PF, Ibama, Semma e PM encontram até submetralhadoras na embarcação do prefeito de Nhamundá

Por Zilton Fioravante (*), de Faro
Operação conjunta, no rio Nhamundá, da Semma (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) de Faro, Ibama, do Amazonas, Polícia Federal e Polícia Militar do Pará resultou na apreensão de dragas, balsa, rebocador e dezenas de armas de grosso calibre, como submetralhadoras, rifles e pistolas.
A ação foi realizada ontem, 15, na fronteira entre Pará e Amazonas.
As armas foram encontradas em posse de vários homens, entre os quais PM do Amazonas, que faziam escolta para garantir a atividade ilegal e criminosa de extração de seixo no leito do rio.
O prefeito Nenê Machado, de Nhamundá, também estava a bordo de uma das embarcações.
CLIMA TENSO
Machado identificou-se como proprietário dos maquinários, mas negou ser proprietário de qualquer arma ali encontrada, muito embora o arsenal estivesse na embarcação de sua propriedade.

Segundo policiais que participaram da operação, houve um clima tenso no início da abordagem feita pelas lanchas da fiscalização, mas prevaleceu a ação da PF.
O prefeito Nenê Machado apresentava visíveis sinais de embriaguez alcoólica.

Todo material apreendido, inclusive as armas, assim como os segurança da extração ilegal e o prefeito, foram conduzidos coercitivamente até a delegacia de Polícia Civil de de Faro, para a lavratura do flagrante processo.
DELEGACIA
Porém, pela ausência de agentes da Polícia Civil em Faro, a PF decidiu realizar os procedimentos na delegacia de Nhamundá, no Amazonas.
Por se tratar de crime federal, o processo pode ser iniciado em qualquer jurisdição.
O Ibama autuou com multa os infratores, nos termos da Lei Federal 90605/98, “que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente”.

Todo processo administrativo será fechado nesta quarta-feira , 15.
* É repórter e assessor de comunicação a Prefeitura de Faro, além de titular do blog Amazônia Acontece.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.