quinta-feira, 29 de setembro de 2011


Represália
Prefeita de ALTAMIRA vira a CASACA e pede paralisação de BELO MONTE  

“ Odileida teria ficado revoltada com as empresas Norte Energia e da Aletrobrás que não estão lhe repassando benefícios. Daí da represália

Odileida: Não se decide pra onde ir...
A pedido da prefeitura de Altamira a justiça federal através do Ministério Público federal paralisou nesta quarta feira 28 as obras de Belo Monte. Em uma carta enviada para as autoridades MPF, Justiça federal e para a presidenta da República Dilma Rouseff a prefeita Odileida Sampaio (PSDB) pediu a paralização das obras alegando a falta de cumprimento das condicionantes, afirmando que o que foi prometido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em visita a Altamira em junho de 2010 não foi cumprido.
A prefeita alega também o caos social que vive o município com o aumento de 20% da população pela corrida de Belo Monte.
Contra ponto: Na noite de 27/09 a prefeita Odileida Sampaio esteve presente em uma reunião de confraternização realizada pelo Forte Xingu no Centro Empresarial de Altamira, onde estiveram presentes representantes da Norte Energia e da Aletrobrás, na ocasião foi mostrado através de vídeo o andamento das obras e os investimentos feito pela NESA na região, na mesma reunião jantar a prefeita usou a palavra e elogiou a Norte Energia pelos investimentos que vem fazendo em Altamira e na região. No entanto, é no mínimo contraditório a denúncia feita pela gestora as autoridades. Em quem acreditar? Uma hora ela é forte defensora de Belo Monte outra hora se posiciona contra. Que indecisão!
É fato que Altamira é o município que mais está sendo beneficiado com Belo Monte em relação aos outros municípios da área de influência. Obras de reforma, construção e ampliação de escolas, postos de saúde, são obras que estão em construção pela NESA, doação de duas mil toneladas de asfalto, obras que inclusive estão beneficiando empresas de apadrinhados políticos da prefeita em acordo com o chefe de gabinete da prefeitura que é marido dela.


A sinalização do trânsito em Altamira foi feito pela NESA, doação de máquinas, quites para combate a malária, cursos de capacitação, das 2 500 pessoas que já estão trabalhando na obras, 1.500 é de Altamira, as outras mil é de municípios da região e pessoas vindas de fora. A Norte Energia tem feito mais em Altamira do que o governo da atual prefeita que está a quase 7 anos no Poder e nada fez que contribua com o desenvolvimento do município.
Numa reunião de prefeitos em Altamira por ocasião dos cursos que estão sendo aplicados pela escola de Governo EGP, em seu discurso a prefeita disse que estava impossibilitada de recuperar estradas e vicinais por falta de máquinas e combustível, mas onde estão as máquinas da prefeitura e inclusive as novas doadas pela Norte Energia , estão servindo as fazendas dos apadrinhados políticos com vista grossa dos vereadores? e os 300 mil litros de combustíveis doados também pela Nesa e entregue através do Consórcio Belo Monte. Onde está o MPF federal e estadual que não fiscaliza a prefeitura de Altamira.
Durante esses quase 7 anos de mandato deste governo do PSDB em Altamira o município tem tido um grande retrocesso no seu desenvolvimento. Ultimamente a população chama a Norte de Energia de prefeita de Altamira, porque todas as obras e serviços que estão sendo feitas é pela NESA, ainda falta muito para cumprir as condicionantes, mas é verdade que as obras em andamentos no município é de realização da empresa. De acordo com informações da empresa as condicionantes vão acontecendo de acordo com a realização do empreendimento.
Acreditamos que a motivação da denuncia é porque a NESA não está passando os recursos para a Prefeitura administrar, a prefeitura apenas indica a empresa construtora, São indicadas as empresas dos apadrinhados políticos que repassam 15% do valor da obra para o fundo de campanha eleitoral do ano que vem. Infelizmente o que está se vendo em Altamira não é uma corrida para beneficiar a população como um todo, é apenas para beneficiar grupos políticos em benefício próprios.
Ultimamente não há em Altamira nenhum investimento por parte da prefeitura para geração de emprego e renda, parece que tudo agora quem tem que fazer e resolver é a Norte Energia, onde está sendo aplicado os recursos da prefeitura? A população precisa saber.
Seria necessário que o Ministério Público federal e estadual fizessem uma verdadeira devassa nas contas da prefeitura de Altamira para esclarecer esses questionamentos para a população, os recursos continuam caindo normalmente todos os meses nas contas da prefeitura.

Um comentário:

  1. A prefeita está parecendo filha de pomba gira nesta foto, Xaropinho!

    ResponderExcluir

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.