quarta-feira, 27 de março de 2019

PF deflagra operação contra contrabando em Novo Progresso

pfOperação mira contrabando de cigarros e agrotóxicos; chefes do grupo moram em Guaíra(PR).
A Polícia Federal do Paraná deflagrou, nesta quarta-feira (27), uma operação contra uma organização criminosa especializada em contrabando e cumpre mandados de prisão preventiva e busca e apreensão em Mato Grosso e no Paraná, além dos estados de Mato Grosso do Sul, Pará e Tocantins.
CINCO ESTADOS
De acordo com a PF, 80 agentes cumprem mandados em oito cidades de cinco estados. São elas:
Guaíra (PR)
Curitiba (PR)
Terra Roxa (PR)
Umuarama (PR)
Mundo Novo (MS)
Sinop (MT)
Novo Progresso (PA)
Paraíso do Tocantins (TO)
O objetivo da Operação Contaminatus é desbaratar o grupo suspeito de contrabandear distribuir cigarros e agrotóxicos de origem paraguaia em vários estados da Federação.
Ao todo, foram expedidos oito mandados de prisão preventiva e 17 mandados de busca e apreensão, além do sequestro e indisponibilidade de bens, propriedades e contas bancárias de diversos investigados.
Os mandados estão sendo cumpridos em Sinop (MT), Guaíra (PR), Curitiba (PR), Terra Roxa (PR) e Umuarama (PR), Mundo Novo (MS), Novo Progresso (PA) e Paraíso do Tocantins (TO). A ordem foi expedida pela 1ª Vara Federal de Guaíra, cidade do interior do Paraná.
Segundo a PF, os principais líderes da organização criminosa residem na região de Guaíra (PR).
Ao longo do período investigativo, foi identificada a existência de empresas fundadas especificamente com o objetivo de expedir notas fiscais, para dar ares de legalidade ao transporte dos produtos contrabandeados.
O nome da operação – Contaminatus – significa contaminado em latim e faz referência ao uso de agrotóxicos proibidos em lavouras no Brasil e ao modo de operação do grupo criminoso.
Mandados e prisões
No total, foram expedidos pela 1ª Vara Federal de Guaíra oito mandados de prisão preventiva – por tempo indeterminado – e 17 de busca e apreensão. Até o fim da manhã, um dos suspeitos, que mora no Pará, estava foragido.
O jornal Folha do Progresso busca informações para ver quais empresas e pessoas foram alvo desta operação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.