Gargalo - Fila de caminhões carregados de soja em trecho sem asfalto na BR-163, que liga Mato Grosso aos portos do Pará |
Leilão que aposta no escoamento de safra pelos portos do Pará enfrenta resistência de ambientalistas e lobby de transportadores na rota de Santos
O trecho tornou-se conhecido no país por ser um longo atoleiro para caminhoneiros, mas foi completamente pavimentado na gestão de Jair Bolsonaro, com a ajuda do Exército.
O leilão da 163, no entanto, esconde algo maior para os planos de logística do governo. A aposta no Arco Norte, linha imaginária no Paralelo 16° S onde tudo que é produzido acima tem maior competitividade.
Por causa dessa mudança, o leilão tem sido objeto de grande movimentação nos tribunais. Na semana passada, a Justiça Federal no Pará concedeu uma liminar suspendendo o processo após um pedido do Ministro.
O Governo trata o leilão da BR-163 como uma pequena prévia do que deve ocorrer com a Ferrogrão, a ferrovia que é a joia do programa de concessões do ministro Tarcísio e que percorre o mesmo traçado da rodovia.
Como o Radar já mostrou, a construção da ferrovia é alvo de bombardeio do poderosos interesses privados no setor de logística.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.