quarta-feira, 7 de julho de 2021

Juri popular condena três réus por tentativa de homicídios

Uma das vítimas, Ivanilson Souza das agressões de Alexander Lima Costa, Gleiuson Jhonata Botelho dos Santos e Willer Raikar Ebraim dos Santos
Em sessão do júri popular na Comarca de Santarém, oeste do Pará, nesta segunda-feira (7), foram condenados por tentativa de homicídio os réus: Alexander Lima Costa, Gleiuson Jhonata Botelho dos Santos e Willer Raikar Ebraim dos Santos. Os crimes aconteceram em 1º de maio de 2014 durante um evento pelo Dia do Trabalhador, no bairro Uruará.
As vítimas Rômulo Silva de Almeida e Ivanilson Sousa Santos foram feridos à faca por Alexander, Gleiuson e Willer, que na época, eram menores de 21 anos, e por isso tiveram o benefício de redução de suas penas.
Alexander não compareceu ao julgamento. Para a tentativa de homicídio contra Rômulo Silva de Almeida, ele foi condenado a 7 anos e 6 meses de reclusão. Consta no processo que ele deu uma facada na cabeça de Rômulo, que por pouco não perdeu a vida. Já pela tentativa de homicídio contra Ivanilson Sousa Santos, mais 7 anos e meio, totalizando 15 anos de reclusão.
De acordo com a sentença condenatória, Alexander é considerado foragido da Justiça e deverá ser intimado por edital na forma determinada pelo Código de Processo Penal.
Já Gleiuson Botelho foi condenado a pena total de 15 anos, pelas duas tentativas de homicídio e Willer Santos, a 16 anos.
Conforme a sentença do juiz Gabriel Veloso, da 3ª Vara Criminal, descontados os períodos já cumpridos de prisão, ainda restam 14 anos e 6 meses a serem cumpridos por Alexander e Gleiuson, e 15 anos e 6 meses por Willer.
A defesa dos réus que foi realizada pela Defensoria Pública do Estado do Pará pode recorrer da sentença, mas eles não poderão aguardar em liberdade.
Os crimes
As tentativas de homicídio contra Rômulo Silva de Almeida e Ivanilson Sousa Santos aconteceram em meio a um evento em comemoração ao Dia do Trabalhador, no bairro Uruará. Outras duas pessoas também foram feridas pelos agressores, mas, com menor gravidade. Na ocasião, quatro pessoas foram detidas pela Polícia Militar.
Uma guarnição da PM estava fazendo o policiamento no evento e foi preciso acionar outras viaturas para ajudar a conter a situação. Segundo a PM, os suspeitos de envolvimento na confusão também desrespeitaram as guarnições.
As quatro pessoas feridas, duas esfaqueadas e duas baleadas, foram encaminhadas ao Pronto Socorro Municipal. Entre elas, dois jovens suspeitos de participar da confusão. Com eles, a polícia encontrou uma faca, que teria sido utilizada nos esfaqueamentos.
Uma das vítimas, Ivanilson Sousa, após ser liberado do hospital, foi à delegacia para registrar o boletim de ocorrência. “Os policiais viram. Eu estava na minha moto, em pé, com minha esposa, quando eles chegaram fazendo isso. Fui ferido a facada e não vi, nem sei o porquê. Levei uma garrafada no rosto ainda”, contou a vítima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.