segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Ibope confirma a liderança de Helder Barbalho no Pará


Ibope também confirma a liderança de Helder
Levantamento feito pelo instituto mostra que o candidato do PMDB lidera eleições no segundo turno
Segundo pesquisa Ibope divulgada pelo site de notícias G1, no último sábado (18), o candidato Helder Barbalho (PMDB) lidera as eleições no segundo turno, com quatro pontos percentuais à frente de Simão Jatene (PSDB), nos votos válidos, em que não aparecem os votos brancos e nulos e os indecisos. Helder tem 52% e Jatene registra 48%. A pesquisa foi encomendada pela TV Liberal, que a divulgou parcialmente e foi omitida pelo jornal Liberal em sua edição de domingo.
Considerando os votos totais, na pesquisa estimulada Helder está com 48% de intenções de voto e Jatene tem 45%. O total de eleitores que pretendem votar em branco ou anular o voto foi de 3%. Outros 4% não souberam ou não responderam.
 A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%
Na pesquisa espontânea, Helder Barbalho é lembrado por 44%, ao passo que Simão Jatene é mencionado por 41%. Eleitores paraenses com intenção de votar em branco ou anular seu voto somam 4% e outros 11% não opinam a respeito.

Helder venceu o primeiro turno com 49,88% dos votos válidos, contra 48,48% de Jatene. O levantamento foi realizado entre os dias 14 e 16 deste mês, com 812 eleitores entrevistados.
Outro dado importante que a pesquisa aponta é que, independente da intenção de voto, 52% dos entrevistados acham que Helder vai ganhar a eleição, contra 38% de Jatene; 10% preferiram não opinar.

PRESIDÊNCIA
Já em relação aos candidatos à Presidência da República, o Ibope mostrou que, no Pará, a candidata Dilma Roussef (PT) ganharia com tranquilidade, com 56% dos votos válidos. Assim, Aécio Neves (PSDB) teria 44% do total. No total de votos, esses números somam 52% para Dilma e 41% para Aécio. Os entrevistados que pretendem votar em branco ou anular o voto são 3% e os indecisos representam 3% do eleitorado do Estado.
Já a pesquisa nacional mostrou que os dois candidatos permanecem empatados tecnicamente. Aécio Neves (PSDB) apresenta 45%, enquanto a presidente Dilma (PT) tem 43%. Levando-se em conta somente os votos válidos, o peessedebista apresenta 51% das intenções de voto contra 49% da petista.
A avaliação da atual administração federal melhora ligeiramente em relação ao observado na semana passada: 43% do eleitorado avalia o governo Dilma Rousseff como ótimo ou bom (crescimento de 4 pontos percentuais), 31% como regular e 25% como ruim ou péssimo. A maneira com que Dilma vem administrando o Brasil é aprovada por 54%, ante 40% que a desaprovam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.