quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Belo Monte começa transmissão de energia para 5 Estados

A linha de transmissão de energia que liga a Hidrelétrica de Belo Monte, localizada no Pará, ao Sudeste do país, foi inaugurada na última quinta-feira (21) em Ibiraci (MG). 
O objetivo do "Linhão", como está sendo chamada a nova linha, é aumentar a oferta energética do país e reduzir o uso de termelétricas. A nova linha poderá deixar as contas de energia mais baratas de 2% a 3%.
A construção da linha de transmissão de energia custou R$ 5 bilhões. São sócias na operação as empresas State Grid Brazil, Furnas e Eletronorte. Durante as obras, foram gerados 27 mil empregos. Segundo a Belo Monte Transmissora de Energia (BMTE), a nova linha irá beneficiar 22 milhões de pessoas e dará maior segurança ao Sistema Integrado Nacional (SIN).
O trecho entregue nesta quinta-feira tem 2.076 quilômetros de extensão e passa por quatro estados, saindo de Xingu, no Pará, passando por Tocantins, Goiás e indo até Estreito, em Minas Gerais.
Esta será a maior rede transmissora de energia da América Latina, com capacidade de levar até 4 Mw para os grandes centros consumidores do país. O novo sistema deve reduzir a necessidade de geração térmica, que tem custo mais elevado.
Objetivo do Objetivo do
Objetivo do "Linhão", como está sendo chamada a nova linha, é aumentar oferta de energia elétrica no país. (Foto: Divulgação BMTE)
Entrega do linhão: A nova linha de transmissão está sendo entregue com dois meses de antecedência do que o estabelecido pelo contrato original, conforme documento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A entrada em operação comercial do chamado "Linhão" é vista como fundamental por autoridades brasileiras. A falta de capacidade para levar a energia de Belo Monte ao sistema elétrico já impedia a usina no rio Xingu de ligar turbinas adicionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.