terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Suspeitos de tráfico, lavagem de dinheiro e outros crimes foram presos

A operação iniciou a partir de informações que 12 suspeitos envolvidos na distribuição e venda de drogas em diversas localidades.
A Polícia Civil , por meio da Delegacia de Itaituba , deflagrou uma operação que resultou na prisão de 7 pessoas 
Nesta terça-feira, 3, a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Itaituba, deflagrou uma operação que resultou na prisão de sete suspeitos envolvidos com tráfico de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro e posse e porte ilegal de arma de fogo, além do cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão, nos Estados do Pará e no Amazonas.
A força-tarefa contou com um efetivo operacional de 27 policiais civis que atuou nos dois Estados, e também com a equipe da Unidade de Castelo dos Sonhos. Além disso, a PCPA teve o apoio de 32 agentes: 16 da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e 16 da Polícia Militar do Pará (PMPA).
A operação iniciou a partir de informações que apontaram a participação de 12 suspeitos envolvidos na distribuição e venda de drogas em diversas localidades. Essas pessoas também teriam ligação com a criação de um núcleo destinado à lavagem de valores arrecadados, através da abertura de empresas de fachadas, principalmente, de venda e compra de veículos, o que movimentou R$ 12 milhões.Diante das informações, houve a decretação da prisão dos 12 investigados pelas ações ilegais, sendo sete suspeitos presos pela Polícia Civil. Assim como também, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão para averiguar o caso e apurar os fatos.

Homem com mandado em aberto é preso com drogas pela Polícia Militar

Todo material apreendido e o suspeito foram apresentados na delegacia, onde o caso foi registrado.

Contra Hitalo dos Santos Barbosa havia um mandado de prisão em aberto - Foto / Kamila Andrade / g1
Na tarde desta terça-feira (3), uma operação policial resultou na prisão de um homem com mandado de prisão em aberto e na apreensão de uma quantidade significativa de entorpecentes. A abordagem ocorreu em um apartamento localizado no bairro Caranazal, em Santarém, no oeste do Pará, após a polícia receber informações sobre o suspeito procurado.De acordo com o tenente da PM, Júlia Pedroso, o homem foi localizado em sua residência e não apresentou resistência ao cumprimento do mandado.
"Nos deslocamos até o local, e ele se apresentou prontamente quando recebemos na porta do apartamento. Durante a abordagem, identificamos a presença de uma certa quantidade de entorpecentes, o que agravou a situação do acusado", explicou.Na residência, do suspeito identificado como Hitalo dos Santos Barbosa, foram encontrados 3 tipos de entorpecentes como: maconha, cocaína e êxtase. Além da droga, outros materiais também foram apreendidos: embalagens, papéis, caderno de anotação, o que, segundo a polícia, caracteriza ainda mais o crime de tráfico de drogas.
Todo material apreendido e o suspeito foram apresentados na 16ª Seccional da Polícia Civil, onde o caso foi formalizado.

Homem é preso após estuprar adolescente durante voo para Belém

A situação foi tratada pela Polícia Federal como estupro de vulnerável

Segundo testemunhas , criminoso precisou ser colocado dentro do banheiro da aeronave para não ser agredido por outros passageiros . 
A Polícia Federal prendeu um homem suspeito de estuprar um adolescente durante a madrugada da última segunda-feira (2) dentro de um avião com destino a Belém, no Pará., segundo matéria da repórter Tayana Narcisa, da CNN na capital paraense.O flagrante ocorreu, diz a matéria, assim que a aeronave pousou na capital paraense. Segundo testemunhas, durante a viagem, o criminoso precisou ser colocado dentro do banheiro para que outros passageiros não tentassem agredi-lo.
A vítima viajava com os pais, mas estava sentada ao lado de desconhecidos no percurso. O suspeito do crime, iniciou uma conversa com o adolescente e, segundo a PF, seu comportamento tipificou como importunação sexual.
A vítima percebeu a má intenção do criminoso e ainda durante o voo, deixou o assento e contou para o pai que iniciou uma discussão dentro do avião.
A situação foi tratada pela Polícia Federal como estupro de vulnerável, visto que a vítima é menor de idade. O suspeito foi autuado em flagrante e levado ao sistema prisional.

Tripulantes do empurrador Davi VI são presos com 11 kg de drogas no camarote da embarcação durante inspeção na base Candiru, em Óbidos

Guarnição Fluvial(GFLU), coordenada pela SEGUP, e efetivo vinculado ao Comando Regional da PM (CPR-1), em Santarém, já operam com 100% do efetivo para fiscalização de embarcações
Policiais Militares e os tripulantes presos - créditos : Portal OESTADONET 
No dia 02 de dezembro de 2024, às 23h15min, uma equipe do Guarnição Fluvial(GFLU) posicionada na Base Candiru, em Óbidos, em conjunto com uma guarnição da Polícia Militar (CPR-I, 35ºBPM, 3ºBPM, 28ªCIPM e CINt), realizou abordagem ao Empurrador DAVI VI proveniente de Manaus/AM, e verificou que, no camarote onde onde estava o tripulante Givanildo Venâncio de Andrade, foram encontrado 11 (onze) tabletes de substâncias aparentando ser entorpecente, totalizando 8,812 kg de substância com características de pedra/paste base de cocaína e 2,190 kg de substância com características de maconha SKANK, acondicionados no interior de uma mochila preta.
Após a primeira diligência da equipe que opera a Base Candiru, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Pará, outro tripulante se apresentou como possuidor dos 11 kg de drogas. Trata-se de Marcone Cassiano de Albuquerque.
Durante depoimento preliminar, Cassiano isentou seu colega tripulante do Empurrador Davi VI, enfatizando que o primeiro abordado não era o transportador dos entorpecentes, assumindo isoladamente a responsabilidade pela droga.
Os tripulantes e os entorpecentes apreendidos foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil de Óbidos/PA para os devidos procedimentos legais.

Assalto na casa de prefeito: suspeitos que estavam foragidos são localizados e presos pela PM em Prainha

O quarto suspeito foi preso por volta das 18h de segunda (2) em área de mata de difícil acesso no município.

Quarto suspeito foi localizado e preso pela PM em Prainha - Foto / Divulgação . 

A Polícia Militar (PM) conseguiu localizar e prender os últimos dois suspeitos de envolvimento em um assalto na casa do prefeito de Prainha, no oeste do Pará.
Todas as prisões aconteceram na segunda (2).
De acordo com a Polícia Militar (PM), após a prisão de três dos suspeitos de envolvimento na ação criminosa, as diligencias seguiram para localizar o quarto suspeito.
Ainda segundo a PM, este quarto suspeito estava em uma área de mata de difícil acesso e foi preso por volta das 18h de segunda (2).
Na ação policial, os bens subtraídos das vítimas foram recuperados e materiais utilizados na ação criminosa foram apreendidos.
Sendo:1 Pistola cal 380;
1 rifle CBC 7022 semi automático cal.22;
1 revólver cal.38;
4 munições de cal.38 intacta;
1 munição de cal.38 deflagrada;
23 munições de cal.22;
1 carregador de cal.22;
3 relógios;
4 motocicletas;
2 porções de entorpecente aparente OXI.
Material apreendido em Prainha . 
Os materiais apreendidos e recuperados, além dos suspeitos, foram apresentados a autoridade policial para providências cabíveis. Ainda segundo a PM, durante a pesquisa criminal, constatou-se que todos os quatro envolvidos têm passagem por tráfico, roubo e furto.

8 tipos de pessoas de quem vale à pena se afastar completamente, segundo a psicologia

 A psicóloga Tara Whitmore revelou oito tipos de pessoas de quem vale à pena se afastar.

Pessoas que valem a pena se afastar , 8 tipos . 

Conviver com algumas pessoas pode ser exaustivo. Aqueles indivíduos que, sem querer, parecem drenar nossa energia emocional, deixando-nos cansados, estressados e até irritados.
Por isso, a psicóloga Tara Whitmore revelou oito tipos de pessoas de quem vale à pena se afastar :

Missão da Índia que estuda o Sol é importante para proteger satélites

A primeira missão solar do país. Cientistas da Índia acabam de revelar o que chamaram de “primeiro resultado significativo” da Aditya L-1
Missão estuda o SOL 
Segundo os autores do novo estudo publicado na revista Astrophysical Journal Letters, os dados obtidos pela sonda podem ajudar a proteger redes elétricas e satélites de comunicações contra os efeitos das partículas do Sol.
Foi em 16 de julho que um dos instrumentos da Aditya-L1 capturou dados que ajudaram os cientistas a estimar exatamente o momento em que uma ejeção de massa coronal começou (ou “CME” na sigla em inglês). As CMEs são emissões intensas de partículas da coroa solar, da camada mais externa do nosso astro.R. Ramesh, professor do instituto Indiano de Astrofísica, explica que as CME são “compostas de partículas carregadas, podem pesar até um trilhão de quilogramas e atingir uma velocidade de até 3.000 km por segundo durante a viagem.
Ela pode seguir em qualquer direção, inclusive em direção à Terra”.
Estudar estes fenômenos é um dos objetivos mais importantes da missão indiana. “Agora imagine esta grande bola de fogo viajando em direção à Terra. À sua velocidade máxima, levaria apenas 15 horas para ela percorrer os 150 milhões de quilômetros da distância entre a Terra e o Sol”, acrescentou.
É aqui que entram os novos dados da missão. O instrumento mostrou que a CME ocorrida em julho começou às 10h08 no horário de Brasília e veio em direção à Terra, mas cerca de meia hora após o início da jornada, a nuvem de partículas sofreu um desvio e passou a seguir por trás do Sol. “Como ela estava muito longe, não afetou o clima [espacial] da Terra”, observou. Apesar de nosso planeta ter “escapado” do impacto daquela emissão, é comum que tempestades solares e outras ejeções de massa coronal atinjam a Terra.
Quando estes eventos chegam aqui, podem causar desde belas auroras boreais e austrais até interromper o funcionamento de redes elétricas e de satélites essenciais para nossas rotinas.
“Hoje, nossas vidas dependem completamente dos satélites de comunicação, e as CMEs podem derrubar a internet, linhas de telefone e comunicações via rádio”, alertou Ramesh. “Isso pode levar a um caos completo”. Felizmente, o instrumento da Aditya-L1 pode ajudar os cientistas a estimarem com precisão o momento em que uma CME começou e sua direção, ajudando na proteção destes sistemas em nosso planeta.

Nova espécie humana extinta há 200 mil anos é descoberta na China

As conclusões dos pesquisadores se baseiam em análises feitas nos restos fossilizados de 16 indivíduos encontrados junto a milhares de artefatos, ferramentas de pedra e ossos de animais.

O Homem Juluenses apresentava cabeças grandes , crânios largos e dentes imensos . 
Os cientistas acreditam que o Homo juluensis caçava e criava roupas com as peles de animais. A equipe da Universidade de Honolulu e da Academia Chinesa de Ciências ainda relatou que os crânios da espécie eram maiores do que os dos neandertais e dos Homo sapiens. No entanto, esta disparidade de tamanho não significa necessariamente que eles fossem mais inteligentes. As descobertas foram descritas em estudo publicado na revista Nature.
Impacto das mudanças climáticas e semelhanças com os denisovanos a nova espécie provavelmente se formou devido a uma combinação de cruzamento de sua genética com a do Homo sapiens e migração para novos locais durante o período Quaternário Tardio, que começou há 300 mil anos. Esse período foi caracterizado por grandes mudanças climáticas que causaram períodos glaciais. Como o Homo juluensis vivia em pequenos grupos, ele ficava vulnerável ao clima mais frio e seco. Esta é uma das explicações aceitas para o fato da população não ter sido tão grande quanto a dos humanos modernos. Os pesquisadores compararam os fósseis com os de neandertais e denisovanos, cujos fragmentos ósseos foram descobertos em uma caverna no sul da Sibéria em 2008. A equipe notou que a nova espécie compartilhava semelhanças com os denisovanos devido às características dos dentes correspondentes. Eles analisaram uma comparação das superfícies de mordida, onde os dentes inferiores e superiores entraram em contato durante a mastigação e descobriram que a superfície dos molares era quase exatamente a mesma. Usando análise de datação, os pesquisadores argumentaram que Denisova não é uma espécie própria, mas sim o nome de uma população geral de povos antigos, e que “provavelmente pertence ao Homo juluensis com base em suas semelhanças”.

Assalto em posto de combustível é registrado na PA-370 em Santarém

A ação foi flagrada pelas câmeras de segurança do estabelecimento e está sendo investigada pela polícia.

Homens encapuzados assaltam frentista em Santarém  - Foto : Divulgação . 

Em Santarém , oeste do Pará, um posto de combustível localizado na rodovia Curuá-Una (PA-370), entre as ruas Sol Nascente e Sapucaia, próximo à ponte do bairro Urumari, foi alvo de assaltantes na madrugada desta terça-feira (3). A ação foi flagrada pelas câmeras de segurança do estabelecimento e está sendo investigada pela polícia.Nas imagens, é possível ver o momento em que três homens encapuzados chegam em um carro de passeio. O veículo foi estacionado a uma certa distância do posto para evitar suspeitas. Em seguida, os suspeitos caminham até o local e abordam um funcionário que estava de plantão. Armados, os assaltantes ameaçaram a vítima e conseguiram levar R$ 58, valor que estava no caixa.
De acordo com informações preliminares da Polícia Civil, há indícios que um dos suspeitos utilizava tornozeleira eletrônica, o que levanta a hipótese de que tenham sido beneficiados por uma saída temporária concedida pela Justiça.
Apesar das imagens capturadas pelas câmeras, não foi possível identificar a placa do veículo usado na ação criminosa.


Prefeito Nélio Aguiar tem audiência no Ministério do Meio Ambiente sobre crise ambiental em Santarém

Poluição do ar tem agravado problemas respiratórios na população e comprometido a qualidade de vida dos moradores.

Prefeito de Santarém Nélio Aguiar esteve reunido em Brasília no Ministério do Meio Ambiente tratando da Crise Ambiental na Região Oeste do Pará . 
Nesta segunda-feira (2), o prefeito de Santarém Nélio Aguiar foi recebido em audiência no Ministério do Meio Ambiente, reunindo a Ministra Marina Silva, o Ministro das Cidades, Jader Filho, o deputado federal Airton Faleiro, representantes do Ibama, do Sistema Nacional de Defesa Civil e de outras entidades estratégicas. O objetivo foi abordar a grave situação de calamidade pública enfrentada por Santarém, no oeste do Pará, devido à poluição do ar provocada por queimadas descontroladas.
Durante o encontro, Nélio Aguiar, entregou à ministra Marina Silva, um detalhando os impactos ambientais e de saúde pública causados pelos incêndios na região. A exposição destacou como a poluição do ar tem agravado problemas respiratórios na população e comprometido a qualidade de vida dos moradores. Os participantes da audiência discutiram a necessidade de uma abordagem ampla e articulada para enfrentar os incêndios. Entre as propostas apresentadas, destacam-se o combate direto aos focos de incêndio, com reforço nas operações de contenção realizadas pelo Corpo de Bombeiros e outras forças de segurança, além da fiscalização ambiental para evitar novas queimadas e responsabilizar os autores de crimes ambientais.
Também foi sugerida a criação de uma sala de situação, em parceria com a Casa Civil e outras instituições, para monitorar a evolução dos focos de incêndio e coordenar ações em tempo real.
A audiência sinalizou a ampliação da cooperação entre o município, o estado e o governo federal. As discussões seguirão em outras reuniões, como na Comissão Interministerial de Meio Ambiente (CIMA) e em encontros promovidos pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Pará. Os líderes políticos e técnicos presentes reafirmaram o compromisso de trabalhar conjuntamente para recuperar a qualidade do ar em Santarém. "Essa crise não é apenas ambiental, mas também uma questão de saúde pública que afeta diretamente a população. É essencial unirmos esforços para enfrentar esse desafio", destacou o prefeito de Santarém. Os próximos passos incluem a formulação de um plano integrado para o controle das queimadas e a implementação de ações preventivas mais rigorosas. Além disso, serão priorizados investimentos em campanhas de conscientização ambiental, visando engajar a comunidade local na preservação do meio ambiente.

Trump diz que Hamas 'vai pagar caro' se não libertar reféns israelenses até a sua posse

Grupo terrorista que controla o enclave disse que 33 deles foram mortos em combates desde o início da guerra com Israel.
Mulher se emociona ao falar de parente que segue refém do Hamas - Foto : Reuters / Amir Cohen . 
O Presidente eleito dos EUA, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (2) que o grupo terrorista Hamas vai "pagar caro" se os reféns israelenses mantidos na Faixa de Gaza não forem libertados antes de sua posse, em 20 de janeiro.
Durante os ataques terroristas de 7 de outubro de 2023 a Israel, militantes liderados pelo Hamas capturaram mais de 250 pessoas, de acordo com contagens das autoridades israelenses.
Acredita-se que cerca de metade dos 101 reféns ainda mantidos incomunicáveis ​​em Gaza estejam vivos.
Fazendo os seus comentários mais explícitos sobre o destino dos reféns desde a sua eleição em novembro, Trump disse nas redes sociais:
"Se os reféns não forem libertados antes de 20 de Janeiro de 2025, data em que orgulhosamente assumo o cargo de Presidente dos Estados Unidos, haverá UM SÉRIO PROBLEMA no Oriente Médio, e para os responsáveis ​​que perpetraram estas atrocidades contra a Humanidade ."

Vírus desconhecido mata 143 na República Democrática do Congo

Autoridades ainda não identificaram tipo de vírus, e OMS enviou representantes para investigar o caso.
 
Crianças e Mulheres esperam atendimento do lado de fora do hospital na província de kinvu do sul , na República Democrática do Congo . - Foto : Arlete Bashizi / Reuters . 
Sintomas são similares aos da gripe.Um vírus desconhecido matou 143 pessoas na província sudoeste da República Democrática do Congo durante o mês de novembro, disseram autoridades locais à agência de notícias Reuters nesta terça-feira (3).
Os infectados apresentaram sintomas semelhantes aos da gripe, incluindo febre alta e fortes dores de cabeça, disseram Remy Saki, vice-governador da província de Kwango, e Apollinaire Yumba, ministro provincial de Saúde.Uma equipe médica foi enviada à zona de saúde de Panzi para coletar amostras e realizar uma análise para identificar a doença.
A situação é "extremamente preocupante" porque o número de pessoas infectadas continua a aumentar, disse o líder de uma ONG do país, Cephorien Manzanza.
"Panzi é uma zona de saúde rural, então há um problema com o fornecimento de medicamentos", disse Manzanza.
As pessoas infectadas estão morrendo em suas próprias casas por falta de tratamento, disseram as autoridades consultadas pela Reuters. Um epidemiologista local disse que mulheres e crianças foram as mais seriamente afetadas pela doença.Um porta-voz da OMS disse na terça-feira que uma agência de saúde da ONU foi alertada sobre a presença da doença na semana passada e que estava trabalhando junto com o Ministério da Saúde Pública do Congo para fazer mais investigações.

Ação conjunta da PRF e PM apreende tabletes de drogas em Santarém

Dulcineide Leandro Gomes, foi autuada em flagrante no crime de tráfico de drogas 

A Apreensão aconteceu durante a ação conjunta da PRF e PM na  PA - 370 ( Rodovia Curua - Una ) , após abordagem a um veículo de passageiros que fazia a linha Santarém/Belém . 

Ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar apreendeu na manhã desta segunda-feira, 02, quatro tabletes de substância análoga à maconha (Skunk), totalizando aproximadamente 5kg. A apreensão aconteceu durante fiscalização na PA 370 (Rodovia Curuá-Una), após abordagem a um veículo de transporte de passageiros que fazia a linha Santarém/Belém.
A droga estava escondida em uma mochila pertencente a uma passageira que seguia a Altamira. Ela confessou o crime aos agentes da lei e contou que receberia R$ 1000 para fazer o transporte.Dulcineide Leandro Gomes, foi autuada em flagrante no crime de tráfico de drogas e apresentada na Delegacia de Polícia Civil de Santarém para os procedimentos cabíveis.

Mulher morre atropelada por carreta em Santarém

Francinalda Teixeira Matos, 38 anos, morreu após atropelamento na Rodovia Cuiabá-Santarém.
Francinalda Teixeira Matos Tinha 38 anos , morreu atropelada na Rodovia Santarém - Cuiabá . 

Na noite de segunda-feira (02) Francinalda Teixeira Matos, 38 anos, morreu após atropelamento na Rodovia Cuiabá-Santarém.Segundo informações a vítima estava transitando em zigue-zague na via pública com a tentativa de atravessar no momento em que uma carreta seguia viagem. De acordo com populares, outros veículos de passeio também presenciaram a fatalidade, após desviarem da mulher. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado para os primeiros socorros, porém, não resistiu no Hospital Municipal de Santarém.“Por volta de 21h53, fomos acionados para o atendimento de uma vítima de atropelamento na Cuiabá, de frente ao seminário, onde a mulher apresentava laceração nos membros superiores e inferiores. A paciente também estava com politraumas”. Disse Adilson Soares, coordenador do SAMU.

Motorista perde o controle, bate em poste e deixa trânsito lento na Independência, em Belém

O poste tombou em cima do carro, que está atravessado na via que é muito movimentada, causando congestionamento no tráfego de veículos no trecho.

Um motorista perdeu o controle da direção e colidiu com um poste localizado na avenida Centenário , bairro Mangueirão , em Belém . Crédito : Reprodução / Redes Sociais . 
Um motorista, ainda não identificado, perdeu o controle da direção e colidiu com um poste localizado na avenida Centenário, sentido Augusto Montenegro, bairro Mangueirão, em Belém, capital paraense, no início da manhã desta terça-feira, 3.
Uma imagem mostra que na batida o poste tombou em cima do carro, que está atravessado na via que é muito movimentada, causando congestionamento no tráfego de veículos no trecho.
Segundo o aplicativo, o trânsito no local está lento, com velocidade média de 10 km/h. Os motoristas que precisam fazer este percurso, devem utilizar vias alternativas.

Funcionário da Caixa burla sistema e desvia R$ 140 mil em espécie

Entre agosto e setembro de 2024, ele teria desviado aproximadamente R$ 140 mil, em espécie, de uma agência localizada em Florianópolis–SC.


Um Funcionário da Caixa Econômica Federal foi Alvo da Operação Janus 2 , Deflagrada pela Polícia Federal (PF) . Crédito Agência Brasil .

Um mandado de busca e apreensão, expedido pela 7ª Vara Federal, foi cumprido na Operação Janus 2, deflagrada pela Polícia Federal (PF), onde um funcionário da Caixa Econômica Federal foi alvo, na última segunda-feira, 2. Entre agosto e setembro de 2024, ele teria desviado aproximadamente R$ 140 mil, em espécie, de uma agência localizada em Florianópolis–SC, durante suas atividades funcionais.
A ação foi realizada na residência do suspeito, onde outras medidas restritivas também foram deferidas, como o sequestro de valores, a entrega do passaporte e a proibição de se ausentar do país.
O investigado já está afastado do cargo e poderá responder pelo crime de peculato. A investigação, conduzida com o apoio da Caixa Econômica Federal, revelou que no final de outubro deste ano, ele utilizou os acessos proporcionados pelo cargo, e ainda tentou burlar a fiscalização interna mediante manobra contábil para desviar mais valores. No entanto, a tentativa foi identificada, e a CEF acionou a Polícia Federal.

Santarém registra mais de 6,2 mil atendimentos por sintomas respiratórios em três meses

Entre setembro e 26 de novembro, as UBSs atenderam 1.092 pacientes com sintomas causados pela inalação de fumaça, segundo a Semsa.

Atendimentos a pacientes com sintomas respiratórios - Foto / Agência Santarém / Divulgação . 
Levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) apontou que 6.272 atendimentos relacionados a sintomas respiratórios foram realizados entre os meses de setembro a novembro de 2024. Desse total, 5.180 atendimentos ocorreram na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24H e 1.092 nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Os sintomas incluem tosse, febre, congestão nasal, dor de cabeça, coriza, dor de garganta, dor muscular, fadiga e falta de ar.
Na zona urbana, foram registrados 888 atendimentos e as UBSs mais procuradas foram:
Floresta, Esperança, Maicá e Santo André. Nas UBSs da região do Planalto, o número chegou a 164 pacientes, enquanto na região dos rios, foram contabilizados 40 casos no mesmo período. Devido à piora da qualidade do ar, causada por queimadas que aumentaram os casos de doenças respiratórias no município, o prefeito Nélio Aguiar decretou situação de emergência ambiental em 25 de novembro.

Polícia Militar recupera bens e prende suspeitos de assalto na residência do prefeito de Prainha

 Com eles, foram recuperados os objetos roubados, incluindo as motocicletas, joias e um rifle.

A Polícia Militar foi acionada imediatamente e iniciou diligências para localizar os suspeitos e recuperar os bens . 

Na madrugada desta segunda-feira (2), um assalto foi registrado na residência do prefeito do município de Prainha, no oeste do Pará. Quatro homens invadiram a casa e levaram motocicletas, joias, um rifle e outros pertences. A Polícia Militar foi acionada imediatamente e iniciou diligências para localizar os suspeitos e recuperar os bens.De acordo com o comandante do 18º BPM, major Leonardo Dutra, dois dos quatro suspeitos já foram presos. Com eles, foram recuperados os objetos roubados, incluindo as motocicletas, joias e o rifle. Os outros dois suspeitos fugiram para uma área de mata, e as guarnições seguem na busca para localizá-los e efetuar a prisão.As investigações preliminares apontam que o crime foi planejado. Um dos responsáveis pela organização do assalto é foragido do sistema penal e possui um mandado de prisão em aberto. Segundo informações obtidas com os presos, os suspeitos são oriundos da cidade de Santarém e foram até Prainha para executar o crime.
“A Polícia Militar conseguiu dar uma resposta rápida. Recuperamos os bens materiais e já identificamos os outros dois envolvidos, que estão sendo procurados,” informou o comandante.Apesar da gravidade do caso, a Polícia Militar confirmou que não houve uso de violência nem situações de cárcere privado durante o assalto. Os moradores da residência, incluindo o prefeito, não sofreram agressões e passam bem.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

Criança é vítima de estupro por vizinho na Grande Belém

Além do vizinho, que foi preso, pai da menina é procurado por tentar cometer o mesmo delito com a vítima.

Homem foi preso após ser denunciado por estupro de vulnerável duas vezes | Divulgação / PCPA .

Os menores de idade possuem uma ferramenta essencial de proteção legal, que se chama Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que prevê uma série de crimes contra menores.
Nesta segunda-feira (2), a equipe da Delegacia de Polícia Civil de Benevides, na Grande Belém, deu cumprimento a um mandado de prisão contra um homem pelo crime de estupro de vulnerável.Segundo a apuração policial, o homem era vizinho da vítima e já tinha sido denunciado por ter cometido o mesmo crime com outra menor de idade. Nesta ocorrência, o abuso foi confirmado após a realização de exames e escuta especializada da criança.
Após a expedição do mandado, os policiais efetuaram diligências e conseguiram localizar o homem, que acabou preso. Além dele, a PC também está com inquérito aberto para investigar e localizar o pai da menina, o qual foi denunciado por expor a própria filha a materiais pornográficos e a abordá-la com o intuito de praticar relações sexuais.

Avião monomotor cai em Xinguara e piloto morre no local

Um avião monomotor caiu em Xinguara, Pará, resultando na morte do piloto. Entenda o que aconteceu

A aerovanave é um modelo monomotor PT - VTO que seria de uso particular | Reprodução Redes Sociais . 

Um avião de pequeno porte caiu na manhã desta segunda-feira (02), na zona rural de Xinguara, município localizado no sul do Pará. Segundo informações, somente o piloto estava na aeronave e morreu no local.
A aeronave é um modelo monomotor PT-VTO, que seria de uso particular, fazia um voo-teste em uma fazenda chamada Primavera, quando caiu em outra propriedade, chamada Nossa Sra. da Guia, que fica a 9km da cidade de Xinguara.Este é o segundo acidente envolvendo aeronaves de pequeno porte, em três dias no Pará. Na última sexta-feira (29), um avião caiu no rio Tapajós, em Itaituba, no sudoeste do Estado. O corpo do piloto foi encontrado nesta segunda-feira (02).

PRF e PM apreendem droga durante fiscalização conjunta em ônibus de linha intermunicipal na PA 370

A bagagem foi identificada como sendo pertencente a uma passageira que viajava de Santarém com destino a Altamira. Ela foi presa em flagrante .

Droga Apreendida em Ação Conjunta da PM e PF foi apresentado na Seccional de Polícia Civil - Foto / PRF  : Divulgação . 

Durante ação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar do Estado do Pará, na PA 370 (Rodovia Curuá-Una), no município de Santarém, oeste do Pará, os agentes de segurança apreenderam drogas e prenderam uma mulher.As equipes abordaram um veículo de transporte coletivo de passageiros que fazia linha Santarém/Belém. Durante a fiscalização foi encontrada uma mochila contendo quatro) tabletes de maconha (Skunk), que totalizaram aproximadamente 5 kg. A bagagem foi identificada como sendo pertencente a uma passageira que viajava de Santarém com destino a Altamira.
Ao ser questionada pelos policiais sobre o conteúdo da bagagem, a passageira confessou que era responsável pelo transporte da drogada e afirmou que receberia a importância de R$ 1.000,00 para levar os tabletes até o município de Altamira.
A passageira foi presa em flagrante e autuada pelo crime de Tráfico de Drogas, em seguida a ocorrência foi apresentada na Delegacia de Polícia Civil de Santarém para os procedimentos previstos no Código de Processo Penal.

Moraes autoriza transferência de ‘kids pretos’ investigados por trama golpista

Os militares são investigados no inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado

Mário Fernandes , um dos quatro militares do Exército presos em Operação que investiga membros que planejaram matar Moraes , Lula e Alckmin . 

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta segunda-feira (2) a transferência do general da reserva do Exército Mário Fernandes e do major Rodrigo Bezerra de Azevedo para Brasília.
Os militares são investigados no inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro e foram presos no mês passado, no Rio de Janeiro, na Operação Contragolpe, da Polícia Federal (PF).Em Brasília, os acusados ficarão presos nas instalações do Comando Militar do Planalto (CMP) e poderão receber visitas das respectivas esposas, filhos e advogados. Todas as demais visitas deverão ser autorizadas previamente pelo ministro.
Mário Fernandes é um dos indiciados pela PF no inquérito do golpe. Rafael Bezerra continua na condição de investigado e não foi indiciado.
Na semana passada, Alexandre de Moraes retirou o sigilo do inquérito no qual Jair Bolsonaro e demais acusados foram indiciados pela tentativa de golpe e enviou o processo para a Procuradoria-Geral da República (PGR).
Com o envio do relatório da Polícia Federal (PF), o procurador-geral da República, Paulo Gonet, decidirá se o ex-presidente e os demais acusados serão denunciados ao Supremo pelos crimes imputados pelos investigadores.
Devido ao período de recesso de fim de ano no Supremo, a eventual denúncia deve ser enviada à Corte somente em 2025. O recesso começa no dia 20 de dezembro e vai até 1° de fevereiro do ano que vem.

Massacre de Paraisópolis completa cinco anos sem punições

 O Massacre de Paraisópolis completa cinco anos neste domingo, 1º

Imagem de Paraisópolis , Massacre completou neste domingo dia 1 cinco anos . 
O Massacre de Paraisópolis completa cinco anos neste domingo, 1º, sem a definição de uma pena para os responsáveis pela morte de nove jovens e como apenas um dos casos da violência policial que ainda se perpetua. Essa é a avaliação das famílias das vítimas, que realizaram um ato para marcar a data, em frente a um dos portões de acesso ao Palácio dos Bandeirantes, sede do governo de São Paulo.O ciclo foi lembrado também com o lançamento de um site (https://os9queperdemos.com.br/), que contém a linha do tempo do caso e hospeda uma central de denúncias. No site, também há relatórios que esmiuçam o episódio e abordam a questão da violência policial e a criminalização do funk.
Os manifestantes do ato de hoje percorreram a Rua Nabih Assad Abdalla, no Morumbi, com faixas que pediam paz e que continham outras mensagens, como “O Direito existe para que a justiça seja feita” e “Não foi socorro”, que rebate a versão da Polícia Militar (PM) de que os agentes foram acionados e chegaram ao Baile da DZ7, em 2019, para prestar socorro e não para atuar como força de repressão. Nos dois portões do palácio, foram feitos bloqueios por agentes da corporação, neste domingo.
Em sua fala, Cristina Quirino, mãe de Denys Henrique Quirino, destacou que ela e os demais familiares dos jovens mortos pela PM reclamam não só a punição dos policiais, mas também de quem dá as ordens e os orienta em relação ao que é aceitável ou não quanto à conduta que adotam em serviço.
“Não é só quem aperta o gatilho, quem joga o gás lacrimogêneo, quem executa. Quem manda também tem que ser punido”, declarou, ao microfone, após pausas em meio ao choro.
“É por isso que a gente tem aqui mães [de vítimas] de outros casos, que não o de Paraisópolis”, observou.
“Os governadores não são punidos.”Denys Henrique Quirino era uma das nove vítimas que morreram durante uma operação realizada durante o Baile da DZ7, de funk, na favela de Paraisópolis, em 2019. Ao todo, 12 policiais foram acusados de cometer os homicídios e um 13º responde por expor as pessoas do baile a risco, já que teria soltado explosivos em meio à multidão que se aglomerava e, com isso, agravado a situação.
A primeira audiência de instrução, no Tribunal de Justiça de São Paulo, ocorreu somente ao final de julho de 2023. Havia 24 testemunhas de acusação na lista de depoimentos programados, de um total de 52 testemunhas arroladas (https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2023-07/chacina-de-paraisopolis-parentes-e-movimentos-sociais-fazem-protesto).
Em meados de dezembro de 2023, as audiências foram retomadas. Uma das principais perspectivas apresentadas à corte foi a da biomédica do Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (Caaf) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Ana Paula de Souza Velloso, que demonstrou, mediante evidências científicas, que as vítimas morreram por asfixia mecânica, não por pisoteamento .A Defensoria Pública de São Paulo chegou a detalhar o caso em um relatório de 187 páginas, destacando a análise de imagens captadas por câmeras e conversas que revelam o modo como os policiais agiram na ocasião.
O órgão afirmou que há sólidas evidências de que os agentes encurralaram jovens em uma viela da comunidade e que as vítimas morreram por asfixia, não por terem sido pisoteadas, como sustentam.
João Doria era o governador do estado, à época do massacre. Ele disse que não iria recuar nos comandos dados às forças de segurança pública, mesmo após inúmeras denúncias de abuso praticados por agentes (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-12/governador-diz-que-programa-de-seguranca-publica-nao-mudara).

Corpo do piloto do avião que caiu no rio Tapajós é encontrado

O corpo dele foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Itaituba, cidade onde o acidente aconteceu.


Corpo foi resgatado durante buscas .

Foi encontrado o corpo do piloto do avião que caiu no rio Tapajós, em Itaituba, sudoeste do Pará. A informação foi confirmada pelo Exército, que apoiou as buscas feitas pelos bombeiros, pela Capitania dos Portos de Santarém e por moradores locais.O corpo de Jácome Tavares Vieira foi resgatado neste domingo (1º), cerca de dois dias após o acidente ocorrido na sexta-feira (29) , o piloto era natural de Belém. 
As autoridades não informaram se haviam outras pessoas a bordo da aeronave, que era de pequeno porte.
O acidente aconteceu em frente ao 53º Batalhão de Infantaria de Selva, e o momento da queda foi presenciado por um soldado.
Militares do Exército se uniram no esforço para retirar destroços do avião de dentro do rio, onde o avião foi localizado ainda no sábado (30), de acordo com os bombeiros. Já no domingo (1º), a aeronave foi retirada do leito do Tapajós.
O Avião foi retirado do leito do Rio Tapajós .
Sobre o caso, o Serviço Regional de Investigação de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) informou apurar as circunstâncias da queda. Além disso, uma equipe de perícia da Aeronáutica é aguardada no local para as investigações.

Atleta morre durante circuito de corridas, em Belém

Após o atendimento inicial, José Evandro foi encaminhado para o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência 24h, localizado em Ananindeua, na Grande Belém, vindo a óbito no local.

O Atleta José Evandro Gonçalves Teixeira , morreu durante uma prova de circuito de rua de corrida , realizada em Belém . crédito : Reprodução / Redes Sociais . 
Um atleta, identificado como José Evandro Gonçalves Teixeira, morreu durante uma prova de circuito de corrida, realizada em Belém, capital paraense, no último domingo, 1°. Segundo informações, o atleta passou mal durante a corrida, que tinha um percurso de 21 quilômetros, com início na sede da Associação Rural da Pecuária do Pará (ARPP), localizada na avenida João Paulo II. 
Em um dos trechos o atleta passou mal e imediatamente recebeu atendimento médico. Após o atendimento inicial, José Evandro foi encaminhado para o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência 24h, localizado em Ananindeua, na Grande Belém, vindo a óbito no local.De acordo com a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará (OAB-PA), organizadora do evento, o atleta foi prontamente atendido por uma equipe médica que estava de prontidão em uma ambulância UTI. “Ele foi prontamente atendido, tendo recebido os primeiros socorros prestados por profissionais que estavam de prontidão em ambulância UTI, que acompanhava o evento”, informou a OAB-PA em nota divulgada nas redes sociais.
O órgão informou que todas as medidas de segurança e assistência médica previstas foram cumpridas pela organização do evento.
“A Comissão do Circuito de Corridas da OAB-PA disponibilizou, como tradicionalmente sempre procedeu ao longo de todos os anos de realização da competição, a estrutura e aparato médico necessários”, diz em nota. O presidente da OAB no Pará, Eduardo Imbiriba, expressou condolências à família e amigos de José Evandro Gonçalves Teixeira. “Neste momento de imensa dor e consternação, o Sistema OAB-PA, juntamente com a empresa responsável pela cronometragem e demais parceiros, presta total apoio aos familiares do atleta”, declarou.
Ainda segundo o órgão, a corrida, tradicional no calendário esportivo da OAB-PA, contou com todos os aparatos exigidos pelas autoridades competentes, segundo a organização.
O atleta era conhecido por seu amor à corrida, frequentemente compartilhado em suas redes sociais.

Botafogo pode ser campeão na quarta-feira (4)? Veja as chances

Equipe carioca pode levantar a taça do Brasileirão 2024 já na próxima rodada

O Botafogo ampliou suas chances de conquistar o título do Brasileirão 

No futebol brasileiro, as últimas rodadas do campeonato são sempre carregadas de emoção, seja na luta pelo título, por uma vaga na Libertadores ou para fugir do rebaixamento. A 36ª rodada do Brasileirão 2024 não foi diferente e trouxe mudanças significativas nas projeções matemáticas, especialmente para o Botafogo, que está cada vez mais próximo de encerrar um jejum de décadas no topo do futebol nacional.
BOTAFOGO COM TÍTULO QUASE GARANTIDO :
Com 78,1% de probabilidade de ser campeão, segundo cálculos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Botafogo consolidou sua posição após vencer o Palmeiras na chamada "final antecipada". Agora, basta um triunfo contra o Internacional e uma combinação de resultados para que a taça fique com o Glorioso já na próxima rodada. Caso empate, dependerá de uma vitória do Cruzeiro sobre o Palmeiras para confirmar a conquista.
CORINTHIANS E BAHIA AVANÇAM NA BRIGA PELA LIBERTADORES :
A rodada foi especialmente positiva para Corinthians e Bahia, que venceram seus respectivos jogos contra Criciúma e Cuiabá e aparecem com chances superiores a 80% de garantir vaga na próxima Libertadores. Por outro lado, o Cruzeiro viu sua chance de classificação cair para 32,6% após um empate com o Bragantino. Outros concorrentes, como Vitória, Grêmio e Vasco, seguem com chances matemáticas, mas enfrentam cenários muito adversos, com percentuais abaixo de 3%.

Jovem tem pé amputado após acidente causado por filho de apresentador do Caprichoso

Flávia está entubada e em estado grave

Foto : Reprodução 

Manaus (AM) – No domingo (1º), um grave acidente de moto em Parintins, interior do Amazonas, deixou três pessoas feridas e resultou na amputação de um dos pés da jovem Flávia Katarina, de 22 anos, estudante de Matemática da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), o acidente aconteceu no cruzamento entre as avenidas Amazonas e Paes de Andrade. Yonan dos Anjos, de 14 anos, filho do apresentador do Boi Caprichoso, Edmundo Oran, pilotava uma motocicleta modelo MT03 em alta velocidade e sem habilitação quando colidiu contra a moto onde estavam Flávia e sua amiga Gabriela Beatriz Miquiles, de 24 anos.
Com o impacto do acidente, Flávia sofreu fraturas múltiplas, traumatismo craniano, traumas no abdômen e a amputação de um dos pés. Ela está entubada e internada no Hospital Regional Dr. Jofre Matos Cohen em estado grave, sem condições de ser transferida devido à gravidade do quadro.

Foto : Divulgação 
Yonan sofreu contusões cerebrais, fraturas no rosto e afundamento do crânio em decorrência do acidente. Ele foi transferido de aeronave para Manaus, onde permanece internado em estado crítico. Gabriela, por sua vez, sofreu apenas escoriações leves e foi liberada após atendimento médico.
Flávia é natural de Barreirinha e reside na Casa do Estudante em Parintins, junto com sua amiga Gabriela, também atingida no acidente. O caso foi registrado na Delegacia Interativa de Parintins (DIP) e será investigado.
Edmundo Oran, pai de Yonan, estava de férias na Suíça com a esposa e retornou às pressas para acompanhar o estado de saúde do filho.

Presidentes russo e iraniano expressam apoio 'incondicional' ao regime sírio de Bashar al-Assad

Exército da Síria combate grupo rebelde desde ofensiva-relâmpago na semana passada em Aleppo e outras regiões do país.

Vladimir Putin discursa durante evento em sochi , em 7 de novembro de 2024 . 

O presidente russo, Vladimir Putin, e seu homólogo iraniano, Masud Pezeshkian, expressaram apoio "incondicional" ao regime sírio de Bashar al Assad, indicou nesta segunda-feira (2) no Kremlin, após a ofensiva de grupos rebeldes que arrebataram amplas áreas do norte do país.
Em uma ligação telefônica, os dois líderes expressaram “apoio incondicional às medidas tomadas pelas autoridades sírias legítimas para restaurar a ordem constitucional e a integridade territorial do país”, afirmou a presidência russa em um comunicado.Putin e Pezeshkian também enfatizaram a “importância de coordenar os esforços (...) com a participação da Turquia”, que apoia as facções rebeldes, disse o comunicado.
O regime sírio perdeu o controle total de Aleppo, a segunda maior cidade do país, pela primeira vez desde o início da guerra civil em 2011, depois que uma ofensiva relâmpago de grupos rebeldes desferiu um duro golpe no presidente Bashar al-Assad, informou uma ONG no domingo.
A aliança de milícias rebeldes dominada pelo grupo islamista Hayat Tahrir al Sham (HTS) lançou um ataque relâmpago na quarta-feira para tomar Aleppo, que deixou 412 mortos, a maioria combatentes de ambos os lados, mas também pelo menos 72 civis, informou o Observatório Sírio para os Direitos
Humanos (OSDH).

Mulher é encontrada morta dentro de casa , filho é o principal suspeito do crime

O jovem foi conduzido à delegacia de Breu Branco, onde foi detido e permanece à disposição da justiça.

Ela foi encontrada em cima de uma cama e apresentava diversos ferimentos pelo corpo , aparentemente golpes de facão .

Uma mulher identificada como Edilene Teixeira dos Santos foi encontrada morta dentro da casa onde morava na manhã de sábado (30), em Breu Branco, localizada no sudeste do Pará. A residência da vítima fica localizada na travessa Goiânia, no bairro Bela Vista. Ela foi encontrada em cima de uma cama e apresentava diversos ferimentos pelo corpo, aparentemente golpes de facão.
A Polícia Civil foi informada da morte por volta das 13h de sábado, após a PM receber a denúncia de familiares. O principal suspeito do crime é o próprio filho, Wesley Patrick Teixeira dos Santos. Ele afirmou à polícia que estava na residência e encontrou a mãe sem vida ao retornar para casa. No entanto, ele apresentou contradições no depoimento e apresentava várias lesões no corpo, como inchaço na mão direita e escoriações que levantaram suspeitas.
Vizinhos relataram ter ouvido gritos e sons de briga durante a madrugada. No local do crime, havia vários indícios que houve luta corporal, já que diversos móveis estavam danificados e a porta dos fundos estava derrubada. Durante a abordagem, Wesley admitiu ter consumido entorpecentes, afirmando o uso de maconha.
O jovem foi conduzido à delegacia de Breu Branco, onde foi detido e permanece à disposição da justiça.