segunda-feira, 7 de março de 2016

Eclipse solar ‘parcial’ poderá ser visto na Ásia

Eclipse solar ‘parcial’ poderá ser visto na Ásia (Foto: Reprodução)Vários países no sudeste asiático mergulharão na escuridão durante um raro eclipse solar total que ocorrerá na próxima quarta-feira (9). O fenômeno também poderá ser contemplado em praticamente todas as regiões no Japão, mas de forma parcial.
O Observatório Astronômico Nacional do Japão destacou que este será o primeiro eclipse solar visível do Japão desde maio de 2012. O Observatório ressalta que, apesar de visibilidade parcial, será possível observar partes do fenômeno em todas as regiões do arquipélago japonês, desde seu começo até o fim.Em Tóquio, a visibilidade do fenômeno mostrará a lua cobrindo 15% do sol. O fenômeno deverá começar a partir das 10h12 locais, com o eclipse atingindo o auge por volta das 11h08 e finalizado às 12h00, segundo previsões do observatório, que estimou inda que a cidade de Naha, capital de Okinawa(sul), poderá observar o fenômeno com a lua cobrindo 20% do sol, quanto que em Sapporo, na ilha de Hokkaido (norte), a lua cobrirá apenas 5% do sol.
Segundo o observatório, o próximo eclipse solar ocorrerá no dia 6 de janeiro de 2019, mas também só poderá ser observado de forma parcial no Japão.
Para quem tem intenções de observar o fenômeno, o órgão aconselha o uso de protetores, como filtros especializados para reduzir a radiação solar, e alerta para “nunca utilizar óculos escuros, vidros escuros e radiografias (Raio-X)”.
O ideal é observar com lentes que têm proteção contra os nocivos raios ultravioletas (raios UV). Além disso, é essencial não olhar o fenômeno por mais do que 30 segundos seguidos, fazendo sempre pausas de três minutos.
O eclipse solar de 9 de março de 2016 será bem visível no Sudeste Asiático, Austrália e Oceano Pacífico. A totalidade do fenômeno, ou seja, quando a Lua irá sobrepor-se totalmente entre a Terra e o Sol, deixará Sumatra (Indonésia), Bornéu (ilha dividida em três países – Indonésia, Malásia e Brunei) e algumas ilhas do Pacífico em total escuridão.
(Com Agência Kyodo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.