segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Estudantes de Engenharia de Pesca e Zootecnia da Ufopa fabricam ração para peixes



A fábrica de rações da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) estará em pleno funcionamento em 2022, em Santarém, oeste do Pará, mas os alunos do curso de engenharia de pesca e zootecnia já produziram o primeiro lote de ração para peixes.

De 6 a 9 de dezembro, a turma do curso "Nutrição de Peixes e Fabricação de Rações" aproveitou o espaço, instalado nas dependências da universidade, anexo ao Laboratório Múltiplo para Produção de Organismos Aquáticos (Lampoa) (Lampoa), do grupo de pesquisa Aquicultura de Ufopa no Baixo Amazonas promovido.

Após o evento, os alunos participaram da produção do primeiro lote de ração para peixes na nova fábrica. O curso é ministrado por Paulo Adelino de Medeiros, professor do Instituto Federal da Amazônia (Ifam), e fornece aos alunos informações sobre necessidades nutricionais, formulações de rações e processos de produção.

Na ocasião, eles também participaram de atividades práticas sobre os ingredientes da ração para peixes preparados no curso de moagem e mistura.

O primeiro ensaio de produção de ração usando ingredientes alternativos deixou professores e alunos entusiasmados com as perspectivas neste campo de pesquisa e nutrição de peixes. A fábrica de rações será coordenada pela professora Michelle Fugimura do Instituto de Ciência e Tecnologia da Água (ICTA) e pelo professor Gustavo Claudiano do Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF).

“Esse ano a fábrica foi instalada em local próprio e a partir de janeiro do ano que vem estaremos operando com total capacidade, o que vai permitir o desenvolvimento dessa e de outras pesquisas”, ressalta a coordenadora da fábrica, Profa. Michelle.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.