segunda-feira, 24 de junho de 2019

Três trombas d’água aparecem no Rio Amazonas e assustam moradores em Santarém

Tromba d'água no Rio Amazonas, em Santarém, na manhã deste 24 de junho de 2019 — Foto: Everton Miranda/Arquivo pessoal
Tromba d'água no Rio Amazonas, em Santarém, na manhã deste 24 de junho de 2019 — Foto: Everton Miranda/Arquivo pessoal
Registros foram feitos por volta de 11h desta segunda-feira (24).
Uma cena que faz parar o trânsito e voltar olhares para um mesmo ponto. O sol se foi e deu lugar a um espetáculo único, mas que causou medo. Ao menos três trombas d’água foram vistas no Rio Amazonas em frente a Santarém, no oeste do Pará, na manhã desta segunda-feira (24).
Os registros foram feitos por volta das 11h e muitas pessoas registraram o momento de vários pontos da cidade. As três trombas apareceram em estágio diferentes, sendo uma bem maior e outras duas menores.
Formação do fenômeno
Segundo os meteorologistas, as trombas d'água são comuns, mas dependendo da intensidade da pressão do ar e da temperatura durante a sua formação, pode causar grandes destruições. A recomendação da Capitania Fluvial e do Corpo de Bombeiros é não se aproximar da tromba d'água dentro do rio.
O fenômeno ocorre em períodos de transição de temperatura. Na região, como a mudança não é brusca, a intensidade das trombas d’água é menor.
As trombas se formam com o aparecimento de uma nuvem de grande movimento vertical, chamada cumulonimbus, que tem cerca de 15 km de altura. Dentro da nuvem há água e gelo sólido, além de rajadas de ventos fortes.
O fenômeno é comparável a um tornado, mas com intensidade menor do que é fenômeno observado no hemisfério norte. Possui características específicas, como por exemplo, a altura poder alcançar cerca de 1km e os ventos chegarem até 40km/h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.