segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Filhotes de tracajá são soltos na comunidade Santa Maria do Curumucuri, em Juruti


Centenas de filhotes de quelônios da espécie tracajá (Podocnemis) foram soltos na comunidade Santa Maria do Curumucuri, região ribeirinha de Juruti, no oeste do Pará, durante a primeira ação de 2022 realizada pelo programa Manejo de Quelônios (PMQJ), idealizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A comunidade, que fica no território da Unidade de Conservação Municipal, Área de Proteção Ambiental (APA) Jará, criada em dezembro de 2019, recebeu ações do programa, para a ampliação da área de atuação do manejo de quelônios.

Os comunitários, passaram por formação para acompanhar o ciclo de reprodução da espécie, e depois como “agentes de praias”, participaram diretamente do programa de preservação. Além da capacitação, os agentes receberam kits de uso coletivo e individual, para ajudar nas atividades de desenvolvimento da safra dos quelônios.

Ao todo, 34 comunidades participam do PMQJ, que iniciou as atividades do ano de 2022 na sexta-feira (21), com a soltura na comunidade Santa Maria do Curumucuri. Na oportunidade, foram soltos na natureza, filhotes que tiveram a reprodução iniciada no ano passado.

Programa 'Manejo de Quelônios de Juruti'

O Programa de Manejo de Quelônios de Juruti – PMQJ (Lei Municipal nº. 1066, de 05 de dezembro de 2013), foi implantado no município como o objetivo de promover a conservação e a recuperação das populações naturais de quelônios amazônicos, contribuindo para a conservação da biodiversidade a eles associada.

Atualmente 34 comunidades estão inseridas no programa. Das 17 espécies de quelônios da região Amazônica, são prioritárias seis espécies com potencial de manejo são eles: Tracajá, Pitiú, Tartaruga da Amazônia, Perema, Irapuca, Cabeçudo.

*Obrigado por ter chegado até aqui. Nós, do Blog do Xarope, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder.*

com informações G1 SANTARÉM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.