Páginas

quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Pará assina acordo inédito e vende quase R$ 1 bilhão de créditos de carbono

Primeiro estado brasileiro a garantir financiamento da Coalizão LEAF, o Pará lidera a luta global contra o desmatamento e se prepara para a COP 30, consolidando sua posição na agenda climática internacional.Nesta terça-feira, 24, o Estado do Pará assinou um acordo histórico ao vender quase R$ 1 bilhão em créditos de carbono e garantir financiamento da Coalizão LEAF para apoiar seus esforços de redução do desmatamento e se tornou o primeiro estado no Brasil e o primeiro estado subnacional do mundo a garantir isso.Futura sede da COP 30 em 2025, o Pará (que tem 25% da Amazônia brasileira), celebrou o acordo com a Emergent, coordenadora da Coalizão LEAF, que prevê a compra de até 12 milhões de créditos de carbono florestal de alta integridade, gerados por reduções no desmatamento no Pará entre os anos de 2023 a 2026.

Mais de 200 pessoas presas aguardam audiência de custódia após briga entre torcedores, em Belém

Outros 32 adolescentes chegaram a ser apreendidos, mas já foram liberados.
Os 239 adultos presos na última segunda-feira (23) antes da partida do Paysandu contra o Sport de Pernambuco, em Belém, aguardam a audiência de custódia, informou a Polícia Civil nesta terça-feira (24). Outros 32 adolescentes apreendidos já foram liberados.Segundo a Polícia Civil, os 239 presos
foram encaminhados à Central de Triagem da Marambaia e, posteriormente, às unidades prisionais. A audiência de custódia vai confirmar ou não a manutenção das prisões.Durante coletiva de imprensa na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), o secretário Ualame Machado afirmou que eles devem responder por associação criminosa, lesão corporal e danos e até por corrupção de menores.

Suspeito de matar torcedor do Corinthians está entre os 239 presos após briga de torcidas em Belém


Patrick Luiz Dias da Costa chegou a ser preso em Maceió em 2023 pela morte de Rafael de Moura Merenciano, mas foi colocado em liberdade no decorrer do processo.
O suspeito de envolvimento na morte de um torcedor do Corinthians em abril de 2023 está entre os 239 presos na última segunda-feira (23), antes da partida do Paysandu contra o Sport de Pernambuco, em Belém.Segundo a Polícia Civil, Patrick Luiz Dias da Costa foi preso em flagrante pelos crimes de associação criminosa, tumulto desportivo, lesão corporal, dano e corrupção de menores.Patrick Costa, de 29 anos, é paraense e, segundo a polícia, faz parte de uma torcida organizada do Paysandu - maior time rival do Remo.Em 2023, ele chegou a ser preso em Maceió, estado de Alagoas, ainda durante as investigações.

Homem é morto após tomar arma e tentar matar policial durante abordagem em Oriximiná

Para conter o agressor, os policiais realizaram dois disparos. O homem foi atingido e, apesar de receber atendimento do Samu e ser encaminhado ao hospital, ele não resistiu aos ferimentos.Um homem morreu na manhã desta terça-feira (24), em Oriximiná, no oeste do Pará, após atirar contra um policial militar usando a própria arma do agente de segurança. O suspeito identificado como Edney Oliveira de Jesus, 45 anos, chegou a disparar duas vezes, mas os tiros atingiram o colete balístico do policial, evitando que ele fosse ferido.Segundo informações da Policia Militar, o caso aconteceu após chamada para atender uma ocorrência de desordem em um posto da Receita Federal. Edney teria se revoltado ao saber que a questão para a qual ele buscava atendimento, não poderia ser resolvida de forma presencial, porque dependia do envio pelo usuário, da declaração de imposto de renda, que estava pendente. Em um ataque de fúria, ele quebrou móveis e destruiu computadores da agência.

Condutor de transporte escolar carrega alunos no ombro devido seca que afeta o Rio Tapajós; VÍDEO


A crise hídrica afetou tanto o transporte fluvial, que muitas embarcações não conseguem mais alcançar as margens devido ao recuo das águas. seca extrema que atinge o Rio Tapajós tem trazido desafios para serviços essenciais na região, como o transporte escolar. Na comunidade de Boim, situada na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, em Santarém, no oeste do Pará, Lucenildo Lameira, colaborador da prefeitura, enfrentou dificuldades ao transportar alunos da comunidade de São Tomé para a escola.Em um vídeo, Lucenildo narra as condições críticas impostas pela seca enquanto carrega um aluno no ombro. “Tá sendo impossível vir de condução pra escola”, disse.

TSE aprova uso da força federal nas eleições em cidades de 12 estados

Militares irão atuar no primeiro turno, no dia 6 de outubro.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou na última terça-feira, 24, o envio de militares federais para realizar a segurança de locais de votação no primeiro turno das eleições municipais, que será realizado no dia 6 de outubro.Por unanimidade, os ministros aprovaram um pacote de 53 processos para garantir o envio de soldados das Forças Armadas para municípios dos estados de Tocantins, Piauí, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Ceará, Maranhão, Acre, Mato Grosso, Pará, Paraíba e Rio Grande do Norte.Durante a sessão, a presidente do TSE, Cármen Lúcia, destacou que a requisição de forças federais é um procedimento comum que ocorre em todas as eleições.