domingo, 24 de março de 2013

: QUAL É A POLÍTICA CULTURAL DOS TUCANOS?



 “Santarém, Santarém da Conceição / Do primeiro festival da canção..." Este trecho da música de autoria do Mestre Laudelino Silva, revela a grande predestinação de Santarém, a Pérola do Tapajós, pelos festivais de música popular. Porém a gente toma um susto ao perceber que nos oito anos do Governo Maria do Carmo do PT, não houve nenhum festival de música popular aberto ao público em geral.
Por Nelson Vinencci
Todos sabem que Cultura não é prioridade de nenhum governo, pois não enche barriga de ninguém, além de dar muita dor de cabeça aos políticos, pois artista é “pedichão”, reclama de tudo, quer tudo de graça e adora criticar se algo deu errado, tudo o que a politica odeia, então política cultural é coisa distante de qualquer prioridade de governo, e por ser segundo plano não tem dinheiro para investimentos sérios.
Acompanhei o Governo petista da Maria do Carmo e apesar de ser músico e compositor de festivais, tive que concordar com o Everaldinho, Secretário de Planejamento do Governo Maria, que resolveu transformar os festivais tradicionais de música popular, em um projeto mais interessante e necessário, pois seria muito idiota da minha parte, ignorar uma atitude como essa, que beneficiou justamente quem mais precisava.
O projeto Arte Na Escola que o PT implantou no município, foi um sucesso absoluto. Entre os itens do Projeto, um contemplou os Festivais de músicas nas escolas municipais, que revelaram astistas mirins das periferias, mostrando para os santarenos uma nova realidade cultural - centenas de crianças artistas, pobres sem nenhuma condições de incentivo para que demonstrassem seus talentos, pois o Projeto veio como a salvação.
Fui jurado de uma finalíssima na Praça São Sebastião, chorei ao me ver ali naquele palco na figura de meninos se apresentando, verdadeiros artistas, titubeando nas armadilhas da arte de cantar e tocar, aprendendo e descobrindo o que um dia alguns irão fazer definitivamente em suas vidas -, o público vibrante torcendo pelos pequenos um espetáculo de cidadania e de responsabilidade social, um sucesso.
Saí dali convencido de que não deveria ter festivais de música popular para adultos, pois seria dinheiro investido em benefício de muito pouca gente, artistas já consagrados e encaminhados na vida, diferente do 'Arte na Escola', que vai na raiz da cultura, pegar o artista ainda aflorando para a vida e lhe dar a chance de mostrar essa coisa inexplicável que nasce em muito pouca gente deste mundão de meu Deus - a arte.

Assim o Governo Maria do Carmo fez com muita competência nos oito anos os festivais de música em Santarém - as eliminatórias nas escolas selecionavam os melhores mirins no palco, que disputavam uma finalíssima em praça pública com uma banda base, som de qualidade, público presente em massa, tudo o que um artista de verdade sonha, acontecia no Arte da Escola.
Posso afirmar aqui sem medo de errar, que o Projeto é excelente, mas cometeu um erro crucial, erro primário que acontece em todos os festivais de músicas em Santarém - foi muito mal divulgado para o cidadão santareno, que a grande maioria do povo nunca soube disso, nem que acontecia estes magníficos festivais, a política de marketing do PT foi péssima, para ser mais direto, uma merda!
Talvez por essa razão o povo santareno não viu muita coisa que o Governo Maria fez e resolveu trocar o PT pelos tucanos, agora estamos inaugurando outra época com novas possibilidades e novos rumos da política cultural. Conheço o Nato Aguiar, meu irmãozinho de shows, bares e trabalho sério, uma das pessoas mais corretas que já tive a oportunidade de conhecer, além de seu indiscutível talento.
Nato me disse que vai resgatar os grandes festivais de música de Santarém, além de cumprir na risca o calendário cultural que o município tem como bíblia cultural - a Secretaria de Cultura é obrigada a cumprir os eventos que são considerados patrimônios da cidade, e são muitos, Sairé, feiras, datas comemorativas, uma porção de festas e comes e bebes, até o reveillon do povão, tudo está na alçada da Cultura.  
Ainda é cedo, todo novo secretário que entra em governos municipais Brasil afora, já entra tendo que encarar a realização do Carnaval, o maior evento de massa dos brasileiros, então não dá tempo para explicar nada, por isso não temos ainda definido um rumo na cultura de Santarém, pois somente no fim do ano vamos talvez ter a oportunidade de saber. Mas deixo aqui o meu questionamento: QUAL É A POLÍTICA CULTURAL DOS TUCANOS?  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.