terça-feira, 15 de junho de 2021

CPI da Covid ouve ex-secretário de Saúde do Amazonas hoje

foto: divulgação / governo do AM

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid ouve nesta terça-feira, 15, a partir das 9h, o ex-secretário de Saúde do Amazonas Marcellus Campêlo. Depois de, na semana passada, o governador do Estado, Wilson Lima (PSC) não comparecer à comissão após ser beneficiado por um habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF), este será o primeiro depoimento a centrar foco na conduta de Estados e municípios no uso das verbas federais destinadas ao combate à pandemia.Campêlo esteve à frente da Secretaria de Saúde até o último dia 7 de junho. Ele pediu exoneração após ser preso pela Polícia Federal, no dia 2, em mais uma fase da operação Sangria, que também fez buscas na casa e no gabinete do governador do Estado.
A saúde pública no Amazonas entrou em colapso no início do ano, quando houve falta de leitos e de oxigênio nos hospitais que recebiam pacientes com covid-19.
Os requerimentos que pediram a convocação de Marcellus Campelo foram apresentados pelos senadores Marcos Rogério (DEM-RO) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE).
Em seu pedido, o senador do DEM diz que o ex-secretário terá de “esclarecer os fatos no tocante ao colapso da saúde no Amazonas no começo do ano”, ao enfrentamento da pandemia pelo governo federal e à fiscalização da aplicação de recursos federais por estados e municípios no combate à pandemia.
Além disso, a Polícia Federal apura desvio de dinheiro do combate à pandemia, a partir de suposta organização criminosa no Estado, que teria favorecido empresários locais na construção de um hospital de campanha em Manaus.


Com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.