quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Aulas da rede municipal de ensino iniciam no dia 1º de março

O calendário do ano letivo das escolas da rede municipal e das unidades de educação infantil inicia dia 1º de março e segue até 31 de dezembro de 2019. A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) já finalizou os procedimentos necessários, como a lotação dos professores, formação e planejamento.
O período que antecede o início das aulas, o município reservou para investir no aperfeiçoamento do planejamento, contemplando a capacitação dos gestores escolares, professores e pedagogos sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); abordou a adequação financeira da Semed e trabalhou a lotação mais dialogada com os gestores.
Sobre os 16 sábados letivos, divididos igualmente entre os dois semestres do ano, a secretária municipal de Educação, Mara Belo disse que as atividades nesses dias precisam ser compartilhadas entre escola, família e comunidade. "A escola é um espaço importante de aprendizagem contínuo, permanente, em que os envolvidos mutuamente aprendem e se constroem sujeitos ativos do conhecimento. Dentro dessa perspectiva, os sábados letivos ajudam nessa transformação e capacitação de uma escola aprazível, harmônica, inclusiva, identificando-se como espaço para todos, ou seja, uma escola democrática e aberta à comunidade".
Para a secretária, no contexto pedagógico, este é um ano desafiador para a rede municipal, tendo em vista a realização da prova do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), embora a Semed disponha de uma equipe qualificada, comprometida com o município e com o ensino dos alunos.
Manutenção e Mobília
A manutenção dos prédios e do mobiliário são ações de gestão compartilhada entre a Prefeitura/Semed e a direção das escolas. Nesse sentido, além de ser uma das atribuições dos gestores manter o mobiliário em bom estado de funcionamento, há também o recurso direto à escola que é gerido pela direção, pelo Conselho Escolar e tem como finalidade aplicar na manutenção e até em pequenas reformas.
Este ano a Prefeitura de Santarém vai substituir mais 10 mil carteiras que somadas às 7.296 trocadas no ano passado, totalizarão 17.296 unidades novas na gestão do prefeito Nélio Aguiar.
Em 2018 foram entregues10 mil kits, recipientes para atender a merenda escolar. Em 2019, até o momento, já foram entregues 12.651, totalizando 22.651 kits. As escolas e a unidades de Educação Infantil do município vão receber mais 400 balanças portáteis, que serão utilizadas para medir o quantitativo de merenda recebida pelas unidades escolares.
Ampliação das escolas
Este ano devem ser ampliadas as escolas municipais Delano Riker Teles de Menezeser, Professor Aldo Ferreira Campos e Professora Ecila Nobre dos Santos. Na Escola de Artes Emir Bemerguy será construída uma sala nova para atender as atividades de dança clássica.
Na Zona Rural, na comunidade de Igarapé da Praia, na região do Tapará já iniciou a reforma da Escola Nossa Senhora da Saúde e em Tapará Grande ocorre a reforma da escola São Jorge. Além disso, já está garantida a pintura de cinco escolas na cidade, duas na região de rios e três no planalto.
Educação em Santarém em números
Conforme dados de 2018, o município conta com 411 unidades escolares e de educação infantil, distribuídas nas regiões de:
• Rios (230);
• Planalto (92);
• Cidade (89 escolas).
Estão matriculados 63.463 alunos, sendo:
• 16.197 na região de Rios;
• 10.676 no Planalto;
• 36.590 na cidade.
Há a expectativa do ingresso de mais 5 mil alunos novos. Sobre a educação infantil são 29 Umeis e sete Cemeis, totalizando 36 unidades no município, que atendem 4.293 crianças.
A Semed conta com 5.575 colaboradores (professores/pedagogos/diretores/vice-diretores/coordenadores por região, incluindo efetivos e temporários), distribuídos em:
• 1.680 - na cidade;
• 1.754 - zona rural;
• Total: 3.434
Os Servidores de Apoio nas escolas, por região: zona urbana com 994 e zona rural 1.147, totalizando 2.141 colaboradores.
Assessoria Urbana
A assessora educacional da região Urbana, professora Marilza Serique informou que a lotação dos professores foi concluída com antecedência e com isso, as escolas da cidade estão com seus quadros fechados. Para Marilza o início das aulas da rede municipal em março foi muito bom, o que possibilitou um tempo razoável para organização, adequação de carga/horária e planejamento das aulas dos professores. "Foi uma semana de informação e reflexão, principalmente, nos dias de hoje quando os novos tempos exigem mais preparo dos gestores das escolas", observou.
Assessoria de Rios
A coordenadora da assessoria de rios da Semed, professora Gedalbe Pereira informou que está tudo preparando para o início do ano letivo no dia 1º de março depois das diversas iniciativas de capacitação, treinamento e orientações aos gestores, professores e pedagogos. "O nosso desafio são as questões geográficas, as distâncias que separam as comunidades rurais da Semed. Ainda assim foi possível acompanhar as atividades prévias das escolas e dos professores", registrou. Ela ressaltou ainda que apesar dos gestores se encontrarem distante, jamais abdicaram do planejamento, pois sabem que se trata de uma atividade importante para que a escola possa ofertar uma educação de qualidade.
Assessoria de Planalto
A assessora para a região de Planalto, professora Marluce de Pinho ressaltou a importância da evolução gradual e permanente da educação municipal de Santarém no conceito do Ideb. "É gratificante perceber esse crescimento, uma demonstração clara de que a nossa educação está evoluindo no seu conjunto".
Segundo ela, é uma conquista coletiva, pois o crédito vai para o trabalho de todos e não apenas aos professores e diretores, mas a toda a equipe da Prefeitura/Semed, que sempre estará onde o aluno estiver.
Merenda Escolar
A coordenadora da Divisão de Atendimento ao Educando (DAE), Vanda Maia informou que as atividades de entrega dos produtos industrializados destinados a Merenda Escolar já estão sendo finalizadas esta semana, visando o início das aulas no dia 1º de março. Segundo ela, devido a municipalização da Merenda Escolar, o trabalho iniciou com a entrega dos produtos à rede estadual de ensino cujas aulas iniciaram dia 18 de fevereiro.
"Conjuntamente com a rede estadual nós também entregamos os produtos industrializados à rede municipal de ensino da região urbana. Estão sendo concluídas as entregas dos produtos às escolas das regiões do Lago Grande e do Arapiuns; Rota da Santarém-Cuiabá e Curuá-Una I, uma vez que as demais rotas desta região já foram feitas anteriormente".
Livros
O DAE, desde o ano passado também é responsável pela entrega dos livros que são enviados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Estudantil (FNDE). Em 2019, segundo a coordenadora da Divisão são 35 toneladas de livros que estão sendo entregues às escolas. Livros que serão utilizados neste ano. "O FNDE tem um contrato com a empresa de Correios e Telégrafos, responsável pela entrega dos livros na região urbana, cabendo a Semed fazer a distribuição nas regiões de rios e de planalto", afirmou.
Segundo ela, o trabalho de entrega dos livros está em fase de conclusão, obedecendo à mesma rota de entrega da merenda escolar.
Transporte Escolar
O coordenador da Divisão do Transporte Escolar da Semed, Adson Pinto informou que todos os contratos foram efetivados para atender os estudantes do ensino médio que já estão em atividade; Assim como o ensino modular que iniciou dia 25 de fevereiro e o ensino fundamental que inicia dia 1º de março. Segundo ele, o período de recesso das aulas foi investido para fazer a manutenção periódica e algumas corretivas na frota própria da Semed.
Adson informou ainda que os contratos com as empresas que atendem o transporte escolar ainda são referente ao ano de 2018, com vigência até junho de 2019. "Mas o setor de transporte da Semed já está fazendo estudos para a licitação 2019/2020 e a partir de agosto com o retorno das aulas do segundo semestre já vai vigorar o novo contrato referente ao transporte escolar", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.