sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

SESPA REÚNE GESTORES MUNICIPAIS PARA APRIMORAMENTO DOS FLUXOS DO SUS

Comissão Intergestores Bipartite (CIB) se reuniu na Secretaria de Estado de Saúde Pública, em Belém, e abordou as responsabilidades das três esferas
Mesa oficial da primeira reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) no ano de 2026
“União entre o governo do Estado e os municípios pelo bom funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Pará” foi a principal mensagem que o secretário de Estado de Saúde Pública, Ualame Machado, deixou durante a primeira reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada, nesta quinta-feira (05), no auditório da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Evento contou com a presença dos gestores e profissionais
de saúde estaduais e municípios
Foi a primeira vez que o titular da Sespa participou de reunião desse colegiado paritário de negociação e pactuação no SUS, formado por gestores da Sespa e secretários municipais de Saúde. 
Ele presidiu a reunião ao lado da presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-PA), Jucineide Barbosa, que é secretária de Saúde de Breves.
Também compuseram a mesa oficial o secretário adjunto de Gestão de Politicas de Saúde, Ivison Carvalho, e o secretário adjunto de Gestão Administrativa, Paulo Lima.
É na CIB que são deliberados os aspectos operacionais, financeiros e administrativos da gestão compartilhada do SUS no Pará. 
As principais funções da comissão são adequar as normas nacionais de saúde à realidade estadual, decidir sobre financiamento, aprovar projetos de investimento e organizar as redes de atenção à saúde, assim como avaliar o cumprimento dos pactos de gestão e resultados, garantindo a operacionalização do SUS em nível estadual e municipal.
Ualame Machado se apresentou e disse que dará continuidade ao trabalho que já vinha sendo realizado pelas gestões anteriores. 
“Eu não vou fazer cirurgia, não vou clinicar, mas eu tenho que dar condições para que quem vai fazer consiga realizar o trabalho lá na ponta. 
Secretários Ualame Machado e Ivison Carvalho com gestores
e servidores estaduais e municipais de saúde
E a vantagem que eu vejo de não ser da área talvez seja o fato de que eu não tenho preconceito algum, pré-concepção de nada, de uma área, uma especialidade ou de algum tipo de serviço prestado pelo SUS”, declarou.
O secretário reconheceu que quem sente e recebe as maiores críticas é quem está na ponta do serviço, no caso os municípios, e como o secretário estadual, colocou-se à disposição para trabalhar em conjunto com as prefeituras, lembrando que o SUS é formado pelas três esferas de governo. 
Jucineide Barbosa preside o Conselho de Secretários Municipais
de Saúde (Cosems - PA) : "Temos de estar juntas nesta luta" .
disse ela , referindo - se á necessidade de união de todas as feras
no campo da saúde pública .
“Como o sistema é único, precisamos estar em sintonia, Municípios, Estado e União, para que a gente possa entregar o melhor serviço à sociedade”, afirmou o titular da Sespa.
Ualame Machado propôs a descentralização das reuniões da CIB, para que seja realizada de forma intercalada entre a capital paraense e uma Região de Saúde, para que ele possa conhecer a realidade e as peculiaridades de cada região. 
“Isso é importante porque em cada região do estado, há demanda e uma carência específica”, observou.
Ualame Machado concluiu dizendo que sua gestão, juntamente com as gestões municipais, vai eleger e trabalhar em cima das prioridades.
A presidente do Cosems-PA, Jucineide Babosa, deu as boas-vindas ao titular da Sespa e aos secretários adjuntos e agradeceu pela reunião que antecedeu a CIB, por ter sido uma oportunidade de o Cosems apresentar algumas pautas importantes do dia a dia dos gestores de saúde. 
“Então, em nome dos 144 municípios, desejamos muito sucesso. Precisamos de vocês e que estejamos juntos nesta luta”, concluiu a presidente do Cosems.
Em seguida, os secretários adjuntos Ivison Carvalho e Paulo Lima se apresentaram e também se colocaram à disposição dos gestores municipais na Sespa.
Pauta da CIB – Na reunião desta quinta-feira, além das homologações de resoluções, houve habilitação de serviços, apresentação dos seguintes assuntos: Avanços da Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador no ano de 2025; Situação Epidemiológica das Arboviroses no Estado do Pará e Diretrizes para 2026; Calendário das Atividades de Monitoramento por Ovitrampas; Programa Aqui Tem Especialidades; Resultados dos Indicadores do Componente Qualidade do Cofinanciamento Federal no Estado do Pará; e Campanha de Vacinação contra a Influenza.
Fonte : Agência Pará
Blog do Xarope via Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.