sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

TRE VAI REDESENHAR MAPA DAS ZONAS DE VOTAÇÃO EM SANTARÉM PARA ELEIÇÕES 2026

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Pará deu o primeiro passo oficial para alterar a organização das votações em Santarém, o 3º maior colégio eleitoral do estado. 
Fórum Eleitoral em Santarém: novo mapa eleitoral. Foto: Google Views
Através de portaria, publicada nesta quinta-feira (5), a presidência do órgão autorizou a liberação de recursos para uma revisão completa da divisão geográfica das zonas eleitorais do município.
Atualmente, Santarém é dividida em três zonas: a 20ª, a 83ª e a 104ª. O trabalho autorizado consiste em “delimitar” novamente os espaços de atuação de cada uma delas. 
Na prática, o tribunal vai reavaliar quais bairros e comunidades rurais pertencem a qual zona eleitoral.
Por que a mudança do TRE?
Embora o documento não detalhe as motivações políticas, esse tipo de revisão técnica ocorre quando há um desequilíbrio no número de eleitores. 
Com o crescimento acelerado de novas áreas urbanas em Santarém e a expansão de vilas na região do Eixo Forte e rios, algumas zonas acabam ficando sobrecarregadas, o que gera filas e dificuldades logísticas no dia da eleição.
Para executar esse “novo mapa”, o TRE-PA designou um servidor específico e liberou um adiantamento de fundos para custear vistorias e análises técnicas em campo. 
O objetivo é que a nova estrutura já esteja em vigor para o pleito de 2026, quando os paraenses irão às urnas para escolher Presidente, Governador, Senadores e Deputados.
O que muda para o cidadão?
A alteração é administrativa, mas tem efeitos diretos na vida do eleitor. 
Com a nova delimitação, é possível que milhares de moradores de Santarém tenham seu local de votação alterado ou passem a pertencer a uma zona eleitoral diferente, mesmo sem terem mudado de endereço.
Para os partidos políticos e candidatos, a mudança também exige atenção: a estratégia de fiscalização e o acompanhamento da apuração dependem de como as seções estão distribuídas geograficamente.
Próximos passos
A decisão agora segue para a fase de execução técnica. 
Após o estudo de campo e a definição do novo perímetro de cada zona, o TRE deverá realizar uma ampla campanha de comunicação para informar os moradores de Santarém sobre as possíveis mudanças em seus locais de votação.
A medida reforça a preparação antecipada da Justiça Eleitoral para garantir que a infraestrutura de votação acompanhe o crescimento populacional de uma das regiões mais estratégicas do estado.
Fonte : Blog do Jeso
Blog do Xarope via Blog do Jeso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.