domingo, 2 de junho de 2013

E o pai virou padrasto, Icmbio sob suspeita em Belterra

"IBAMA cobra taxa na Flona, mas o povo não sabe onde os recursos vão parar, nem onde são aplicados". 
Agência de Notícias Xarope News
 Cerca de 70% da área territorial do município de Belterra estão registradas como área de preservação ambiental, o que dificulta a instalações de grandes empreendimentos industriais. Recentemente uma grande indústria de cimentos, (Nassau), esteve a poucos passos para fechar negócio que possibilitaria não apenas a instalação da indústria, consequentemente a geração de centenas de empregos, diretos e indiretos. Infelizmente o fato, que seria de grande importância para a economia do município, não aconteceu. A indústria não foi instalada em Belterra, por que a área escolhida para sua instalação simplesmente pertencia á União, ou seja, registrada como área de preservação ambiental.
Em contrapartida a esse impasse, existe um fato interessante; a partir do momento em que parte do município é considerada área de preservação ambiental, a educação e a saúde públicas deveriam ser bancados pelo governo federal, não pelo município, como acontece na prática.
Para entrar na Flona, os próprios moradores de Belterra são obrigados a pagar uma taxa de R$ 5,50 reais por pessoa, um absurdo. Pior ainda é que nem mesmo os vereadores do município não sabem a destinação que é dada ao recurso que é recolhido pelo Icmbio, órgão ligado ao IBAMA.  A equipe da revista AGORA soube que muitos vereadores já fizeram pedido para saber a procedência deste dinheiro arrecadado, mas nada obtiveram e resposta por parte do IBAMA, nem outro órgão federal qualquer ligado ao meio Ambiente. “Dizem que este recurso vai para o governo federal e volta, mas a gente não viu nada de benefício ainda”, disse um vereador que por motivos óbvios não quis se identificar.
Através do legislativo municipal, vários pedidos são feitos á prefeitura de Belterra sobre o assunto, sobre a destinação do dinheiro pago ao IBAMA, “para onde vai? De que maneira é usado? Por que então este recurso não volta em forma de ajuda para o município?” Mas nada foi  esclarecido sobre o estranho fato da arrecadação federal dentro da área territorial belterrense.
Cansado da exploração por órgão federal, os vereadores pediram uma reunião com os representantes do IBAMA, mas até hoje não conseguiram mobilizar nem agentes do Icmbio, muito menos do IBAMA para esclarecer a situação.
Se a área pertence de fato e de direito á União, por que então o governo federal não assume o ônus dessa situação? Esta é a pergunta frequente, que é feita por vereadores e o povo belterrense, que sente na pele o drama de ter o governo federal como principal entrave de seu desenvolvimento econômico e social. Um caso de paternidade, onde o governo federal deveria ser o responsável, não o algoz. E o pai virou padrasto.

3 comentários:

  1. Santa ignorancia Hiromar Cardoso, não seja leviano e irresponsáveis em suas palavras. Não sie porque vou perder meu tempo com uma criatura gnorante como vc, mas vou falar.tenho uma pergunta para o senhor:

    o recurso que é destinado para o municipio de belterra, através do FPM, vc sabe o valor e porque desse valor?:
    vou tedar uma luz cidadão. quando é calculado o valor leva-se em consideração o tamanho do municipio e a densidade populacional,( ou seja se belterra recebe tantos milhoes é porque é levado em conta os moradores da flona, e que não são pouco) agora porque a Prefeitura e o legislativo de belterra querem excluir os moradores da Flona que votaram neles ( ouviram promessas)? afinal se vem valor 10.000,000,00 é porque a conta foi feita com esse moradores, belterra quer ganhar muito com o FPM valor tambem dos moradores da flona e não quer repassar recurso que são deles por direito...isso sim é absurdo.

    Vou lhe dizer uma coisa só pra vc medir o tamanho de su ignorancia, o que que o IBAMA tema ver coma Flona do Tapajós?

    em vez desses vereadore " vagabas" de belterra procurarem uma estratégia de reter recurso em belterra, ficam enrrolando o povo com idiotíçe...vão se passar quatro anos enada de se conseguir isso, sabe porque? porque nada doque ta sendo feito na flona do tapajós é ilegal...é apenas ignorancia pura de pessoas como vc...Outra pergunta, vc como eleitor de belterra ( imagino que sim) ja cobro iniciativa do governo e do legislativo para se ter uma agencia da caixa economica e uma do banco do brasil em belterra?..com certeza não, sua visão é limitada..
    hj belterra possui mais de 3 mil aposentado que tem que vir p santarém receber seu dinheiro e gastar aqui ( deixando o dinheiro neste município) e agora vem uma cambada de vereadores vagabas, reclamar que aculpa é da união por o municipio não ter dinheiro...se não circula dinheiro nesse municipio a culpa é do legislativo e executivo que são uma cambada de ignorantes

    ResponderExcluir
  2. Se eu fosse o IBAMA processava esse blog por expor o noem do instituito indevidamente...nada o IBAMA tem a ve com a FLONA do Tapajós, burrice pura desse povo que escreve asneira

    ResponderExcluir
  3. Prezado "Xarope",

    Você precisa estudar mais sobre o assunto antes de emitir opiniões tão levianas.
    Incialmente, há de se dizer que o ICMBio é uma Autarquia Federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e não ao IBAMA que também é uma Autarquia Federal vinculada ao MMA, ou seja, são equivalentes na administração pública indireta.
    Além disso, a taxa de entrada recolhida na Floresta Nacional do Tapajós é prevista em Portaria do ICMBio e TOTALMENTE amparada pela legislação ambiental, já visitou o Parque Nacional de Fernando de Noronha ou de Iguaçu?Se você for visitá-los, verá que também pagará uma taxa de visitação, igualmente na FLONA do Tapajós. Essa taxa cobrada em Parques Nacionais e outras Unidades de Conservação Federais abertas à visitação são recolhidas por meio de Guia de Recolhimento da União e vão para os cofres públicos assim como outras taxas federais, portanto, você deveria questionar todas as outras taxas que tem o mesmo destino e não somente a taxa de visitação da Floresta Nacional do Tapajós.
    Por fim, sugiro, gentilmente, que leia MUITO antes de emitir opiniões sem fundamento e que se baseiam em argumentos de vereadores que assim como você SÃO TOTALMENTE DESINFORMADOS!!!

    Atenciosamente,

    ResponderExcluir

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.