sexta-feira, 26 de setembro de 2025

PREFEITURA CONCLUI REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA DO PESCADOR

Com a revitalização, o local passa a agregar mais valor, proporcionando melhor experiência para quem a utiliza.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), concluiu, nesta sexta-feira, 26, a revitalização da Praça do Pescador, um dos principais cartões postais e espaços de convivência da cidade. 
A ação incluiu pintura, recuperação dos bancos, poda de árvores, paisagismo, reparo dos brinquedos, melhorias nos canteiros, modernização da iluminação em LED, além da conservação das lixeiras e monumentos presentes no local.
O objetivo da intervenção é valorizar o patrimônio público e proporcionar à população e aos visitantes um ambiente mais bonito, agradável e acolhedor.
Um dos pontos que está sendo muito elogiado é a volta do chafariz que faz parte do cenário da praça. 
Após um período de inatividade devido a problemas técnicos, o chafariz foi reativado, trazendo de volta um dos atrativos turísticos do Município. 
A estrutura estava fora de operação devido a diversas falhas, principalmente elétrica.
Com a volta do funcionamento, a Prefeitura projeta um aumento no fluxo de visitantes à praça, contribuindo para o fortalecimento do comércio local e a valorização do centro da cidade.
“O espaço está novamente disponível para as famílias, oferecendo mais uma opção de lazer ao ar livre, tornando o local mais acessível e agradável para o público. 
Com a reabertura, a comunidade sem dúvida celebra a volta de um espaço querido para momentos de descanso e socialização”, destacou o titular da Semap, Bruno Costa.
Outra estrutura que recebeu atenção especial foi o Monumento "São Pedro de Remo”, o padroeiro dos pescadores, obra estrutural de Renato Sussuarana e executada por Laurimar Leal.
Sobre as mãos do artista plástico da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), Maelson Rocha e orientação de Renato Sussuarana, um trabalho minucioso para recuperar o que o tempo desgastou e a ação do homem depredou foi realizada.
O Artista Plástico Renato Sussuarana, responsável por grande parte do acervo cultural do Baixo Tapajós, relata que a praça guarda um importante valor histórico.
“Mais do que o resgate da história, com a reforma da praça, temos que pensar na sua ressignificação. 
Restaurar esse monumento não é apenas olhar para o passado, mas também atentar para o nosso presente. 
Por meio desse trabalho queremos dar mais vida ao monumento, buscando a fidelidade de sua originalidade”, disse.

A Praça do Pescador foi inaugurada em 1971 e celebra a cultura ribeirinha e a ligação da cidade com o rio. 
A Praça funciona como um "cartão postal" de Santarém, conectando o passado da cidade à sua realidade atual, através da celebração da cultura local e da memória ribeirinha.
Projeto de recuperação de praças continua no município
Após recuperar e entregar a Praça Fortaleza do Tapajós, 7 de Setembro em Alter do Chão, Elias Pinto e agora a do Pescador, o cronograma de serviços segue na área central. 
A próxima beneficiada é a Praça Mimi Paixão.
As ações de revitalização continuarão ao longo de 2025 de forma gradativa. 
Ao todo, 23 praças serão totalmente recuperadas.
Evento marca entrega da Praça
Para celebrar a entrega da Praça do Pescador completamente revitalizada, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), realiza neste sábado, 27, a partir das 18h, uma programação especial no logradouro público.
Como parte das comemorações, será promovida a edição especial do projeto circuito “Cultura na Praça”, com uma ampla programação cultural e artística aberta ao público.
Fonte : Portal Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.