quarta-feira, 7 de julho de 2021

Santarém registra 150 novos casos de câncer em 2021

Conhecida internacionalmente por suas belezas naturais e povo hospitaleiro, a Cidade de Santarém se transformou em um dos principais focos da incidência de câncer, no Estado do Pará e na Amazônia.
O alto índice de pacientes diagnosticados com câncer, que fazem tratamento em hospitais públicos e particulares da cidade, deixou autoridades de saúde em alerta.
Uma estatística feita pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) aponta que no Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará (HRBA), de janeiro a junho de 2021, estão em tratamento 507 pacientes oncológicos, entre eles, 150 novos casos de câncer.
Em 2020, de acordo com a Sespa, foram atendidos 690 pacientes, enquanto que em 2019, foram 688 pacientes.
Entre os casos mais prevalentes tratados em adultos no HRBA, segundo a Sespa, estão: câncer de mama, de próstata, colo uterino e estômago. Já em crianças o tipo mais comum é a leucemia.
Uma médica infectologista, lotada em um hospital público de Santarém, informou que o diagnóstico considerado preocupante, pode estar relacionado com os teores de radiação que aumentaram na região oeste do Pará, devido ao desmatamento acelerado da Floresta Amazônica, por causa da extração de madeira.
A médica reforça que a radiação pode ser um dos fatores para explicar a alta incidência da doença na Região Metropolitana de Santarém (RMS).
Outro motivo apontado pela médica pode estar relacionado ao uso excessivo de agrotóxicos em lavouras no Planalto Santareno, como em plantios de soja e milho.
CASOS ATENDIDOS NO HRBA
Segundo a Sespa, o Hospital Regional do Baixo Amazonas é um dos hospitais de referência na região Norte para o tratamento de pessoas com câncer.
De acordo com o perfil epidemiológico da instituição, desde o início da gestão da unidade pela Pró-Saúde, em 2008, mais de 20% dos casos atendidos envolvem pacientes em tratamento pela doença.
Em 2020, foram realizadas 18.422 consultas oncológicas, 594 cirurgias oncológicas, 11.705 sessões de quimioterapia e 30.267 sessões de radioterapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.