terça-feira, 5 de março de 2019

Tiros e terror: Presídio na Grande Belém sofre ataque e duas fugas na madrugada

A madrugada foi de tensão no Centro de Recuperação Penitenciário do Pará I (CRPP I), no Complexo de Santa Izabel, na Grande Belém. Uma fuga de presos foi registradas nas primeiras horas desta terça-feira (5). Horas depois, uma tentativa de resgate de presos ocorreu no mesmo local, com troca de tiros entre criminosos e agentes de segurança.
A primeira ocorrência foi registrada por volta das 00h20, quando um grupo de presos conseguiu pular a muralha com o uso de "terezas", espécie de corda feita com lençóis emendados. Do lado de fora, eles tinham o apoio de homens que efetuaram disparos de arma de fogo, próximo da guarita 07, que fica nos fundos da Unidade Prisional.
Pouco tempo depois, por volta das 1h45, outra tentativa de resgate de presos foi registrada, dessa vez no presídio de Americano, também no CRPP I. A tentativa de fuga foi contida pelo policiamento Interno e pelos PM's de Castanhal e de Santa Isabel, juntamente com a ajuda de duas guarnições da COE, que revidaram da muralha junto com equipes da Rotam. Os presos fugiram pela guarita 8, o BPOP ocupava as guaritas 7 e 9, porém os PMs não conseguiam avançar em virtude do apoio externo.
Na ação, houve troca de tiro. Os presos contavam com três pontos de apoio do lado de fora da prisão e, possivelmente com o apoio interno de alguns presos.De acordo com informações do Diretor de Administração Penitenciária da superintendência, que está no local desde a madrugada, até o momento foram confirmadas as fugas de15 custodiados e a morte de um preso, que foi alvejado durante a ação.
Presídio na Grande Belém sofre ataque e duas fugas na madrugada (Foto: Divulgação/Susipe)Agora pela manhã, os agentes da Susipe irão entrar na unidade com a ajuda das guarnições para realizar a contagem dos presos e verificar as condições internas do local. Somente após a conferência o número exato de presos pode ser confirmado.
A polícia militar segue com as investigações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.