segunda-feira, 3 de junho de 2013

Donos de barracas culpam governo municipal pelo abandono da praça Tiradentes

Por Marcos Santos
Apontados como responsáveis pela depredação da praça Tiradentes, localizada na avenida Tapajós, os donos de barracas se defendem e culpam a Prefeitura pela situação caótica em que se encontra aquele logradouro público. Há 12 anos que os comerciantes ocupam aquele lugar de maneira indevida, causando incômodos aos moradores. Durante este período, o Poder Público jamais providenciou um ambiente apropriado para alojar esses trabalhadores. A presença das barracas gera inúmeros transtornos à vizinhança, que se queixa que esses estabelecimentos atraem marginais, bêbados, viciados e traficantes, que passaram a usar a praça como ponto de venda e consumo de drogas. 
 De tanto insistir, a associação de moradores conseguiu na Justiça a desocupação da praça. Os donos de barracas têm até o próximo dia 30 de junho para deixarem o lugar. Caberá a Prefeitura cumprir a ordem de desapropriação. Eraldo Vinhote, representante dos barraqueiros, reclama da falta de empenho do Poder Público em tentar amenizar o drama dos trabalhadores. 

Por exemplo, segundo ele, até o momento o governo municipal não ofereceu um novo espaço para que essas pessoas sejam devidamente alojadas e continuem a exercer seu trabalho. Ele diz que a culpa pelo dano ao patrimônio público é da Prefeitura, que não zela pelo local. 
Em 2008, a associação de moradores acionou a Justiça para que a Prefeitura desapropriasse o espaço que foi ocupado em 2001 por barraqueiros. Na época o gestor público era Lira Maia que, para liberar a antiga praia da Vera Paz para a instalação do Porto da Cargill, permitiu que as barracas fossem construídas provisoriamente ao redor da praça Tiradentes.
O comerciante sugeriu que todos os ocupantes da praça Tiradentes sejam transferidos para às proximidades do novo porto que está sendo construído no bairro da Prainha. A Prefeitura ainda não se posicionou sobre o pedido feito pelos barraqueiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.