quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Exclusivo:Diretora da SESPA Eliane Miranda acusada de desvio de verbas e outras falcatruas


Da redação do Blog do Xarope
No mesmo dia (25.02.2012) em que o médico Edson de Araújo Alves Ferreira foi exonerado do cargo de diretor da SESPA em Santarém, outra portaria nomeava novamente a farmacêutica bioquímica Eliane Caldas Miranda pra o cargo. Ela é filiada no PSDB, partido do governador Simão Jatene e do atual prefeito Alexandre Von, e que ainda tem o deputado federal Lira Maia como padrinho.  

Ela divide opiniões na mídia. Uma hora é a competente diretora, mas outra hora está às voltas com denuncias de desvios de verbas e improbidade administrativa. Há alguns anos atrás, teve inclusive a Policia Federal praticamente acampada na secretaria investigando várias denuncias sobre sua administração, mas parece que sem resultados nenhum.


Eliana Miranda com o secretário de Saúde do Estado Hélio Franco

AGORA outra denuncia vem à tona novamente colocando em xeque a honestidade da atual diretora Eliane Caldas Miranda. Um grupo de funcionários organizados e marginalizados por ela resolveu abrir a boca e contar o que vê lá dentro da SESPA. De posse de um calhamaço de notas, relatórios e comprovantes de despesas, confirmam que Eliane não está brincando de diretora não. “Ela quer mesmo é ficar rica aproveitando o dinheiro público, se ainda não está”, diz um deles.

Não vamos divulgar os nomes de ninguém para evitar retaliações dentro da instituição. Afinal dizem que ela não perdoa quem não está do seu lado, inclusive agindo com truculência. Suspeitam que Eliane Miranda venha agindo de má fé, “fazendo absurdos dentro do 9º Centro Regional de Saúde (SESPA), em Santarém e região”. O grupo que esteve no QG DO XAROPE conta que em novembro do ano passado foi feita uma compra de material de expediente no valor de 200 mil reais. Apenas 50% desse material foram entregue à senhora Maria da Silva (nome fictício) do almoxarifado que segundo as denuncias é conivente da diretora com as falcatruas realizadas por lá. A outra metade (50%) foi repartida entre duas assessoras de confiança de Eliana Miranda que fazem parte do grupo de apoio da diretora. Esse material teria sido comprado inclusive em Belém sem licitação pelas acima citadas.

Hoje muitos por lá, não tem sequer sabão para lavar as mãos de tão imunda que estão. Os banheiros sem manutenção, e pior, sem papel higiênico.

Contam ainda que funcionários ligados diretamente à diretora vez ou outra, recebem diárias e mais diárias de viagens que nunca são realizadas. “Somente no papel, sendo que os valores em espécie sempre caem na conta deles, enquanto outros que realmente viajam e não recebem sequer ajuda de custo”, dizem.  

Funcionários denunciantes afirmam que estranham sobre o porquê que até hoje ela ainda não foi punida por falcatruas denunciadas. “a gente acha que ela tem o poder de persuasão tão grande que acaba convencendo os demais de que ela não fez aquilo. Ou ela compra o pessoal, como sempre costuma fazer. Pois dinheiro é o que não falta na SESPA”, desabafa um deles.

Informam que são, ao todo, vinte e sete contas bancárias que movimentam o dinheiro enviado pelo Mistério da Saúde para a manutenção dos programas de saúde nos municípios da região Oeste do Pará, sendo que o menor valor às vezes chega em torno de 500 mil reais. Dinheiro este que duvidam que esteja senda sendo aplicado corretamente. “A assessoria técnica os 19 munícipios reclama da falta, além de que a capacitação que também é responsabilidade da SESPA faz três anos que não acontecem sequer um evento”, reclama.

Diz também que um bloco de denuncias foi entregue a um candidato a vareador do PT pelos funcionários revoltados com a atitude de improbidade dentro do órgão, mas este teria se apropriado do material e acabou recebendo ajuda financeira para sua campanha derrotada nas ultimas eleições.

Muitas denúncias já foram feitas. Mas, “as auditorias nunca são concluídas”, denuncia outro, “ou ela aborta ou suborna” completa. Enquanto os programas de saúde não acontecem por falta de recursos como sempre alega a diretora. Igualmente, eles reclamam dos maus tratos expelidos pelo estresse diário que é conviver com a diretora, sofrido pela maioria dos funcionários que já não aguentam mais tanta “sacanagem” praticados por ela, segundo as denuncias.  
Eliana Miranda não foi encontrada para se defender das acusações feita contra sua pessoa.

4 comentários:

  1. Xaropoe, tudo isso que foi publicado por vc é a pura verdade, ainda faltaram muitas falcatruas que não fora ditas, como por exemplo, no carnaval de 2013 foi alugado uma caminhonete, mas esse carro nunca apareceu na SESPA, sem necessidade pois o orgão tem varios carros, e outra é o com relação ao dinheiro de passagens de TFD, se o Ministerio Publico investigar vai encontrar muita coisa tenebrosa.

    ResponderExcluir
  2. É realmente a dra.Eliane do 9º SESPA, hoje ela so quer saber do bolso dela, pois as unidades onde a mesma é resp0nsável estam abandonadas, um exemplo é a antiga URE's, pois inventaram um convênio com a UEPA, e apartir dai a mesma lavou as mãos e não quer saber mais da unidade, no entanto ela já esqueceu que na ures só tem funcionário da sespa e que ela querendo ou não a unidade é sim de sua responsábilidade, pois ela é ou não é Diretora de uma regional, o que não é justo as unidades e os funcionários estarem mendigando luvas, alcool, e material de laboratorio para trabalharem. eu sou funcionario que entrou recente na sespa, imagine a opinião dos funcionarios mais antigo ?

    ResponderExcluir
  3. xarope, a vida dela hoje é distratar os funcionarios e cuidar do bolso dela, alem de tudo isso a mesma está envolvida com um grupo que cobra assessoria nos municipios, uma diretora de uma regional de saúde jamais deveria participar de tal ilicito, pois é um dos papeis de uma regional é assessorar e dar sempre apoio tecnico a todos os municipios.

    ResponderExcluir
  4. isso com certeza é verdade, sem contar que o seu grupo de trabalho se consideram estrelas, vivem constrangindo e ameçando os novos funcionários, forçando os mesmos a fazerem o que eles querem, com a desculpa de que estão em estágio probatório, que podem ser exonerados a qualquer momento, infelizmente passei por uma situação dessa e fui ameaçado de ser demitido, como preciso desse trabalho tive que ficar calado.

    ResponderExcluir

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.