quarta-feira, 13 de julho de 2022

Nova pesquisa indica uma virada que pode ser decisiva para Lula


Levantamento mostra número de eleitores que votaram em Bolsonaro no segundo turno e hoje escolhem o petistaPor
Matheus Leitão.
A nova rodada do Instituto FSB traz um dado importante que chamou a atenção de cientistas políticos ouvidos pela coluna.
Apesar de Jair Bolsonaro ter melhorado seu desempenho nas últimas três pesquisas divulgadas, o presidente da República é o que mais perdeu eleitores entre os que votaram nele no segundo turno de 2018.Segundo a pesquisa FSB, 12% dos que votaram em Bolsonaro na segunda etapa da disputa eleitoral – há 4 anos – escolheriam Lula se o pleito fosse hoje.
O presidente ainda perde 14% dos seus eleitores para outros candidatos da disputa. Somados, são 26% que em 2018 escolheram o então deputado para presidente e que, hoje, o rejeitam.
A título de comparação, apenas 2% dos que votaram em Fernando Haddad, o candidato do PT na última eleição, migrariam para Bolsonaro se o dia da votação acontecesse quando os eleitores foram questionados pelo Instituto.
Lula é ainda o mais escolhido entre aqueles que anularam seu voto em 2018: 39% escolheriam o ex-presidente, contra 16% que hoje decidiriam pela reeleição do atual presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.