Ele deu o Seu Filho. Por quê? "PARA QUE O MUNDO ATRAVÉS DELE PUDESSE SER SALVO." Quando Deus deu o Seu Filho, o Seu alvo não era apenas uma parte do mundo, mas todo o mundo! Ele não queria libertar alguns prisioneiros, mas TODOS os prisioneiros. A salvação é escolha de Deus para todos, porque era para todo mundo que Ele pagou o respectivo preço. Não há nenhum homem na face da terra para quem Deus fez a escolha que esteja perdido.

O que a Palavra quer dizer quando fala sobre os escolhidos?

Como lemos nas últimas páginas, é a vontade declarada de Deus que todos os homens sejam salvos e para este fim Deus pagou com a vida de Seu Filho. Agora, se Deus quer que todos os homens sejam salvos, isso significa que é a escolha de Deus que todos os homens sejam salvos. Consequentemente, se esta for a escolha de Deus, a vontade de Deus para todos, o que então isso faz de todos no que diz respeito à salvação? ESCOLHIDOS. Em outras palavras, quando a Palavra de Deus se refere a nós como os eleitos e escolhidos, de forma alguma isso significa escolhidos em relação a outros que supostamente não são escolhidos. TODOS são escolhidos para a salvação, pois esta é a escolha, o que Deus deseja para cada homem (embora, obviamente, nem todos aceitarão a Sua oferta). Ao invés disso, o que a Palavra quer dizer, chamando-nos escolhidos, é que somos escolhidos para a salvação. A salvação é escolha de Deus, a Sua vontade, para cada homem e, portanto, em relação à salvação, todos os homens são escolhidos por Ele. No entanto, nem todos vão aceitar esta oferta, e o resultado é que eles serão perdidos. Mas eles não estão perdidos porque Deus não os escolheu para a salvação, mas porque optaram por rejeitar o que foi a escolha de Deus para eles. Da mesma forma, nós também não fomos salvos porque Deus nos escolheu em lugar de outros, que supostamente não teriam sido escolhidos. Em vez disso, fomos salvos porque escolhemos aceitar o que foi a escolha de Deus para nós e para cada homem. A salvação é uma questão de acreditar. É uma questão de as pessoas escolherem a Deus e não uma questão de Deus as escolher. Na mente de Deus, não há dúvida: Ele escolheu TODOS os homens para a salvação e para este fim deu o Seu Filho. Veja novamente essas passagens das Escrituras:
Atos 10:43
"todo o que nele crê receberá a remissão dos pecados pelo seu nome."
Romanos 9:33, 10:11
"quem quer que nela crer não será confundido."
1 João 5:1
"Todo aquele que ama ao que o gerou, ama também ao que dele é nascido."
João 11:26
"todo aquele que vive, e crê em mim, jamais morrerá."
João 3:16
"todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
João 12:46-48
"todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. E, se alguém ouvir as minhas palavras, e não as guardar, eu não o julgo; pois eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo. Quem me rejeita, e não recebe as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o julgará no último dia."
Veja quem são "todo aquele" e "quem" nestas passagens. TODO AQUELE, independentemente de quem ele seja - é isto que "todo aquele" ou "quem" significa - vai ser salvo ou não, dependendo se ele acreditou ou não. Se ele acreditar ele será salvo, já que é a escolha, a vontade de Deus para ele. Mas se ele escolher não acreditar, então ele não será salvo. Isto em nada é de forma alguma escolha de Deus, a vontade de Deus para ele, mas isso vai acontecer com base na escolha que este homem fez. É simples assim.
Resumindo: existem dois tipos de escolha. Um tipo de escolha refere-se à escolha de uma pessoa e não outra pessoa. Em outras palavras: Eu escolhi você, em vez de outra pessoa. Nesse sentido, e de acordo com a doutrina da eleição, Deus nos escolheu e rejeitou outros. Ele predestinou para a salvação a nós, os cristãos, mas não os outros. Os outros não foram escolhidos, de acordo com essa visão. Este ponto de vista pode estar correto? Não, porque de acordo com outras passagens das Escrituras que lemos, Deus deseja, é Sua escolha, que todo mundo seja salvo e exatamente por este propósito, a salvação de todos, Ele deu o Seu Filho. Portanto, a escolha e a predestinação que são mencionadas em Efésios 1:3-7 -"nos elegeu nEle antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dEle em amor: e nos predestinou para sermos filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo..." - não têm o significado de sermos escolhidos, em lugar de outros que supostamente não são escolhidos, mas de nós sermos escolhidos para salvação. A mesma escolha - a salvação - Deus fez para todos os outros também, quando deu o Seu Filho. Como os prisioneiros de nosso exemplo: todos foram escolhidos para experimentar a liberdade. Eu tenho justificativa, então, para falar com os ex-prisioneiros que aceitaram a minha proposta e dizer "você é predestinado para a liberdade", "eu o predestinei para isto", "Você é minha escolha"? Sim, eu estou absolutamente justificado para fazer isso.No entanto, sendo que esta é também a minha escolha para aqueles que ainda estão na prisão, quando eu digo "escolhido", eu de maneira alguma, quero dizer que estes são escolhidos em lugar dos outros que rejeitaram a minha oferta. Para eles também é a minha escolha que eles sejam livres. Deus realmente nos escolheu, mas Ele não nos escolheu em lugar de outros. Deus não escolhe aqueles que seriam salvos e os que não seriam. Se ele fizesse Ele faria acepção de pessoas e Ele não faz:
Atos 10:34
"Deus não faz acepção de pessoas."
Ao invés disso, Deus será encontrado por todos que O buscam. Na verdade, Ele está à procura de pessoas que buscam para que Ele possa se revelar a elas:
Salmo 14:2
"O Senhor olha dos céus para os filhos dos homens, para ver se há alguém que tenha entendimento, alguém que busque a Deus."
e Deuteronômio 4:29
"E lá procurarão o Senhor, o seu Deus, e o acharão, se o procurarem de todo o seu coração e de toda a sua alma."
Quando alguém busca a Deus, quando ele O convida a revelar-se a ele e é sincero, Deus irá mostrar-se 100%. Ele é o único que irá atraí-lo a Ele. Mas isto não é o que Deus fará só por essa pessoa. Ao contrário, isto é algo que Ele faz por todos os que O invocam. Deus olha para as pessoas que O buscam e os que O buscam de todo o seu coração vão encontrá-Lo. Isso não é algo que acontece, às vezes, com algumas pessoas. Ao invés disso, é uma lei ditada pela Palavra de Deus. Quando alguém convida Deus de todo o seu coração, Deus irá mostrar-se 100% e atraí-lo para Si mesmo. É neste sentido que precisamos compreender o registro do evangelho de João, que diz:
João 6:44
"Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair."
Muitas pessoas tomam esta passagem e dizem:"Vê? Deus é que sabe. Se Deus quiser, Ele vai atrair essa pessoa a Ele. Se Ele não quiser, Ele não vai atraí-lo.” Interpretar esta passagem dessa maneira é o mesmo que dizer que Deus faz acepção de pessoas e ignora que Jesus morreu por todos, para que todos possam ser salvos. Deus não escolhe a quem chamar para Si. Em vez disso Ele vai mostrar-Se a todos que O procuram. É uma lei espiritual que Ele ditou. Falaremos mais sobre isso na próxima seção.
Salvação: Responsabilidades de Deus e nossas responsabilidades.
Deus realmente tem um papel a desempenhar na salvação, o papel mais importante. Mas nós temos nossas próprias responsabilidades e os papéis dados por Deus também. 2 Coríntios 5:18-21 é muito claro sobre o nosso papel na reconciliação dos homens com Deus. Como lemos lá:
2 Coríntios 5:18-21
“Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não levando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação. Agora então, NÓS somos embaixadores de Cristo, como se o próprio Deus suplicasse a vocês através de nós: nós oramos em lugar de Cristo; seja reconciliado com Deus. Pois Ele se tornou pecado por nós, Aquele não conheceu pecado, para que pudéssemos nos tornar a justiça de Deus nele.”
Ao dar Seu Filho, Deus reconciliou consigo o mundo. Em outras palavras, a porta para Deus agora está aberta. Usando novamente o exemplo com os prisioneiros, as portas da prisão estão alertas! Mas os prisioneiros são cegos. Eles não podem ver. Eles estão cegados pelo deus deste século (2 Coríntios 4:4), o diabo, para que eles não vejam a salvação que está disponível para eles. Assim, alguém precisa dizer ao povo: "A porta está agora aberta para Deus! Por favor, sejam reconciliados com Deus.” Porque Ele se tornou pecado por nós. Aquele que não conheceu pecado, para que pudéssemos ser a justiça de Deus nEle!” Esta, a pregação, a introdução do povo ao Senhor, é o ministério da reconciliação. E quem tem este ministério? A resposta é muito simples: NÓS. É nossa responsabilidade pregar ao povo. Nós é que somos embaixadores de Cristo. Se você quer algo de um país estrangeiro, você tem que contatar a embaixada daquele país, os representantes, os "embaixadores" do país. Para Deus os embaixadores somos NÓS. Deus abriu as portas da prisão, Ele abriu a porta para Si. Ele reconciliou consigo o mundo, dando Seu Filho. Agora nós, uma vez presos, uma vez cegos, temos de dizer para aqueles que ainda estão presos e ainda cegos "cheguem-se a Deus, a porta está aberta!"
Maior clareza sobre as responsabilidades é dada em 1 Coríntios 3:5-6: Como lemos lá:
"Pois, que é Apolo, e que é Paulo, senão ministros pelos quais crestes, e isso conforme o que o Senhor concedeu a cada um? Eu plantei; Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.”
Veja: Deus tem um papel, o papel mais importante a desempenhar. O papel de dar o aumento. Mas alguém tem que jogar a semente e alguém tem de regar. E esse alguém não é Deus. Somos nós! São os ministros, e não quer dizer o clero, mas nós, que temos ministério da reconciliação. O texto não diz: "Deus plantou, Deus regou, Deus deu o crescimento" Havia pessoas envolvidas que tinham que fazer o que Deus os havia chamado para fazer. Pessoas que diziam: "aqui está Deus, reconcilie-se com Ele" e que essa pessoa se aproximou de Deus, Deus o encontrou, chamou-a a si mesmo. Havia também as pessoas, como Apolo, que regavam a semente lançada no coração das pessoas, abrindo a Palavra de Deus e compartilhando com eles as Suas verdades. Veja também este "pelos quais", que eu marquei em negrito ("pelos quais crestes"). O meio através do qual essas pessoas creram eram Paulo e Apolo. Eles desempenharam o seu papel dado por Deus - o papel do intermediário, o ministro da reconciliação, o embaixador de Cristo, o papel de plantar e regar. Mas imagine se nós disséssemos "aqui está Deus" e Deus não aparecesse. Essa pessoa então O encontraria? Por mais que ele quisesse, ele não iria encontrá-Lo.Mas Deus promove a aproximação, Ele aparece, desempenha Seu papel. Quando, pois João diz que ninguém vem ao Pai, se o Pai não atraí-lo para Si, isso é absolutamente verdadeiro: se Deus não aparecer, se Deus não der o aumento, eu e você podemos plantar e regar tanto quanto quisermos, mas nada vai acontecer. Mas Deus aparece, faz o apelo, dá o aumento. A questão é: nós vamos desempenhar o nosso papel, o ministério da reconciliação que nos está designado, o plantio e a rega, o "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura" (Marcos 16:15)? Estes não são atos de Deus, mas papéis designados a nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.