Novo complexo vai ofertar mais de 70 serviços gratuitos e ampliar oportunidades para 126 mil moradores de Barcarena
O município de Barcarena vive um clima de grande expectativa para a inauguração da 19ª Usina da Paz, marcada para a próxima segunda-feira (15).
A nova unidade, localizada na Rodovia da Integração, no bairro Zita Cunha, será a terceira implantada na região Tocantins, que já conta com complexos em funcionamento em Abaetetuba e Moju, e promete transformar a oferta de serviços públicos para os mais de 126 mil moradores da cidade.
Com estrutura moderna, acessível e planejada para atender diversas faixas etárias, a UsiPaz Barcarena vai ofertar mais de 70 serviços gratuitos.
Assim como nas demais unidades já entregues, os atendimentos contemplam áreas essenciais como saúde, educação, cidadania, assistência social, qualificação profissional, cultura, esporte e lazer.
| Socorro Batista Ferreira atua na área de segurança do trabalho |
Estrutura - A UsiPaz Barcarena conta com dois prédios principais: Assistência e Usina, equipados para atender demandas variadas da população, incluindo consultórios médicos e odontológicos; salas para emissão de documentos; ambientes para cursos profissionalizantes; apoio social e múltiplos espaços comunitários.
| Marcilene Amorim atua nos serviços gerais do complexo |
Entre eles, ginásio poliesportivo, piscina, quadra aberta, salas de dança, bibliotecas, laboratórios de informática, salas de estudo, cozinha pedagógica, teatro, praça multicultural e até uma estação de tratamento de esgoto.
Iniciada em julho de 2023, a construção do complexo é fruto da parceria entre o governo do Estado e a empresa Hydro.
A secretária de Articulação da Cidadania, Elieth Braga, destacou a importância estratégica da nova unidade para a região.
“A Usina da Paz chega para fortalecer a relação entre Estado e comunidade. Aqui, as famílias vão ter acesso a serviços que transformam realidades, ampliam oportunidades e reforçam vínculos sociais.
É um equipamento que dialoga com as necessidades da população e promove dignidade, cidadania e inclusão.
A região Tocantina ganha muito com essa entrega”, afirmou.
Moradora de Barcarena e integrante da equipe de segurança do trabalho na obra, Socorro Batista Ferreira, de 54 anos, descreve o sentimento que domina a comunidade.
“Os moradores estão em uma expectativa muito grande, porque realmente vai beneficiar a todos.
Alguns dos serviços que vão ser oferecidos aqui a gente ainda não tem, né? Então estamos ansiosos.
E, para mim, como trabalhadora daqui, é também a sensação de dever cumprido e de ver oportunidades de emprego chegando para muita gente da cidade”, destacou.
A mesma emoção é compartilhada por Marcilene Amorim, de 43 anos, que atua nos serviços gerais do complexo.
“É uma satisfação estar aqui nessa usina maravilhosa, onde muitos jovens da cidade vão fazer cursos e esportes.
A expectativa tá muito grande, o coração acelerado.
Eu quero estar aqui na inauguração, porque para mim é uma alegria enorme.
Ver a nossa cidade se alegrando com essa grande obra é muito gratificante”, disse.
As Usinas da Paz integram o programa Territórios Pela Paz (TerPaz), criado para promover inclusão social, reduzir a violência e ampliar o acesso da população a políticas públicas.
Desde 2021, mais de 11,1 milhões de atendimentos já foram realizados nas unidades espalhadas pelo Estado.
Atualmente, o Pará conta com 18 Usinas da Paz em funcionamento - cinco em Belém (Jurunas/Condor, Guamá, Terra Firme, Bengui e Cabanagem) e outras 13 distribuídas pela Região Metropolitana e interior, incluindo Ananindeua, Marituba, Benevides, Castanhal, Capanema, Bragança, São Miguel do Guamá, Abaetetuba, Moju, Tucuruí, Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás.
Obras - Outros 18 complexos estão em construção em municípios como Altamira, Cametá, Paragominas, Redenção, Itaituba, Santarém, Viseu, Breves e Salinópolis, além do distrito de Icoaraci, em Belém. Novas unidades também devem ser anunciadas em breve.
Fonte : Agência Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.