sexta-feira, 9 de abril de 2021

Contador e despachante são alvos da PF em Santarém

A PF não revelou a identidade dos investigados e alvos da operação.
A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (8) a operação Arma Legal, que tem o objetivo de desmantelar suposto grupo criminoso que estaria fraudando documentos para facilitar a obtenção da autorização de compra e a consequente a posse de armas de fogo. Um contador e um despachante foram alvos.
A autorização de compra de arma de fogo com a expedição do documento de registro para civis é controlada e emitida pela própria Polícia Federal mediante solicitação do próprio interessado ou por parte de despachantes, que só é concedida após a verificação detalhada de cumprimento dos requisitos legais.
Recentemente, a tentativa de uma pessoa de obter uma dessas autorizações levantou suspeitas dos policiais responsáveis pela análise dos documentos, o que desencadeou toda uma investigação minuciosa.
A investigação revelou indícios fortes de que um grupo de pessoas, entre eles um despachante e um contador, estaria fraudando documentos diversos para a compra de armas de fogo.
A operação cumpriu 4 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em Santarém. Foram apreendidos 4 aparelhos de celular e 2 computadores, que serão encaminhados para exame pericial, além de documentos que serão analisados no curso da investigação.
“Com a operação, a Polícia Federal reforça o seu papel de controle de armas de fogo no Brasil, tanto no âmbito administrativo quanto na seara criminal, quando estiver evidenciado o uso de documentos falsos perante a instituição ou qualquer outro crime federal correspondente”, disse a PF em nota à imprensa.
Confirmada a hipótese criminal investigada, os implicados poderão responder por uso de documentos ideologicamente falsos (artigo 304 c/c artigo 299 do CP) e associação criminosa.
Contador e despachante são alvos de operação da Polícia Federal em SantarémBlog do Xarope com informações da PF e redação do Blog do Jeso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.