segunda-feira, 17 de junho de 2019

"Velho Taurino", maior assaltante de banco do Norte e Nordeste já curte nova

Espera-se que desta vez ele não fuja, não faça reféns na cadeia, nem receba o famigerado benefício do regime semi-aberto - pois trata-se de um indivíduo perigosíssimo e líder de facção criminosa. Trata-se de Taurino Lemos da Conceição, conhecido por "Velho Taurino", considerado um dos maiores assaltantes de banco em atuação no Pará e um dos líderes de uma facção criminosa no Estado. 
Ele foi preso na última quinta-feira pela Polícia Civil e apresentado na Delegacia Geral. Estava com mandado de prisão preventiva e mandado de recaptura decretados pela Justiça. A prisão ocorreu em Dom Eliseu. Taurino é apontado por envolvimento no resgate de presos do complexo penitenciário de Santa Izabel do Pará ocorrido em setembro de 2018. 
Também tem participação no assalto ao avião da empresa Prossegur ocorrido em Tucuruí em dezembro de 2018 e no ataque ao carro forte da mesma empresa seguradora, no último dia 28 de maio, quando o veículo trafegava na rodovia BR-304 entre Augusto Corrêa e Viseu, no nordeste do Pará. 
A prisão de Taurino Lemos foi realizada por policiais civis da Delegacia de Repressão a Roubos a Bancos e Anti-Sequestro (Drrba), vinculada à Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) do Pará. Ele é considerado responsável por outros ataques a bancos na modalidade de roubo conhecida como “novo cangaço” e assaltos a veículos de transporte de valores. 
Após o assalto ao carro-forte no final de maio, ele fugiu para a cidade de Açailândia no Maranhão onde passou a viver escondido. Aparecia vez ou outra em Dom Eliseu no Pará, onde foi localizado e preso. Taurino atua em roubos contra instituições bancárias há aproximadamente duas décadas. 
Quadrilha do Pânico
Em 2003, ele ficou conhecido em todo Brasil, como um dos membros da chamada “Quadrilha do Pânico”, grupo de assaltantes de banco responsável por diversos assaltos, entre os quais, o primeiro roubo a banco no Brasil, na modalidade "novo cangaço" ou "vapor", ocorrido nesse ano, em Tucuruí. Na ocasião, um policial militar foi morto pelos criminosos durante o assalto.
Chegou a ser preso no ano de 2004 no Pará. Na época, Taurino assumiu posição de destaque na liderança da facção criminosa e passou a ser apontado como articulador de diversos homicídios de inimigos. Por isso, ele foi transferido para o Sistema Penitenciário Federal, onde permaneceu preso por mais de uma década, retornando ao Sistema Penitenciário Paraense no ano de 2018, após progressão de regime prisional.
Em setembro de 2018, após decisão judicial de progressão de regime para o sistema semi-aberto, ele foi transferido para a Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel do Pará, onde permaneceu por aproximadamente uma semana. 
No dia 28 de setembro de 2018, em companhia de outros detentos e com apoio externo, Taurino sequestrou funcionários do Sistema Penal e invadiu o Centro de Recuperação Penitenciário do Para II (CRPP II), no complexo de Santa Izabel do Pará, de onde resgatou diversos integrantes da facção criminosa, dentre eles, o assaltante de banco Adriano da Silva Brandão.
Em 03 de dezembro de 2018, em companhia de outros criminosos, ele atacou o avião intermodal da empresa Prosegur na cidade de Tucurui. Na ocasião, Adriano Brandão veio a morrer em confronto com a polícia. Taurino tem vários mandados de prisão preventiva nos Estados do Pará e Maranhão, bem como mandado de recaptura pela fuga do Sistema Penal Paraense. (Do Ver-o-Fato, com informações da Polícia Civil, assessoria de imprensa) cadeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.