Com mais de 700 mil atendimentos na Usina da Paz e obras históricas de saneamento, o bairro mais populoso de Belém celebra 298 anos com avanços em cidadania e infraestrutura
Moradora do Guamá, em Belém, há 40 anos, a dona de casa Dedé Ferreira celebra os avanços obtidos pelo bairro nos últimos anos, sobretudo nas áreas de cidadania, infraestrutura, saneamento e educação, viabilizados por investimentos do governo do Estado.
Na semana de aniversário de 298 anos do Guamá, fundado em 8 de fevereiro de 1728, as entregas recentes ganham destaque.
“Eu amo o Guamá, sou apaixonada por esse bairro e, principalmente, por esse espaço que é a Usina da Paz.
Posso dizer que espaços como esse promovem transformações reais de vida, sentimos, no dia a dia, mais segurança e conseguimos ter acesso a serviços que antes tínhamos muita dificuldade.
Toda vez que vejo a notícia de que uma nova Usina será entregue, eu fico muito feliz, porque sei que a população daquele lugar vai ser muito beneficiada, como nós somos.
Só temos a agradecer por esse investimento”, diz.
Mais de 700 mil atendimentos foram realizados na UsiPaz do bairro, de janeiro de 2023, quando foi entregue, a dezembro de 2025, segundo o Núcleo de Articulação e Relações Institucionais (Nari), da Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac).
“Há três anos, jogo futebol, frequento a biblioteca e a sala de computação na UsiPaz.
É um espaço que já me ajudou bastante e outras várias pessoas do bairro, principalmente, crianças, jovens e idosos.
Sinto que o Guamá vai crescendo e as pessoas que moram nele também vão”, assegura.
Entre os principais investimentos já entregues no bairro, realizados pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), estão: macrodrenagem do Canal do Tucunduba e da Mundurucus; entrega de 448 unidades no Conjunto Habitacional Riacho Doce; Mercado da Farinha; Complexo do Guamá; e mais de 10 km executados pelo programa “Asfalto Por Todo o Pará”.
“O Guamá é o bairro mais populoso de Belém e segue tendo a atenção do governo do Pará em obras que envolvem infraestrutura, moradia, saneamento e mobilidade urbana.
Além dos serviços de pavimentação de vias, essenciais para garantir dignidade às pessoas que deixam de sofrer com a lama e a poeira. Recentemente entregamos, em parceria com a prefeitura, o Mercado da Farinha e o Complexo do Guamá, dois importantes equipamentos públicos que proporcionam um ambiente adequado para o trabalho dos permissionários e melhor acesso à população, promovendo a geração de emprego e renda no bairro”, assegura o titular da Seop, Ruy Cabral.
Educação
Em 2025, foi entregue ao bairro a nova Escola Estadual Paulo Maranhão, resultado de um investimento de R$ 8,3 milhões, que reafirma o compromisso do governo do Estado com a melhoria da infraestrutura e da qualidade do ensino público da capital.
A unidade atende cerca de 400 estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, na modalidade de tempo integral.
“Os investimentos do Estado, seja na Usina, dando oportunidades de acesso a atividades que não teríamos condições de custear, como o ballet da minha filha, seja a reestruturação da feira do Guamá, seja o fim de alagamentos em muitas áreas, o Guamá avança e a qualidade de vida da população também.
Estamos vivendo um momento de muita alegria com o olhar do governo do Estado”, finaliza a empreendedora Camila Guimarães, moradora do bairro desde que nasceu.
Fonte : Agência Pará
Blog do Xarope via Agência Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.