terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Sob clima de incerteza, Câmara de Vitória do Xingu elege nova mesa diretora


Wilsinho com os vereadores, Silas, Max, Nilson e Cruz da Melancia

Em sessão realizada na manhã desta, (terça-feira) que começou ás 9 da manhã, horário regimental, e que escolheria o novo presidente da Câmara Municipal de Vitória do Xingu acabou cinco horas depois, as 14;30, de maneira inusitada.
Com o plenário tomado por populares, o pleito reunia duas chapas, uma encabeçada pelo vereador Jonhy Napoleão, com apoio do atual presidente, vereador Nildo Cobra Choca, e outra liderada pelo vereador Wilsinho.
Porém, nem bem começou a eleição, as duas chapas já estavam dando entrada com pedido de anulação de ambas as partes.
A encabeçada pelo vereador Jhonis Napoleão apontava irregularidades de Desproporcionalidades parlamentar na chapa encabeçada pelo vereador Wilsinho.
Diante disso, o clima se esquentou dentro do legislativo, com isso, o pleito foi anulado, com o presidente da Câmara vereador Nildo Cobra Choca encerando a sessão, inclusive pedido apreciação dos fatos e propondo sete dias para convocação de outra eleição.
Com a imediata anulação de pedido das duas chapas, era bem provável que houvesse uma chapa de consenso para presidir a Câmara Municipal no biênio 2015/2016, no município de Vitória do Xingu.
Câmara de Vitória do Xingu ficou com plenário lotado
No entanto, depois de ser indeferida, a sessão foi reiniciada, na tarde de terça-feira. Com o agravante de que pode ser anulada por parte do presidente Nildo, que justificou, via telefone ao QG do Xarope, não ter sido notificado para comparecer na chamada “Sessão dos Cinco”.
Mesmo com o clima pesado implantado, com o plenário sendo esvaziado por vereadores descontentes, entre eles o presidente Nildo Cobra Choca, por conta das acusações de Desproporcionalidade Partidária e desrespeito ao regimento Interno, ainda assim houve eleição do Grupo dos Cinco Vereadores, sendo eleito o vereador Wilsinho, por aclamação e unanimidade de votos.
Nildo resolveu cancelar a Sessão alegando proporcionalidade partidária
Por telefone ao Blog do Xarope, o vereador Jonhy Napoleão, disse que existia sim falta de proporcionalidade partidária, “ou eu ou o vereador Renildo, tínhamos que obrigatoriamente participar da chapa, o que não aconteceu”, disse o petebista, justificando o pedido de anulação da sessão legislativa.
Tanto Jhonis Napoleão, quanto Wilsinho faz parte da base aliada do prefeito Erivando Amaral.
A chapa eleita é formada pelo vereador Wilsinho presidente, vereadora Silas vice, Max 1º Secretário e Nilson 2º  Secretário.
O atual repasse daquele Poder Legislativo é de cerca de 500 mil reais/mês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.