segunda-feira, 3 de abril de 2023

Prefeitura de Placas transporta alunos em pau de arara


Alunos, em fila, sobem no pau de arara usado como transporte escolar em Placas (PA). Fotos: Divulgação/Sintepp

A situação precária na rede pública de ensino, principalmente na zona rural, tem se agravado em Placas (PA), oeste do estado. A falta de uma estrutura digna para atender estudantes e profissionais da educação no município deixa a desejar, segundo denúncia do Sintepp (o sindicato dos profissionais da educação no Pará) à seção vc. repórter, do JC.
As condições precárias em que se encontram os veículos é notória, revela o sindicato. São utilizados carros antigos e também os famosos pau de arara, muitas vezes devido à falta de manutenção das estradas vicinais, que dificultam a trafegabilidade de veículos.
O pau de arara é a adaptação de caminhões para o transporte de pessoas. A caçamba é modificada de maneira a utilizar as laterais para ter uma espécie de banco e, em alguns casos, ganham também uma cobertura de pano ou lona para mitigar o calor e a luz do sol sobre os transportados.
Essa situação acaba prejudicando o ano letivo de alunos matriculados na escola municipal localizada na comunidade de Ouro Verde. Parte dos alunos estão sem aula desde o início do ano letivo por falta de transporte escolar. Esse problema vem ocorrendo desde o ano passado.
“Na última semana fizemos uma reunião com os pais, e disseram que iam colocar um professor para dar aula de forma multisseriada para os alunos de 6°ao 9° ano do ensino fundamental. Disseram também que para três alunos dariam o combustível aos pais para que trouxessem os filhos até à escola. Porém, os pais não aceitaram, pois reivindicam o transporte escolar, e que um professor não resolveria o problema de todos. Dessa forma o problema continua sem solução”, relata o coordenador do Sintepp em Placas, Sidnei André Pavlak.
Um ofício, segundo ele, com as principais pautas de reivindicações da categoria, incluindo a melhoria na estrutura escolar, tanto de transporte como da própria escola, além de condições dignas de trabalho aos educadores, com remuneração respeitando o piso, foi protocolado junto Ministério Público do Pará.
Alunos transportados em veículo improvisado em Placas. Denúncia feita ao vc. repórter, do JC, e ao MPPA
Nada resolvido
A denúncia foi exposta no dia (22/03) pelo Sintepp, juntamente com um abaixo assinado por moradores de comunidades prejudicadas pela omissão do município dirigido pela prefeita reeleita Raquel Possimoser.
“O sindicato já oficializou duas vezes a Secretaria Municipal de Educação para que tome as providencias necessárias, mas até o momento nada foi resolvido”, lembra Sidnei André.
“Além desse problema específico, outros alunos do município estão deixando de frequentar as aulas devido às condições precárias dos transportes escolares, das estradas vicinais, além da falta de pagamento e remuneração em dia dos motoristas dos veículos”.
Que destaca:
“Solicitamos que o Ministério Público cumpra seu papel constitucional de guardião das leis e defensor dos interesses da sociedade, tomando as providências cabíveis, do modo mais rápido e eficiente possível e de modo a resolver este problema no Município de Placas”.
O JC tentou, mas não conseguiu o contraponto da Prefeitura de Placas sobre a denúncia. Essa matéria será atualizada assim que a manifestação for enviada à redação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.