sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

PREFEITURA DE VITÓRIA DO XINGU ENTREGA RAMAS DE MANDIOCA PARA AGRICULTORES NO KM 27 DA TRANSAMAZÔNICA


A Prefeitura Municipal de Vitória do Xingu, através da Secretaria de Agricultura Abastecimento - SEMAGRI firmou parceria junto aos agricultores, nesta quinta-feira, dia 9 de janeiro no Ramal do Km 27, Quatro Bocas e Jacarezinho
 A entrega das ramas de mandioca foi feita pelo Prefeito Erivando Oliveira Amaral. Estes devem ser prioritariamente Agricultores Familiares, com áreas disponíveis para a mecanização agrícolas antes abertas, com mão-de-obra disponível e fácil acesso. Estes são quesitos básicos à participação do projeto, além do compromisso firmado com esta Secretaria na execução do Projeto Cadeia Produtiva da Mandioca. Com a doação de parte da produção para merenda escolar e ou parte da renda obtida para entidades municipais que atendem minorias e ou para reinvestimentos em projetos novos. A SEMAGRI, junto a Prefeitura Municipal, irá selecionar as áreas para mecanizar, e montar a farinheira mecanizada. Vamos propiciar capacitação técnica através de cursos ministrados pelos técnicos da SEMAGRI, e parceiros aos agricultores envolvidos para gestão do empreendimento. E dar todo suporte logístico até a comercialização dos produtos, até que os agricultores consigam gerir todo o processo produtivo, disse o Secretário de Agricultura do município Pereira.  
O projeto de CADEIA PRODUTIVA DA MANDIOCA é um grande aliado ao novo compromisso na produção de alimentos saudáveis e sub-produtos que venham de forma barata e eficiente alimentar os munícipes na cidade de Vitória do Xingu-PA, segundo o Prefeito Vando, serão investidos 1,8 milhões de reais, que visam a  recuperação das áreas degradadas do município minimizando os impactos de novas aberturas na mata virgem, desta forma contribuindo na preservação e conservação do meio ambiente, e ainda mais, valorizando o cidadão com o fornecimento de alimentos e geração de divisas e terá um retorno de investimento de 3 (três) milhões de reais com a venda da farinha produzida, afirma Erivando Amaral.Contribuir de forma eficaz com o desenvolvimento regional agrícola, na diminuição dos impactos ambientais causados por práticas inadequadas. Garantir um ambiente propício no desenvolvimento de atividades que garantam um ambiente saudável gerando renda e conhecimento.A primeira fase, segundo o Engenheiro Agrônomo Jair, consistiu em firmar com os agricultores familiares de Vitória do Xingu a parceria. A segunda fase será a mecanização, adubação e plantio das mandiocas. 
A terceira fase será a de acompanhamento até as raízes estarem prontas para beneficiamento, o que leva de dez meses a 18 meses. A quarta fase será de colheita, transporte e processamento, conseqüentemente a produção da farinha e seus sub-produtos.Todo material do projeto será doado, afirmou Jair. Que vai desde a mecanização, adubação, orientação técnica e cursos. 
No total, serão 40 famílias beneficiadas na comunidade Santa Terezinha, Baixada km 27, Jacarezinho e Quatro Bocas um total de 2 hectares por família chegando a 80 hectares o total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.